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Kapoty, MicktheMick, Willy

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[TUTO]Movimentação aléatoria

em Seg 15 Nov 2010, 22:47
O Triniboi pediu uma ajuda na engine dele e como é bem facinho a minha solução, vou postar aqui pra vocês como se faz Very Happy

Nome: Movimentação aleatória
Descrição: Como fazer o jogador ir e vir aleatoriamente
Nível de dificuldade: quase mediano
Requerimentos: GM 5/6/7/8 Pro e Lite
Desenvolvimento:

Só pra constar, isso serve pra qualquer tipo de jogo. Desde RPG até scroll side ou top down.
Primeiramente, baixe esta engine.
Após baixar, vá no Create do objeto, na aba move, adicione a ação move fixed, e clique na seta para esquerda (< ) e escreva 4 e de OK.
Após isso, vá em main1 e coloque a ação Change Sprite. Selecione a sprite que já veio no jogador e em subimage coloque -1 e em speed coloque 0.5.
Dps vá em Add Event > Alarm > Alarm 0. Volte ao Create e na aba main2 coloque a ação Set Alarm. Em number of steps coloque 5 e em alarm coloque Alarm 0.
Feito isso, vá no Alarm 0 e na aba control, coloque a ação Execute code. Digite isso no código:

Código:
//alterna os movimentos principais
move = choose("left","right","down","up");
//vai para a esquerda e troca o sprite
if move = "left"{hspeed = -4  vspeed = 0 sprite_index = esquerda}
//vai para a direita e troca o sprite
if move = "right"{hspeed = 4 vspeed = 0 sprite_index = direita}
//vai para baixo e troca o sprite
if move = "down"{vspeed = 4 hspeed = 0 sprite_index = baixo}
//vai para cima e troca o sprite
if move = "up"{vspeed = -4 hspeed = 0 sprite_index = cima}
//repete a mesma ação constantemente
alarm[0]=20

Em baixo, cima, direita e esquerda você coloca as sprites correspondentes.
E pronto! Ele irá ficar alternando a movimentação.
Qualquer erro avisem Very Happy
FLW

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