Objeto travado parede

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Objeto travado parede

Mensagem por Raptor em Sex 10 Out 2008, 14:21

No meu jogo quando o personagem pula e encosta na parede e vc continua segurando o botão. Ele tipo que trava, como se ficasse grudado, ai quando vc solta o botão ele deslisa pra baixo normalmente, eu queria que mesmo segurando o botão com o personagem contra a parede ele deslizasse pra baixo, sem ficar "grudado".

Raptor

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por fokao em Sex 10 Out 2008, 14:25

eu acho q a caixa de colisão do sprite de pulo é maior do q a dele parado e andando,
se for isso, é só voce não usar a colisão d cada sprite, e sim usar uma mascara para o objeto!!

fokao

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Raptor em Sex 10 Out 2008, 14:53

Mas como eu faço isso?
lembrando: eu queria que o personagem ficasse tipo quando vc tá naquelas telas, onde o mario vai caindo, e mesmo se vc encontar na parade ele continua caindo.

Raptor

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por fokao em Sex 10 Out 2008, 14:58

voce tem criar um sprite q servira para a colisão e colocalo como mask do objeto

lá no canto esquerdo inferior tem duas opções para adicionar Parent e Mask, vai lá e escolhe o objeto q vai ser a mascara de colisão

OBS: o sprite deve ser quadrado e o ponto de origem den q ser no centro!!!

fokao

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Hélio em Sex 10 Out 2008, 15:27

no meu eu nao colokei no centro pq nao da certo, raptor sabe akele X que tem na imagen na hora de ver o sprite? e só mudar de posiçao até dar certo, e tambem tem que colocar ( ou tem que tirar?) o solid no obj que serve de chao, o personagen tem que tar em persistent

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Raptor em Sex 10 Out 2008, 15:47

Tentei fazer o que vcs me falaram mais ficou meio estranho scratch
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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Convidad em Sex 10 Out 2008, 19:54

Código:
{
gravity_direction = 270;
if place_free(x,y+1)
gravity = 1
else
gravity = 0;
if (vspeed > 15) vspeed = 15;
}
aqui okey.

o erro está na função "soltar botão esquerdo" (realese <RIGHT>)
e em "soltar botão direito" (realese <LEFT>)

coloca esse codigo no evento step:
Código:
if keyboard_check_released(vk_left) hspeed=0
if keyboard_check_released(vk_right) hspeed=0

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Raptor em Sex 10 Out 2008, 20:02

Eu coloquei o codigo mas ele ainda continua "grudado" na parede

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Gusba em Sex 10 Out 2008, 20:07

se vc botou em um evento step para ele ir pra direção quando vc aperta a tacla, poe assim

if place_free(x+direção q ele vai anda,y+direção q ele vai anda) {
aki vc bota ação de andar
}

desse jeito ele só ira para a direção se estiver livre, e se nao estiver ele nao ira ficar trancado


OBS: se vc tem um evento de colisao com a parede e nesse evento vc botou speed=0 ou algo semelhante apague o evento de colisão

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Re: Objeto travado parede

Mensagem por Raptor em Sex 10 Out 2008, 20:14

Tem como fazer um exemplo? Fiquei confuso agora Razz

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Re: Objeto travado parede

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