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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Movimento travado
4 participantes
Página 1 de 1
Movimento travado
Oi pessoal,to com um probleminha.
Fazendo meu jogo de plataforma criei variaveis no create:
e no step fiz assim:
E na colizão com o chão ficou assim:
quando executo o jogo e movo o char ele se move normal,mas quando pulo para outras plataforma derrepente o cha começa atravar!! se aperto para esquerda ele se move para esquerda aos tirãos,será que alguem pode me ajudar,ja tentei de tudo!!!
Fazendo meu jogo de plataforma criei variaveis no create:
- Código:
andando=false
noar=false
lado=0
//0=esq e 1=dir
e no step fiz assim:
- Código:
/*Definir gravidade*/
if (place_free(x,y+1))//Se 1 pixel abaixo esta livre,ou seja, se não tem chão
{
gravity_direction=270//Direção da gravidade deve ser 270,ou para baixo
gravity=0.5//força da gravidade deve ser de 0.5
noar=true//variavel noar é verdadeira,ou seja,o char esta pulando
}
else//Se a função (place_free(x,y+1)) não for verdadeira,ou seja,se tiver chão.
{
gravity_direction=270//Direção da gravidade deve ser 270,ou para baixo
gravity=0//sem gravidade(evita bugs)
noar=false//Var noar é falsa,ou seja,o char esta no chão
}//End
/*Movimento para esquerda*/
//0=esq e 1=dir
//noar e andando
if (place_free(x-4,y)) && (keyboard_check(vk_left))//Se o char estiver livre de colizão 4 pixel a esquerda e apertar teecla esquerda
{
x-=4//Move 4 pixel á esquerda
andando=true//Var andando é true,ou seja,o char está andando
lado=0//o lado ser que o char está andando é 0,ou esq
}
/*Movimento para direita*/
if (place_free(x+4,y)) && (keyboard_check(vk_right))//Se o char estiver livre de colizão 4 pixel a direita e apertar tecla direita
{
x+=4//Move 4 pixel á esquerda
andando=true//Var andando é true,ou seja,o char está andando
lado=1//o lado ser que o char está andando é 1,ou dir
}
/*Definir andando como falso*/
if !(keyboard_check(vk_left)) && !(keyboard_check(vk_right))//se direita e esquerda não forem pressionadas
{
andando=false//Var andando=false,ou seja,o char está parado
}
/*Movimento de pulo*/
if !(place_free(x,y+1)) && (keyboard_check(vk_up))//se tem achão e apertar cima
{
vspeed=-10//pula 10 pixel para cima
}
/*Definindo sprites por condição de variavel*/
//Condições de andando=true
if (andando=true)&&(lado=0)//se o player andar para esquerda
{
sprite_index=spr_percy_andando_esquerda//troca para este sprite
}
if (andando=true)&&(lado=1)//se o player andar para direita
{
sprite_index=spr_percy_andando_direita//troca para este sprite
}
//Condições de andando=false
if (andando=false)&&(lado=0)
{
sprite_index=spr_pery_parado_esquerda
}
if (andando=false)&&(lado=1)
{
sprite_index=spr_percy_parado_direita
}
//Condição de noar=true
if (noar=true)&&(lado=0)
{
sprite_index=spr_percy_pulando_esquerda
}
if (noar=true)&&(lado=1)
{
sprite_index=spr_percy_pulando_direita
}
E na colizão com o chão ficou assim:
- Código:
vspeed = 0
quando executo o jogo e movo o char ele se move normal,mas quando pulo para outras plataforma derrepente o cha começa atravar!! se aperto para esquerda ele se move para esquerda aos tirãos,será que alguem pode me ajudar,ja tentei de tudo!!!
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: Movimento travado
É porque da um erro na colisão do chão com o player. Infelizmente, nao sei ajudar mas, da uma leve pesquisada no fórum, que tem um ótimo tutorial do Mistery Boy Maker sobre 'personagem mudar de sprite ao andar'.
Abs
Abs
Re: Movimento travado
bota isso na colisão com o chão
- Código:
// Encaixar no bloco
if !(vspeed < 0)
{
noar=false move_contact_solid(270,32);
if (hspeed > 0) {if !(place_free(x-v,y+1)) vspeed = 0; hspeed = 0;}
else if (hspeed < 0) {if !(place_free(x-v,y+1)) vspeed = 0; hspeed = 0;}
else if (hspeed = 0) {if !(place_free(x,y+1)) vspeed = 0;}
}
else
{
move_contact_solid(90,32);
vspeed = 0;
}
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Re: Movimento travado
ai pessoal,não adiantou mas obrigado pela ajuda, e quem tiver uma outra maneira de ajudar por favor faça.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: Movimento travado
Bem voce pode fazer assim :
No Create :
direita = true
chao = false
andando = false
Agora no Step
if direita = true {
if chao = false {
if vspeed <=0 { sprite_index = spr_pulando_direita
}else{
if andando = true and pe_no_chao = true { sprite_index = spr_andando_direita
}else{
sprite_index = spr_parado_direita
}
}
}else{
if direita = false {
if chao = false {
if vspeed <=0 { sprite_index = spr_pulando_esq
if (keyboard_check(vk_right)){
hspeed = 4;direita = true;andando = true
}else{
if (keyboard_check(vk_left)){
hspeed = -4;direita = false;andando = true
}else{
hspeed = 0;andando = false
}
}
if place_free(x,y+1) { vspeed+=1 }
}
}
if chao = true {
if andando = true { sprite_index = spr_andando_esq
}else{
andando = false {
sprite_index = spr_parado_esq
}
}
}
}
Na Colisao com o solo
vspeed=0
move_contact_solid(270,5)
chao = true
No Create :
direita = true
chao = false
andando = false
Agora no Step
if direita = true {
if chao = false {
if vspeed <=0 { sprite_index = spr_pulando_direita
}else{
if andando = true and pe_no_chao = true { sprite_index = spr_andando_direita
}else{
sprite_index = spr_parado_direita
}
}
}else{
if direita = false {
if chao = false {
if vspeed <=0 { sprite_index = spr_pulando_esq
if (keyboard_check(vk_right)){
hspeed = 4;direita = true;andando = true
}else{
if (keyboard_check(vk_left)){
hspeed = -4;direita = false;andando = true
}else{
hspeed = 0;andando = false
}
}
if place_free(x,y+1) { vspeed+=1 }
}
}
if chao = true {
if andando = true { sprite_index = spr_andando_esq
}else{
andando = false {
sprite_index = spr_parado_esq
}
}
}
}
Na Colisao com o solo
move_contact_solid(270,5)
chao = true
Re: Movimento travado
agora o char nem se meche!!!!
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: Movimento travado
Eu fiz uma engine para você
Tecla X pula e direcionais se movem
http://sharesend.com/download/z3ofs
http://sharesend.com/download/z3ofs
Atenção as sprites foram feitas por mim não modique a engine para construir um jogo seu ! ela foi feita para ser estudada!
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