Background travado

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Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 15:22

Minha dúvida é a seguinte:
Porque meu background fica estilo borrado depois de um tempo???
Meu back é de 4000x2000, e acho que quando ele acaba, fica borrando um pedaço dele por um tempo, e só depois volta ao normal, e fica nisso... Por favor me ajudem, estou desesperado!!! nuu nuu

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Re: Background travado

Mensagem por uriel.56 em Sab 15 Jan 2011, 15:24

Tire uma Print Pra ver se eu consigo Desvendar o Mistério ;)

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Re: Background travado

Mensagem por Alex FC em Sab 15 Jan 2011, 15:27

Isso acontece pois o background é muito grande (tem um limite de memória por background, se ultrapassar acontece esse borrão). Divida ele em 3 partes ou mais que resolve. Mas o certo é não usar backgrounds tão grandes assim. Recomendo no máximo 1024x768. Se ultrapassar isso é perigoso o jogo não funcionar em outros computadores.

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Re: Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 15:33

Mas como assim dividir em 3 partes? Se eu dividir em 3 partes, como faço pra juntar denovo, porque será background infinito...

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Re: Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 15:43

Aqui está a imagem

http://www.4shared.com/photo/qUZp724N/back1.html

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Re: Background travado

Mensagem por Alex FC em Sab 15 Jan 2011, 16:04

Faça 3 backgrounds diferentes com essa imagem e coloque como tiles na room. Se são infinitas tente diminuir a imagem, pois não vejo outra forma.

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Re: Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 16:07

Puxa vida... mas que droga mano!
Bem, como é o único jeito, realmente terei que fazer isso.

VLW!

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Re: Background travado

Mensagem por Godsil4 em Sab 15 Jan 2011, 16:10

se for mtas rooms grandes
vc tbm pode criar o background
como um objetos...
back1_obj, back2_obj, back3_obj
dai coloca no evento creat do
back1_obj pra cria o 2 do lado dele
e no creat do 3 pra cria o 1 do lado dele
q dai vai ateh o invinito...

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Re: Background travado

Mensagem por Licht em Sab 15 Jan 2011, 16:11

backrgounds além do tamanho que é citado na help do GM (o que o Alex disse) é ruim de funcionar em alguns PC's...
Eu recomendo 640x480.


Última edição por Lucas Lunar em Sab 15 Jan 2011, 16:25, editado 1 vez(es)

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Re: Background travado

Mensagem por Alex FC em Sab 15 Jan 2011, 16:14

Godsil4 escreveu:se for mtas rooms grandes
vc tbm pode criar o background
como um objetos...
back1_obj, back2_obj, back3_obj
dai coloca no evento creat do
back1_obj pra cria o 2 do lado dele
e no creat do 3 pra cria o 1 do lado dele
q dai vai ateh o invinito...
Isso não vai até o infinito e sim até travar o computador da pessoa de tanta memória que iria usar (nunca iria parar de criar objetos, para isso precisaria de uma memória RAM infinita xD).

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Re: Background travado

Mensagem por Godsil4 em Sab 15 Jan 2011, 16:17

verdade...
n pensei nisso
aposkaposk
esquece o q te falei...

ou vc pode coloca uma
condisão pra cria o novo
objeto... por exemplo,
ter q estar dentro da view,
ou da room

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Re: Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 16:19

Olha gente, eu tentarei uma coisa aqui, mas se alguém tiver alguma ideia, por favor não se cale!

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Re: Background travado

Mensagem por Markituh em Sab 15 Jan 2011, 17:01

Bom, para reproduzir o infinito é necessário dar a impressão de infinito. O que quero dizer é mover os demais objetos do espaço para dar a impressão de que o jogador está indo ao infinito, só que ele está apenas parado.

Mas no que você usa quatro mil pixels de background? É o desenho da fase, é? Esse negócio de desenhar a fase toda numa imagem não dá certo, trava o jogo legal pois usa muito da RAM. Você deve usar Tiles, e dependo do seu jogo, criar os objetos fora da room, retomando a idéia do infinito.

O máximo que o GM suporta, pelo que eu vi não sei aonde, é uns 2400; por aí. Mas é recomendável se utilizar o que o Alex FC falou, para não deixar o jogo lento. Mas não coloque tantos objetos também, use os tiles a favor e só coloque objetos de colisão sólida apenas nos que o player encosta, não há necessidade de preencher cada tile. Digo isso pois, um amigo meu no Criador de Jogos Ben 10, coloca uns trocentos inimigos e o jogo fica lento legal.

___________

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Re: Background travado

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 15 Jan 2011, 19:11

Markituh escreveu:Bom, para reproduzir o infinito é necessário dar a impressão de infinito. O que quero dizer é mover os demais objetos do espaço para dar a impressão de que o jogador está indo ao infinito, só que ele está apenas parado.

Mas no que você usa quatro mil pixels de background? É o desenho da fase, é? Esse negócio de desenhar a fase toda numa imagem não dá certo, trava o jogo legal pois usa muito da RAM. Você deve usar Tiles, e dependo do seu jogo, criar os objetos fora da room, retomando a idéia do infinito.

O máximo que o GM suporta, pelo que eu vi não sei aonde, é uns 2400; por aí. Mas é recomendável se utilizar o que o Alex FC falou, para não deixar o jogo lento. Mas não coloque tantos objetos também, use os tiles a favor e só coloque objetos de colisão sólida apenas nos que o player encosta, não há necessidade de preencher cada tile. Digo isso pois, um amigo meu no Criador de Jogos Ben 10, coloca uns trocentos inimigos e o jogo fica lento legal.
Então cara, é para não parecer que está repetindo a imagem, mas acho que resolvi o problema, eu fiz um back de 1900x2000, e não está travando! cheers
A ideia de fazer ele parado é boa, mas muito trabalhosa, e na verdade, já que não está dando mais problemas, vou continuar com oque estava fazendo, se der algum erro, essa é minha segunda opção. Rolling Eyes

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Re: Background travado

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