[Kyuubi-tuto]Menu por ID

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Qualidade [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por Kyuubi em Seg 18 Out 2010, 17:37

Gmk:game maker 7,8 pro/lite
Nivel:intermediario
Descrição:
Ai garela novamente lanço mais uma engine desta vez com uma engine de menu,é o seguinte pra que vc criar normalmente uns seis botões de menu sendo que vc pode criar ele todo em só um objeto?toda instancia ao ser colocada na room ganha um identidade(id),e atraves dessa identidade que nós vamos atribuir funções a esse menu.
Ahhh esse é meu Primeiro tuto,eu coloquei os passos dentro de spoilers pois são 8 passos:

Recursos:
Spoiler:


1)crie os sprites:
Spoiler:

>>nos vamos precisar de um sprite para o player(spr_player)(o player só vai andar pela room)
>>e cinco sprites para o menu,com tamanho 96X32 sendo eles:
>Play:vc cria um sprite(spr_play) só sendo a image0 o menu desselecionado e image1 selecionado
>Ajuda:(spr_ajuda)amesma coisa do play
>sair:(spr_sair)a mesma coisa do play
>voltarSadspr_voltar)a mesma coisa do play
>branco:(spr_branco)esse daqui é embranco(vai ser usado só pra colocar na room)
*ahh e marque center em todos os sprites
2)Crie os backgrounds:
Spoiler:

Nos vamos precisar de três backgrounds:
>um para a room menu(back_menu)
>um para a room de teste(back_test)
>um para a room ajuda(back_ajuda)
3)Crie as fontes:
Spoiler:

Nós vamos precisar de duas fontes:
>uma para o titulo(name:fnt_title,comic sans,size:16,bold)
>uma para o texto(name:fnt_text,impact,size:15,bold)
4)Crie os objetos:
Spoiler:

Nós vamos precisar de 3:
>obj_menu(coloque o sprite branco)
>obj_player(coloque o spr_player)
>obj_ajuda(não tem sprite)
5)crie as rooms:
Spoiler:

nós vamos criar 3 rooms 320X280:
>rm_menu:a room do menu(coloque o background back_menu)
>rm_ajuda:a room da ajuda(coloque o background back_ajuda)
>rm_test:a rom do player(e coloque o background back_test)
6)Posicionando os objetos na room:
Spoiler:

>na rm_test selecione o obj_menu e crie três deles mais ou menos alinhados um em baixo do outro no centro da room,sendo que o primeiro corresponderá a Play,o segundo a Ajuda e o terceiro a Sair.
>na rm_ ajuda selecione o obj_menu e coloque ele no canto inferior esquerdo da room,depois coloque o obj_ajuda em qualquer lugar dessa room.
>na rm_test coloque o obj_player
7)Pegando os ids
Spoiler:

A room fornece ao objeto uma id para cada instancia criada,para ver o id basta posicionar o mouse em cima do objeto na room.não entendeu eu te dou um exemplo abra a room rm_menu e selecione a aba objects e posicione o mouse em cima de algun dos obj_menu que vc colocou no passo 6,ai pra vc pegal a id desse objeto vc tem que olhar mais ou menu na frente de delete underlying vai estar assim:
[v]Delete underlying || x: 33 | y:45 |object:obj_menu |id:100025
*os valores de x,y e id são só exemplos.
Agora como vc já aprendeu a ver os ids copie os ids dos 3 obj_menu da rm_menu e ordem de cima/baixo e do obj_ menu da rm_ajuda.
8)configurando os objetos
Spoiler:

8.1)configurando o obj_ menu:

>>no Create escreva um código:
Código:

[color=blue]image_index=1[/color][color=green]///quando o mouse passa em cima do botão ele muda sua imagem para 1(selecionado)[/color]
[color=blue]alarm[0]=1[/color][color=green]//dá um step para o alarm 0[/color]
>>no Step,escreva o código:
Código:

[color=green]///definindo sprites mas vc tem que ver o id do objeto.
//A room indica o id do objeto é só vc colocar o mouse em cima do objeto[/color]
[color=blue]if id=100015[/color][color=green]//corresponde ao id do botão play primeiro obj_menu da rm_menu[/color]
[color=blue]{
sprite_index=spr_play[/color][color=green]//define o sprite do botão play[/color]
[color=blue]}[/color]
[color=blue]if id=100019[/color][color=green]//corresponde ao id do botão ajuda segundo obj_menu da rm_menu[/color]
[color=blue]{
sprite_index=spr_ajuda[/color][color=blue][color=green]//define o sprite do botão ajuda[/color][/color]
[color=blue]}
if id=100020[/color][color=green]//corresponde ao id do botão sair terceiro obj_menu da rm_menu[/color]
[color=blue]{
sprite_index=spr_sair [/color][color=green]//define o sprite do botão sair[/color]
[color=blue]}
if id=100021[/color][color=green]//corresponde ao id do botão voltar o obj_menu da rm_ajuda[/color]
[color=blue]{
sprite_index=spr_voltar[/color][color=green]//define o sprite do botão voltar[/color]
[color=blue]}[/color]
>>no Mouse no button,escreva o código:
Código:

[color=blue]image_index=1[/color][color=green]///quando o mouse passa em cima do botão ele muda sua imagem para 1(selecionado)[/color]
[color=blue]alarm[0]=1[/color][color=green]//dá um step para o alarm 0[/color]
>>no Alarm 0,escreva o código:
Código:

[color=blue]image_index=0[/color][color=green]//retorna a imagem para 0[/color]
>> no Mouse left button,escreva o código:
Código:

[color=green]///definindo as funções dos botões[/color]
[color=blue]if id=100015[/color][color=green]//o id do botão play[/color]
[color=blue]{
room_goto(rm_test)[/color][color=green]//vai pra room de teste[/color]
[color=blue]}
if id=100019[/color][color=green]//o id do botão ajuda[/color]
[color=blue]{
room_goto(rm_ajuda)[/color][color=green]//vai pra room ajuda[/color]
[color=blue]}
if id=100020[/color][color=green]//o id do botão sair[/color]
[color=blue]{
game_end()[/color][color=green]//fecha o jogo[/color]
[color=blue]}
if id=100021[/color][color=green]//o id do botão voltar[/color]
[color=blue]{
room_goto(rm_menu)[/color][color=green]//vai pra room menu[/color]
[color=blue]}[/color]
[color=red]*os valores de id citados são os da engine,que eu fiz.[/color]

8.2)configurando o obj_player:
>>No Step,escreva esse código:
Código:

[color=green]///mover o player[/color]
[color=blue]if keyboard_check(vk_right){hspeed+=3;}
if keyboard_check(vk_left){hspeed-=3;}
if keyboard_check(vk_up){vspeed-=3;}
if keyboard_check(vk_down){vspeed+=3;}
if keyboard_check(vk_nokey){hspeed=0;vspeed=0;}
if keyboard_check(vk_escape) {room_goto(rm_menu);}[/color]
>>No Outside room,escreva esse código:
Código:

[color=green]// ele ao sair do view sai do lado oposto[/color]
[color=blue]move_wrap(1,1,1)[/color]

8.3)configurando o obj_ajuda
>>no Draw,escreva o código:
Código:

[color=green]///desenha as instrucões[/color]
[color=blue]{
draw_set_halign(fa_center)[/color][color=green]//alinha o texto no meio da room[/color]
[color=blue]draw_set_font(fnt_title)[/color][color=green]///seleciona a font fnt_title[/color]
[color=blue]draw_text(view_xview+125,view_yview+10,string('Ajuda'))[/color][color=green]///desenha o titulo[/color]
[color=blue]draw_set_halign(fa_left)[/color][color=green]///alinha o texto a esquerda da room[/color]
[color=blue]draw_set_font(fnt_text)[/color][color=green]///seleciona a fonte fnt_text[/color]
[color=blue]draw_text(view_xview+5,view_yview+50,string('Setas controlam o player'))[/color][color=green]//desenha o texto[/color]
[color=blue]draw_text(view_xview+5,view_yview+70,string('Esc volta ao menu'))[/color][color=green]//desenha o texto[/color]
[color=blue]}[/color]
É isso ai galera,acabamos agora é só testar.Para tirar dúvidas baixem a engine.não precisam por creditos se não quiserem.
Código:

http://www.4shared.com/file/_th5Z85g/Menu_id.html
obrigado a atenção!!! Happy




Última edição por Kyuubi em Ter 19 Out 2010, 13:53, editado 3 vez(es)

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Qualidade Re: [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por Jonathan Jinchuukiri em Seg 18 Out 2010, 18:09

Primeiramente perabéns pelo tutorial. Criativo (pelo menos para mim) usar as ID's dos objetos a fim de criar um menu.

Minhas críticas são: falta de ilustrações (mesmo com a engine postada, ilustrações deixam o tópico mais valorizado); Falta de edição (uma troca de cor aqui, um negrito ali).

Ao meu ver não tem nenhum furo no "tutorial" como vejo por ai ocasionando perguntas atrás de perguntas... Estou numa lan house, dessa forma testo a engine quando chegar em casa e te dou uma opinião mais fixa (não sou muito bom avaliando scripts somente os lendos).

É isso ai, iniciativa é a chave. Espero mais tutoriais da mesma qualidade vindo de você, pois assim o fórum cresce. Flw

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Qualidade Re: [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por Lord Minus em Seg 18 Out 2010, 19:11

muito boa tuto parabéns ahh e tenta segurar uma tecla o player some e se vc soltar ele aparece novamente ñ digo ser um erro mas ficou muitobom

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Qualidade Re: [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por correiajoao em Seg 18 Out 2010, 20:09

Muito bom seu tuto, e vou baixar essa engine!
Porém primeiramente, você devia colocar umas imagens(uma imagems ou outra sobre explicação do tuto e uma do resultado final), para valorizar ainda mais seu tuto!(como jonathan disse!)

Parabéns!

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Qualidade Re: [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por Kyuubi em Ter 19 Out 2010, 13:49

Ai galera eu dei uma formatada no tuto dêm uma olhada depois eu vou postando os screens.
muito obrigado pelos comentarios!!!

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Qualidade Re: [Kyuubi-tuto]Menu por ID

Mensagem por Jonathan Jinchuukiri em Ter 19 Out 2010, 14:12

Bem Kyuubi, acabei de baixar sua engine o posso dizer que é exelente. Ótimo resultado final que é primordial numa engine, meus parabéns.

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