Tuto Introdução aos argumentos

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Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por GabrielXavier em Qui 16 Ago 2012, 23:07


  • Título: Introdução aos argumentos
  • Versão do GM: Qualquer
  • Dificuldade: Iniciante
  • Link para download da Engine: Indisponivél
  • Requer Extensões: Não.
  • Requer DLLs: Não.
  • Tags: Argumentos; Argument; script;


Os argumentos são usados nos scripts da pasta script.

Por exemplo:

Você quer criar um script de movimento RPG.
Então crie um script na pasta script com o nome de “mover” sem aspas, então coloque os códigos:

Código:
if keyboard_check(vk_up){y-=argument0}//define a velocidade vertical subindo
if keyboard_check(vk_down){y+=argument0}//define a velocidade vertical descendo

if keyboard_check(vk_left){x-=argument1}//define velocidade horizontal esqueda
if keyboard_check(vk_right){x+=argument1}//define velocidade horizontal direita

Estes argumentos funcionam assim:

No código que citado acima com o nome de “mover” sem as aspas, quando você chamar esse script no objeto é assim:

mover(argument0,argument1) que é    
mover(velocidade vertical, velocidade horizontal)

Então você substitui argument0(que no caso é a velocidade vertical) pelo valor que você quer que seja a velocidade vertical do player.
E argument1(que no caso será a velocidade horizontal) pelo valor que você quer que seja a velocidade horizontal do player.

Exemplo:
No step do obj_player você coloca o codigo:
Código:
mover(5,10) //A velocidade vertical será=5, e a velocidade horizontal será=10.
Pronto seu player ja ira mover as custas de um script!

Edit: @Saim
Obs: Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero".
Exemplo:Se você colocar no player o codigo:
Código:
mover(5,)
Ou
Código:
mover(5)
A velocidade vertical será 5 e a velocidade Horizontal será 0, por que você não colocou nenhum valor no argument1(velocidade horizontal) então o Game Maker entenderá que o argument1(velocidade horizontal) vale 0.

Bom já deixei meu recado pessoal.
Façam bom proveito.
Reportem-me por qualquer erro que existir.
Qualquer duvida é só perguntar.


Última edição por GabrielXavier em Qui 18 Set 2014, 00:51, editado 5 vez(es) (Razão : Correções Ortograficas)

GabrielXavier

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por gabrielsch em Qui 16 Ago 2012, 23:57

 
Para uma introdução até que está bom, mas poderia fazer um tutorial completo sobre arguments já que eles não são "tão" difíceis de se entender!

Flw! sorrindo2

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Acesse: http://foxen.com.br/



gabrielsch

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por saim em Sex 17 Ago 2012, 08:36

@gabrielsch: o que mais existe a respeito de argumentos? Oh, sim! Falta avisar que, se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". Mais alguma coisa?

@Gabrielgeh: Pra ir pra baixo e pra direita, você se esqueceu do "+". Da forma como está, o script vai mover a personagem INSTANTANEAMENTE pra posição colocada no argumento.

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por luiz_eldorado em Sex 17 Ago 2012, 09:45

saim escreveu:@gabrielsch: o que mais existe a respeito de argumentos? Oh, sim! Falta avisar que, se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". Mais alguma coisa?
Realmente não há muito o que dizer sobre argumentos. A única (além da que você falou) que eu consigo pensar é o "argument_relative", que seria um mistério. Ele só é usado na criação de libs para o GM, informando se o "Relativa" da caixinha de propriedades está ativado.
saim escreveu:@Gabrielgeh: Pra ir pra baixo e pra direita, você se esqueceu do "+". Da forma como está, o script vai mover a personagem INSTANTANEAMENTE pra posição colocada no argumento.
Não é isto, é que de alguma forma o fórum faz isso com os "+". Não sei por que.
Código:
i += 1;
?

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por GabrielXavier em Sex 17 Ago 2012, 10:08

@Gabrielsch
Oque eu entendia sobre os Arguments eu coloquei tudo na intro.
Obrigado pelo post.

@Saim
Adicionei ao tuto a parte que você citou e coloquei o "+" também obrigado por avisar, "Se nada for colocado como argumento, o game maker entende que os argumentos são "zero". "
Obrigado Saim.

@ Luiz_eldorado
Não conheço esse argument_relative!
Mas posso pesquisar i adicionar ao tuto assim qu tiver um tempo.

Realmente eu tinha colocado o "+" tenho certeza por que eu copiei o codigo da engine de exemplo que fiz e colei no topico!
O forum está consumindo os "+" mesmo.
Obrigado pelo post também.

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

Mensagem por TRFN em Qua 24 Out 2012, 14:50

Gabrielgeh escreveu:Requerimentos: Usei o Game Maker 8 PRO
Os scripts e afins (como argumentos) funcionam perfeitamente no motor Game Maker Lite , a unica limitação dele e só o fato de algumas funções não serem acessíveis.Quanto ao tutorial ficou bom , deu para ter uma noção básica sim de como usar os argumentos.
Até onde sei , argumentos só podem ser usados em scripts , não me referindo a algo que foi dito aqui , apenas uma observação.
Ate+

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Re: Tuto Introdução aos argumentos

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