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Desafio - Sem objetos

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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 19:46

Não vai dar para eu mandar...
Mesmo assim, vou esperar a solução.

Até mais!


Última edição por PedroX em Qua 10 Abr 2013, 20:51, editado 1 vez(es)

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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun Dom 29 maio 2011, 20:32

Eu achei uma solução!

Pra quem quer saber ta ai!
Solução:
Como usar ahhh! tente isso!
Aqui!:

Bote no 'Creation Code'!

Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!


Té!
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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 20:45

ricaun escreveu:Eu achei uma solução!

Pra quem quer saber ta ai!
Solução:
Como usar ahhh! tente isso!
Aqui!:

Bote no 'Creation Code'!

Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!


Té!

Boa ricaun. Mas o desafio é para um movimento com o teclado, e não uma repetição como rastro com o mouse.

Mas essa sua ideia abriu algumas portas para mim, testando seu código acho que descobri uma brecha para brincar melhor com draw e talvez seja possível ir muito além da forma que eu fiz. Valeu.

-=-=-=-
Edit

Caraca!
Velho, vc realmente mostrou uma brecha que eu não havia notado na ordem de processamento do GM. Acho que agora da pra ir realmente longe sem objetos o,o

Vou aumentar o prazo pra galera tentar agora, fica até 23:59 de hoje. Com esse exemplo do ricaun da pra usar um caminho que eu desconhecia quando criei o desafio.
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Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 20:57

Agora fica bem mais facil, dá para usar sprites...
Eu não testei, mas se funciona com draw, dá para por sprites.
O problema é o loop.
Vou tentar aqui.

Até mais!

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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun Dom 29 maio 2011, 20:58

Hehe

Eu matei a xarada agora vou fazer um joguinho e postar pra vcs!

Happy
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Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 21:05

Acho que agora está pronto:

Criar um sprite.
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}

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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun Dom 29 maio 2011, 21:08

Pedro Henrique escreveu:Acho que agora está pronto:

Criar um sprite.
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}

Tu não testo isso né!

De lei vai trava tudo!
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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 21:12

Não sei se vai travar.
Eu coloquei que se apertar esc para o loop.
Não testei. O seu travou?

Até mais!

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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 21:13

ricaun escreveu:
Tu não testo isso né!

De lei vai trava tudo!

Exatamente, o GM não vai receber os comandos de teclado, essa foi uma das minhas primeiras tentativas de montar o loop.

Como vc está bem perto, Pedro, vou dar uma dica: vc precisar fazer o GM querer "ouvir" o comando. Já que um while infinito da pau, como fazer ele só agir quando vc mandar?

Com isso vc mata o loop.
-=-=-=-=-

Agora pra quem captou a brecha que o ricaun mostrou, mais uma dica: surfaces.
Infelizmente não vou ter tempo de fazer o segundo modo hoje, fica pra próxima, mas podendo usar draw temos uma gama muito maior de opções.


flw....
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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun Dom 29 maio 2011, 22:06

Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D
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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por sonic luan Dom 29 maio 2011, 22:11

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

ele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona Very Happy
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Desafio - Sem objetos - Página 3 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Cabeçalho Onlin'E Dom 29 maio 2011, 22:14

Esse codigo e so adicionar no script da room(eu fiz isso)((vai em settings e creat script))
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Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 22:19

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.

De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.

Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.
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Mensagem por Carlos L. Dom 29 maio 2011, 22:37

ricaun escreveu:Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!

ele conseguio ele conseguio!
comseguiu venceu o desafio que parecia impossivel, você devia ganhar um trofeu comseguiu descubrir um codego que funciona Very Happy
o.O

flw


Última edição por Carlos L. em Dom 29 maio 2011, 22:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por ricaun Dom 29 maio 2011, 22:39

Valeu galera!

Henrique-HB escreveu:
Esse ganhou o prêmio HB de coding ninja. Como eu disse já no tópico, o problema de fazer um sistema assim que é que ele possui muitos defeitos. Como o meu era super travado, o dele executa o loop muito rapidamente, então mesmo se vc mandar o movimento por 5 pixels ele vai mó rapidão.

De qualquer forma, missão cumprida. Parabéns, ricaun.

Vc programa em outras linguagens né? Foi boa a sacada do break e não é comum ver programadores GM com bom uso da lógica básica de programação.

Quase, programa eu não programo, apenas sei um pouco de cada linguagem. Acho que sou bom mesmo na lógica. Eu uso o GM faz tempo só pra brincar mesmo!

Hehe! O problema do loop é que não tem fps limitado então vamos fazer um!

XARADA2:

Show né!

Hmm... Da pra fazer um pause com isso!
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Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 22:48

Carlos L. escreveu:
Esse estilo de código tem um problema que é o consumo de memória por ser um loop infinito, será que alguém consegue fazer sem precisar dar um loop no GM!

Sim. Como já resolveram a brincadeira vou postar a minha ideia antes de 23:59.

Creation Code
Código:

global.personagem = 10000009; // esse é o id do tile
screen_redraw();
controlePersonagem();

Script controlePersonagem
Código:

//define a posicao para manipular
posicao_x = tile_get_x(global.personagem);
posicao_y = tile_get_y(global.personagem);

if(keyboard_check(vk_up)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y-5);
    screen_redraw();   
}

if(keyboard_check(vk_down)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x,posicao_y+5);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_right)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x+5,posicao_y);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_left)){
    tile_set_position(global.personagem,posicao_x-5,posicao_y);
    screen_redraw();


if(keyboard_check(vk_escape)){
    game_end();
    exit;
}

keyboard_wait();
controlePersonagem();

Basicamente apenas posiciono um tile na room e trabalho a posição dele com o GM. Ao invés de jogar um loop infinito, eu "paro" a execução para aguardar alguma ação, e apenas mostrar a resposta a ela, no caso o movimento do tile.

O problema do meu método é que ele serve apenas para isso, um movimento em resposta. Já o loop proposto pelo ricaun permite uma execução completa, com eventos em paralelo ao controle do jogador, vendo de um ponto de vista técnico a solução dele é melhor, mesmo que ambas não sejam "aplicáveis" em produção real.
-=-=-=-=-=-

Parabéns a todos que participaram. Acho que quem tentou deve ter aprendido algumas coisas novas e quem acompanhou pode ver usuários mais experientes descobrindo novas técnicas. Prontos para o próximo desafio? Razz


flw...

------ EDIT ----------
Novamente mensagens junto com a minha Razz

Ricaun, resolveu o problema. Ninja².
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Mensagem por Jiraya Seg 30 maio 2011, 00:52

ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
Desafio - Sem objetos - Página 3 NoObject

um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3
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Mensagem por PedroX Seg 30 maio 2011, 08:47

A diferença é o io_handle?

O meu:
Spoiler:
O seu:
Spoiler:

Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.

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Mensagem por ricaun Seg 30 maio 2011, 12:35

Pedro Henrique escreveu:A diferença é o io_handle?

O meu:
Spoiler:
O seu:
Spoiler:

Edit:
Pelo jeito foi. Eu pesquisei e descobri que essa função atualiza o teclado, deve ter sido isso.

É sim pra falar a verdade eu já sabia que tinha que usar o 'io_handle()' só queria ver se alguem sacava a jogada!

Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
Desafio - Sem objetos - Página 3 NoObject
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um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3

Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!

Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...

...

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Mensagem por Jiraya Sáb 04 Jun 2011, 18:18

ricaun escreveu:
Jiraya escreveu:ya, o desafio é bom, porem foi um pouco facil fazer isso.
com base na lógica de programação em c++, é possivel fazer esse tipo de coisa em qualquer linguagem de programação que tenha suporte, basta ter conhecimento das funçoes.
aqui esta
Desafio - Sem objetos - Página 3 NoObject

um joguinho que eu fiz, sem usar nenhum objeto, na vdd n usei nenhum recurso do game maker, apenas o creation code da room, foi o bastante Happy
espero desafios na criação de midia via gml, talves eu participe :3

Cara muito legal! Achei muito show o modo que vc usou pra guardar a imagem!

Edit: Só não sei como vc fez pra guardar neste tipo de arquivo...

...


vlw Happy , a forma de carregar os recursos, eu fiz baseado no gm, de acordo com a lista de recursos, criei uma array correspondente a cada tipo de recurso.
entao somei a quantidade de recursos e criei um ponteiro, após isso foi só criar a barra percentual na hora de carregar os recursos.
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