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Desafio - Sem objetos

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Desafio - Sem objetos - Página 2 Empty Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por fonetico Sáb 21 Ago 2010, 22:36

Hum, me deu uma idéia gente, vou tentar fazer aqui, se eu conseguir, eu posto.

PS: Henrique, sua dica nos dá uma grande força, xD

EDIT

ótima observação Kakarilr, movi o tópico para a seção Fórum Geral.


Última edição por souzalucasjose em Sáb 21 Ago 2010, 23:31, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Hedgehog Sáb 21 Ago 2010, 23:20

Algo me diz que esse tópico não deveria estar nessa seção. Mas tudo bem. Dá pra fazer usando um script de criação de room, né?
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Mensagem por Mário Valney Dom 22 Ago 2010, 02:22

Aí... Num sei se dá certo, mas eu fiz assim:

NO Object

O retangulo branco só anda (de acordo com a seta)...

(Eu disse que não sei porque não tá dando pra testar no meu computador...)
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Mensagem por LeandroDaher Dom 22 Ago 2010, 09:32

É praticamente impossivel faser isso sem usar pelo menos 1 obj,mesmo q use object_add() vc precisará de 1 olbj pra executar o script,um game com scripts,sprites,sons,mas sem obj?Não tem como,da pra usar 1 obj mas nenhum aí é praticamente impossivel.
OBs:Eu disse praticamente impossivel faser isso,e n impossivel,flws.
Mas lembrei,da pra executar code sem obj,nas opções da room,mas n pode usar object_add(),flws.
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Mensagem por Fuzenrad Dom 29 maio 2011, 14:12

Henrique_HB escreveu:O desafio é o seguinte, fazer um exemplo em que se possa movimentar um "personagem" pela tela em 4 direções ( cima, baixo, esquerda e direita ) sem utilizar nenhum objeto ou instancia.
Vou dar um up no tópico, pois achei o desafio interessante, além disso, como ninguém achou a resposta, eu vou dar a minha:

O primeiro passo, foi encontrar uma maneira de fazer um 'loop' apartir do 'Creation Code' da room, foi um pouco complicado eu diria, eu tive que apelar pro 'Time Line', foi uma maneira meio 'porca', mas funcionou..

Ficou assim o 'Creation Code':
Código:
global.xx=320;
global.yy=240;

timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Eu indiquei o xx e o yy, pois apartir deles eu vou mover o 'personagem'.

Nosso personagem está em um background 32x32, lembre-se de ativá-lo no 'Background 0' da room com o nome 'bloco' na posição 320x e 240y. Uma pena que isso dificulta muito a animação, fazendo o personagem ter apenas 1 frame (movimento estático).

Logo em seguida eu criei um script chamado 'loop', onde escrevi:
Código:
if keyboard_check(vk_up) global.yy-=3; //Cima
if keyboard_check(vk_down) global.yy+=3; //Baixo
if keyboard_check(vk_left) global.xx-=3; //Esquerda
if keyboard_check(vk_right) global.xx+=3; //Direita

background_x[0]=global.xx;
background_y[0]=global.yy;
Seu entendimento é simples, ao apertar qualquer uma das direcionais do teclado, o valor das variáveis globais xx e yy aumentam ou diminuem (dando a impressão de movimento do personagem). Configurem o background na posição 320x 240y e sem repetição na horizontal ou vertical.

E finalmente o timeline, que ficou assim:
Código:
Step 0: loop();
Step 1: loop();
Step 2: loop();
Não foi preciso criar mais Steps, pois no 'Creation Code' da room eu indiquei: 'timeline_loop=true;'.

Se alguém encontrar uma outra maneira de resolver, posta ai, e estou curioso pra saber como o Henrique_HB resolveu.

Foi um ótimo desafio.

Ps: Usei o Game Maker 8.1.
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Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 14:54

Muito interessante.
Vou tentar bolar algo, se eu conseguir, coloco aqui.
O Henrique_HB não entra mais no forum para nos contar como fez...
Vou tentar aqui.

Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...

Até mais!

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Mensagem por Fuzenrad Dom 29 maio 2011, 15:59

Pedro Henrique escreveu:Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...
Sim, ficou totalmente inviável/inusável em um projeto, eu só usei o background, por ser um recurso que pode ser controlado de qualquer evento, deve funcionar também com tile (não tentei), enfim, o ideal seria encontrar uma maneira pra usar os comandos do draw pelo 'Creation Code' da room, ai o resto fica fácil.
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Mensagem por Lauro Dom 29 maio 2011, 17:13

teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???
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Mensagem por Lucas 5293 Dom 29 maio 2011, 17:16

Lauro escreveu:teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???
Não, não pode ter nenhum objeto
é só criar um script com todas as funções do jogo
e no code create da room executar o script
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Mensagem por Lauro Dom 29 maio 2011, 17:24

bom, só com draws da pra fazer isso =/
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Mensagem por LCS Dom 29 maio 2011, 18:39

hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?

flws

tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome
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Mensagem por sonic luan Dom 29 maio 2011, 18:43

cara e muito difisil tentei de tudo.
Código:

draw_retangle
draw_sprite
create_sprite

nada funciona scratch
da uma dica
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Mensagem por Carlos L. Dom 29 maio 2011, 18:44

LCS escreveu:hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?

flws

tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome

Pode.
As únicas coisas que não se pode usar são instâncias e objetos, também achei interessante até tentei fazer alguma coisa aqui mais no momento estou ocupado então depois volto a tentar.
cara e muito difisil tentei de tudo.
CÓDIGO:
Código:
draw_retangle
draw_sprite
create_sprite


nada funciona
da uma dica
Se você tivesse lido o tópico desde o começo você perceberia que não adianta usar draw pois ele só funciona no evento draw, logo seria necessário usar um objeto.
flw


Última edição por Carlos L. em Dom 29 maio 2011, 18:47, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lucas 5293 Dom 29 maio 2011, 18:46

sonic luan escreveu:cara e muito difisil tentei de tudo.
Código:

draw_retangle
draw_sprite
create_sprite

nada funciona scratch
da uma dica
É porque o code da room só executa quando a room inicia
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Mensagem por sonic luan Dom 29 maio 2011, 18:52

alguem tem ideia de como faser sem usar DRAW?
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Mensagem por Lucas 5293 Dom 29 maio 2011, 19:02

É como o Fuzen fez:
crie uma tile line com os códigos apos coloque assim no Creation Code:
Código:
global.xx=320;
global.yy=240;

timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Isso faz com que a time line seja executada igual ao evento step
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Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 19:06

O Fuzenrad já mostrou uma maneira.
Leia pelo menos alguns posts antes de perguntar...
Seguindo a ideia do Fuzenrad, estou tentando fazer com tiles.

É o seguinte:

- Crie um background, coloque ele como tile na room.
- Pegue a id da tile, passando o mouse por ela.

Com isso, você pode usar os códigos:

tile_set_position(id,x,y)

Mas ai tem que fazer um sistema igual ao do Fuzenrad para repetir o código.

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Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 19:07

Que legal que voltaram a tentar no tópico Very Happy
Fiuz'en Had escreveu:
backgrounds e timelines

Fiuz'en Had, primeiro, tem alguma forma mais fácil que poderíamos usar no seu nick? É complicado de escrever Razz

Cara, tentei reproduzir aqui sua ideia mas não tive sucesso. Como a principio uma timeline precisa estar relacionada a uma instância para funcionar, como vc fez para executa-la diretamente sem nenhuma instância? Eu tentei aqui com seu código mas não consegui =[

Quando a utilidade, realmente não conheço uma forma "boa" de cumprir esse desafio. Creio que qualquer solução não seria aplicável em alguma produção, o desafio é mais um exercício de criatividade na resolução de problemas. O meu mesmo é bem porco e com movimento travado, o importante é criar uma imagem que se mova de qualquer maneira.


flw..............

--- Edit ---
Como postaram enquanto eu enviava minha mensagem, completando...

Pedro está perto da solução que eu encontrei Smile


Última edição por Henrique-HB em Dom 29 maio 2011, 19:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Completando infos)
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Mensagem por PedroX Dom 29 maio 2011, 19:20

Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)

if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}

Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.

Até mais!

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Mensagem por Henrique-HB Dom 29 maio 2011, 19:37

Pedro Henrique escreveu:
Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)

if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}

Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.

Até mais!

Bacana. Só preciso ver um loop rodando com o movimento. Pode me mandar o download por mp se preferir, já que obviamente vou precisar do arquivo aberto para ver se realmente está de acordo com o desafio.

Hoje as 22:00 horas eu posto minha solução.


flw....
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