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Desafio - Sem objetos
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Henrique-HB
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Re: Desafio - Sem objetos
Hum, me deu uma idéia gente, vou tentar fazer aqui, se eu conseguir, eu posto.
PS: Henrique, sua dica nos dá uma grande força, xD
EDIT
ótima observação Kakarilr, movi o tópico para a seção Fórum Geral.
PS: Henrique, sua dica nos dá uma grande força, xD
EDIT
ótima observação Kakarilr, movi o tópico para a seção Fórum Geral.
Última edição por souzalucasjose em Sáb 21 Ago 2010, 23:31, editado 1 vez(es)
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Desafio - Sem objetos
Algo me diz que esse tópico não deveria estar nessa seção. Mas tudo bem. Dá pra fazer usando um script de criação de room, né?
Re: Desafio - Sem objetos
Aí... Num sei se dá certo, mas eu fiz assim:
NO Object
O retangulo branco só anda (de acordo com a seta)...
(Eu disse que não sei porque não tá dando pra testar no meu computador...)
NO Object
O retangulo branco só anda (de acordo com a seta)...
(Eu disse que não sei porque não tá dando pra testar no meu computador...)
Re: Desafio - Sem objetos
É praticamente impossivel faser isso sem usar pelo menos 1 obj,mesmo q use object_add() vc precisará de 1 olbj pra executar o script,um game com scripts,sprites,sons,mas sem obj?Não tem como,da pra usar 1 obj mas nenhum aí é praticamente impossivel.
OBs:Eu disse praticamente impossivel faser isso,e n impossivel,flws.
Mas lembrei,da pra executar code sem obj,nas opções da room,mas n pode usar object_add(),flws.
OBs:Eu disse praticamente impossivel faser isso,e n impossivel,flws.
Mas lembrei,da pra executar code sem obj,nas opções da room,mas n pode usar object_add(),flws.
LeandroDaher- Data de inscrição : 13/05/2010
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Re: Desafio - Sem objetos
Vou dar um up no tópico, pois achei o desafio interessante, além disso, como ninguém achou a resposta, eu vou dar a minha:Henrique_HB escreveu:O desafio é o seguinte, fazer um exemplo em que se possa movimentar um "personagem" pela tela em 4 direções ( cima, baixo, esquerda e direita ) sem utilizar nenhum objeto ou instancia.
O primeiro passo, foi encontrar uma maneira de fazer um 'loop' apartir do 'Creation Code' da room, foi um pouco complicado eu diria, eu tive que apelar pro 'Time Line', foi uma maneira meio 'porca', mas funcionou..
Ficou assim o 'Creation Code':
- Código:
global.xx=320;
global.yy=240;
timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Nosso personagem está em um background 32x32, lembre-se de ativá-lo no 'Background 0' da room com o nome 'bloco' na posição 320x e 240y. Uma pena que isso dificulta muito a animação, fazendo o personagem ter apenas 1 frame (movimento estático).
Logo em seguida eu criei um script chamado 'loop', onde escrevi:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) global.yy-=3; //Cima
if keyboard_check(vk_down) global.yy+=3; //Baixo
if keyboard_check(vk_left) global.xx-=3; //Esquerda
if keyboard_check(vk_right) global.xx+=3; //Direita
background_x[0]=global.xx;
background_y[0]=global.yy;
E finalmente o timeline, que ficou assim:
- Código:
Step 0: loop();
Step 1: loop();
Step 2: loop();
Se alguém encontrar uma outra maneira de resolver, posta ai, e estou curioso pra saber como o Henrique_HB resolveu.
Foi um ótimo desafio.
Ps: Usei o Game Maker 8.1.
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Re: Desafio - Sem objetos
Muito interessante.
Vou tentar bolar algo, se eu conseguir, coloco aqui.
O Henrique_HB não entra mais no forum para nos contar como fez...
Vou tentar aqui.
Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...
Até mais!
Vou tentar bolar algo, se eu conseguir, coloco aqui.
O Henrique_HB não entra mais no forum para nos contar como fez...
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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Desafio - Sem objetos
Sim, ficou totalmente inviável/inusável em um projeto, eu só usei o background, por ser um recurso que pode ser controlado de qualquer evento, deve funcionar também com tile (não tentei), enfim, o ideal seria encontrar uma maneira pra usar os comandos do draw pelo 'Creation Code' da room, ai o resto fica fácil.Pedro Henrique escreveu:Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...
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Re: Desafio - Sem objetos
teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???
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Re: Desafio - Sem objetos
Não, não pode ter nenhum objetoLauro escreveu:teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???
é só criar um script com todas as funções do jogo
e no code create da room executar o script
Re: Desafio - Sem objetos
bom, só com draws da pra fazer isso =/
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Re: Desafio - Sem objetos
hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?
flws
tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?
flws
tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome
Re: Desafio - Sem objetos
cara e muito difisil tentei de tudo.
nada funciona
da uma dica
- Código:
draw_retangle
draw_sprite
create_sprite
nada funciona
da uma dica
Re: Desafio - Sem objetos
LCS escreveu:hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?
flws
tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome
Pode.
As únicas coisas que não se pode usar são instâncias e objetos, também achei interessante até tentei fazer alguma coisa aqui mais no momento estou ocupado então depois volto a tentar.
Se você tivesse lido o tópico desde o começo você perceberia que não adianta usar draw pois ele só funciona no evento draw, logo seria necessário usar um objeto.cara e muito difisil tentei de tudo.
CÓDIGO:
- Código:
draw_retangle
draw_sprite
create_sprite
nada funciona
da uma dica
Última edição por Carlos L. em Dom 29 maio 2011, 18:47, editado 1 vez(es)
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Re: Desafio - Sem objetos
É porque o code da room só executa quando a room iniciasonic luan escreveu:cara e muito difisil tentei de tudo.
- Código:
draw_retangle
draw_sprite
create_sprite
nada funciona
da uma dica
Re: Desafio - Sem objetos
É como o Fuzen fez:
crie uma tile line com os códigos apos coloque assim no Creation Code:
crie uma tile line com os códigos apos coloque assim no Creation Code:
- Código:
global.xx=320;
global.yy=240;
timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Re: Desafio - Sem objetos
O Fuzenrad já mostrou uma maneira.
Leia pelo menos alguns posts antes de perguntar...
Seguindo a ideia do Fuzenrad, estou tentando fazer com tiles.
É o seguinte:
- Crie um background, coloque ele como tile na room.
- Pegue a id da tile, passando o mouse por ela.
Com isso, você pode usar os códigos:
tile_set_position(id,x,y)
Mas ai tem que fazer um sistema igual ao do Fuzenrad para repetir o código.
Até mais!
Leia pelo menos alguns posts antes de perguntar...
Seguindo a ideia do Fuzenrad, estou tentando fazer com tiles.
É o seguinte:
- Crie um background, coloque ele como tile na room.
- Pegue a id da tile, passando o mouse por ela.
Com isso, você pode usar os códigos:
tile_set_position(id,x,y)
Mas ai tem que fazer um sistema igual ao do Fuzenrad para repetir o código.
Até mais!
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Re: Desafio - Sem objetos
Que legal que voltaram a tentar no tópico
Fiuz'en Had, primeiro, tem alguma forma mais fácil que poderíamos usar no seu nick? É complicado de escrever
Cara, tentei reproduzir aqui sua ideia mas não tive sucesso. Como a principio uma timeline precisa estar relacionada a uma instância para funcionar, como vc fez para executa-la diretamente sem nenhuma instância? Eu tentei aqui com seu código mas não consegui =[
Quando a utilidade, realmente não conheço uma forma "boa" de cumprir esse desafio. Creio que qualquer solução não seria aplicável em alguma produção, o desafio é mais um exercício de criatividade na resolução de problemas. O meu mesmo é bem porco e com movimento travado, o importante é criar uma imagem que se mova de qualquer maneira.
flw..............
--- Edit ---
Como postaram enquanto eu enviava minha mensagem, completando...
Pedro está perto da solução que eu encontrei
Fiuz'en Had escreveu:
backgrounds e timelines
Fiuz'en Had, primeiro, tem alguma forma mais fácil que poderíamos usar no seu nick? É complicado de escrever
Cara, tentei reproduzir aqui sua ideia mas não tive sucesso. Como a principio uma timeline precisa estar relacionada a uma instância para funcionar, como vc fez para executa-la diretamente sem nenhuma instância? Eu tentei aqui com seu código mas não consegui =[
Quando a utilidade, realmente não conheço uma forma "boa" de cumprir esse desafio. Creio que qualquer solução não seria aplicável em alguma produção, o desafio é mais um exercício de criatividade na resolução de problemas. O meu mesmo é bem porco e com movimento travado, o importante é criar uma imagem que se mova de qualquer maneira.
flw..............
--- Edit ---
Como postaram enquanto eu enviava minha mensagem, completando...
Pedro está perto da solução que eu encontrei
Última edição por Henrique-HB em Dom 29 maio 2011, 19:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Completando infos)
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Desafio - Sem objetos
- Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)
if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}
Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.
Até mais!
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Re: Desafio - Sem objetos
Pedro Henrique escreveu:
- Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)
if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}
Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.
Até mais!
Bacana. Só preciso ver um loop rodando com o movimento. Pode me mandar o download por mp se preferir, já que obviamente vou precisar do arquivo aberto para ver se realmente está de acordo com o desafio.
Hoje as 22:00 horas eu posto minha solução.
flw....
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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