Desafio - Sem objetos

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Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 15:50

Como eu estava discutindo no tópico do novo concurso quinzenal, queria fazer um jogo com o menor número de objetos e instancias possível. Com isso em mente fui reduzindo até que cheguei ao zero Very Happy

O desafio é o seguinte, fazer um exemplo em que se possa movimentar um "personagem" pela tela em 4 direções ( cima, baixo, esquerda e direita ) sem utilizar nenhum objeto ou instancia.

Ei Henrique, o que vc anda fumando?
É possível galera, não um jogo, mas pelo menos essa movimentação é possível fazer algo meia boca sem objetos e intancias. Com toda certeza é possível ir além disso, mas vamos começar por aqui, se tentarem e não conseguirem eu apresento a minha solução para o caso.

Estou propondo apenas um exercício pq na pratica isso não teria muita (ou nenhuma) utilidade. Então, se tiverem alguma idéia e quiserem ajuda pra tentar aplicar postem que irei tentar ajudar o quanto puder.


flw................

Henrique-HB

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Hatzo enkiri em Sab 21 Ago 2010, 16:04

Nossa cara vc eh muito bom.
Mas se vc tiver usando o object_add() entao não vale viu!!
rsss
Outra coisa vai o Victor F. Criador do EPC build (Master, entre outros)

Fez uma vez um script sem usar nenhum objeto mas ele usava o object_add().
Para terminar esse é um bom desafio para quem quer ir mais a fundo em GM.
Bom, é isso tomara q alguem consiga pois eu não sei fazer isso.

Hatzo enkiri

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 16:07

object_add não vale Smile
Durante toda a execução, não se pode ter nenhum objeto ou instancia do game maker.

Bom, se vc entende o funcionamento interno do GM sabe que não importa o que faça terá instancias do motor dele rodando, mas isso é outra história.

Sabendo como as coisas funcionam e conhecendo algumas funções vc consegue fazer esse meu desafio sem muita dificuldade. Depois pioramos a situação.

O meu ainda tá dando um pequeno "atraso" no inicio da movimentação, mas nada grave.


flw.........

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Hatzo enkiri em Sab 21 Ago 2010, 16:56

Tive uma idéia mas eu tenho um grande problema com o comando e por isso nem vou tentar .Infelizmente.
Bom ;mas fazer o q né a vida é assim mesmo.
Você está por acaso tentando usar o evento draw_sprite()
E como vc faz isso no creation code da room??
Por favor dê uma luz para mim!!
Quem sabe isso não me ajuda com os eventos Draw_alguma coisa? :|
Please help the humans !!

Hatzo enkiri

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 17:19

As funções draw_ só funcionam dentro de objetos com o evento draw, portanto não rola fazer assim Razz

Mas valeu a tentativa, continua assim que logo vc consegue.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 17:24

kra essa eh dificil msm... por mim pra ter player ja precisava d objeto xD acho meio impossivel fz um player anda sem objeto de player...flws

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 17:28

Gsa2134 escreveu: kra essa eh dificil msm... por mim pra ter player ja precisava d objeto xD acho meio impossivel fz um player anda sem objeto de player...flws

O desafio é basicamente exibir algo que se mova com as setas do teclado, não precisa ser um personagem de um jogo realmente, não precisa ter nenhuma outra ação além disso.

Como disse no começo do tópico, não é um desafio com algo que vc vá utilizar em um jogo, é mais um treinamento para vc entender o funcionamento da ferramenta.


flw...

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 17:30

hmm entendi... to achando q tem algo a ver com akeles codes q fikam fora dos objetos...num lembro o nome direito acho q eh script dai nesse script vc coloca pra o sprite se mover ao apertar a tecla mas sem realmente poder controlar o sprite mas sim cada vez q inicia ojogo vc podera escolher uma direção pra ir.. tndeu? se n fala ae q eu edito aki organizando melhor
[EDIT]
n coloquei os codes pq fazem 5 meses q n mecho com o gm e agora to soh d spriter...

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 17:35

Sim, vc terá que usar um script, pelo menos eu só consegui assim.

Agora como vc vai desenvolver isso é outra história. Tenha em mente que o problema é a idéia de como fazer, e não a programação.

E o personagem pode ser controlado durante toda a execução, não só escolher a direção no começo.
-=-=-

E to gostando de ver que vcs estão tentando, essa dedicação é algo fundamental para evoluir. Parabéns!


flw......

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por guiagge em Sab 21 Ago 2010, 20:25

Poderia se usar algum tipo de loop que executasse o código definido a cada Step... Assim só seria necessário o código de inicialização da room...
A proposta de se criar um jogo assim parece bem interresante...

Off-topic: qual o objetivo de se criar um jogo sem objetos? Porque um projeto que não use objetos é melhor que um que use? Não fica milhares de veses mais organizado fazendo as coisas "decentemente"?

guiagge

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 20:29

tipo acho q esse desafio é pras pessoas aprenderem melhor a usar scripts e aprender + sobre GM vai ser como um tutorial interativo onde vc tem q ser o sherlock pra descobrir as pistas até chegar no resulatado final tendeu?
[EDIT][OffTopic]
to baixando meu GM dnovo soh pra acompanhar o meu projeto e para tentar esse desafio ;D


Última edição por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 20:37, editado 1 vez(es)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 20:36

guiagge escreveu:Poderia se usar algum tipo de loop que executasse o código definido a cada Step... Assim só seria necessário o código de inicialização da room...
A proposta de se criar um jogo assim parece bem interresante...

Off-topic: qual o objetivo de se criar um jogo sem objetos? Porque um projeto que não use objetos é melhor que um que use? Não fica milhares de veses mais organizado fazendo as coisas "decentemente"?

Como disse no primeiro post e ali em cima, isto é apenas um treino. Praticando com desafios como esse vc acaba sendo obrigado a fuçar e entender funções do GM, na pratica uma imagem que se mexe sem objetos não tem utilidade nenhuma, mas é uma boa chance de brincar com recursos que vc não tinha usado antes.

E pode usar qualquer tipo de loop, a forma como vc vai criar é vc quem decide, só não pode ter objetos ou instancias. A parte legal esta exatamente em como as pessoas se viram pra chegar nesse resultado Smile
-=-=-
Código:
tipo acho q esse desafio é pras pessoas aprenderem melhor a usar scripts e aprender + sobre GM
Exatamente o/

Vamos lá galera, dependendo de como as coisas andam nesse desafio eu posso criar novos e quem sabe com prêmios um dia. Eu sei que esse é difícil, prometo que o proximo facilito.


flw...

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por psycon em Sab 21 Ago 2010, 20:54

bom, pra quem ainda tiver dúvida sobre como isso poderia ser possivel, eu tenho aqui o exemplo do usuário victor follador..

Clique aqui para visualizar

psycon

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 20:57

psycon escreveu:bom, pra quem ainda tiver dúvida sobre como isso poderia ser possivel, eu tenho aqui o exemplo do usuário victor follador..

Clique aqui para visualizar

Esse exemplo cria objetos e instancias, dai não vale.

Henrique-HB

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por psycon em Sab 21 Ago 2010, 20:59

Esse exemplo cria objetos e instancias, dai não vale.
opa é mesmo!! >_<

nem me toquei...

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 20:59

ta ae o kra resolveu pena q o objetivo era q as pessoas descobrissem para aprender melhor... mas msm assim vlw
vou estudar esse script;D
[EDIT]como ele disse acima esse dai cria objetos então n vale vou continuar me esforçando aki xD

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 21:01

Gsa2134 escreveu:ta ae o kra resolveu pena q o objetivo era q as pessoas descobrissem para aprender melhor... mas msm assim vlw
vou estudar esse script;D

Ainda não, aquele usa objetos e instancias. No desafio não é permitido nada disso, mesmo quando criados durante a execução.
-=-=-
Uma dica para vcs começarem a pensar: O que vcs conseguem exibir SEM objetos e instancias?

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 21:02

formatos como quadrados e circulos e sprites tb... n?

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Sab 21 Ago 2010, 21:07

Gsa2134 escreveu:formatos como quadrados e circulos e sprites tb... n?
Se vc conseguir exibir isso sem um evento draw.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Gsa2134 em Sab 21 Ago 2010, 21:08

dicas dicas e dicas mas com tanto tempo sem mecher em gml eh meio dificil eu lembrar d algo mas vo continua tentando...

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por fonetico em Sab 21 Ago 2010, 22:36

Hum, me deu uma idéia gente, vou tentar fazer aqui, se eu conseguir, eu posto.

PS: Henrique, sua dica nos dá uma grande força, xD

EDIT

ótima observação Kakarilr, movi o tópico para a seção Fórum Geral.


Última edição por souzalucasjose em Sab 21 Ago 2010, 23:31, editado 1 vez(es)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Hedgehog em Sab 21 Ago 2010, 23:20

Algo me diz que esse tópico não deveria estar nessa seção. Mas tudo bem. Dá pra fazer usando um script de criação de room, né?

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Mário Valney em Dom 22 Ago 2010, 02:22

Aí... Num sei se dá certo, mas eu fiz assim:

NO Object

O retangulo branco só anda (de acordo com a seta)...

(Eu disse que não sei porque não tá dando pra testar no meu computador...)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por LeandroDaher em Dom 22 Ago 2010, 09:32

É praticamente impossivel faser isso sem usar pelo menos 1 obj,mesmo q use object_add() vc precisará de 1 olbj pra executar o script,um game com scripts,sprites,sons,mas sem obj?Não tem como,da pra usar 1 obj mas nenhum aí é praticamente impossivel.
OBs:Eu disse praticamente impossivel faser isso,e n impossivel,flws.
Mas lembrei,da pra executar code sem obj,nas opções da room,mas n pode usar object_add(),flws.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Fuzenrad em Dom 29 Maio 2011, 14:12

Henrique_HB escreveu:O desafio é o seguinte, fazer um exemplo em que se possa movimentar um "personagem" pela tela em 4 direções ( cima, baixo, esquerda e direita ) sem utilizar nenhum objeto ou instancia.
Vou dar um up no tópico, pois achei o desafio interessante, além disso, como ninguém achou a resposta, eu vou dar a minha:

O primeiro passo, foi encontrar uma maneira de fazer um 'loop' apartir do 'Creation Code' da room, foi um pouco complicado eu diria, eu tive que apelar pro 'Time Line', foi uma maneira meio 'porca', mas funcionou..

Ficou assim o 'Creation Code':
Código:
global.xx=320;
global.yy=240;

timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Eu indiquei o xx e o yy, pois apartir deles eu vou mover o 'personagem'.

Nosso personagem está em um background 32x32, lembre-se de ativá-lo no 'Background 0' da room com o nome 'bloco' na posição 320x e 240y. Uma pena que isso dificulta muito a animação, fazendo o personagem ter apenas 1 frame (movimento estático).

Logo em seguida eu criei um script chamado 'loop', onde escrevi:
Código:
if keyboard_check(vk_up) global.yy-=3; //Cima
if keyboard_check(vk_down) global.yy+=3; //Baixo
if keyboard_check(vk_left) global.xx-=3; //Esquerda
if keyboard_check(vk_right) global.xx+=3; //Direita

background_x[0]=global.xx;
background_y[0]=global.yy;
Seu entendimento é simples, ao apertar qualquer uma das direcionais do teclado, o valor das variáveis globais xx e yy aumentam ou diminuem (dando a impressão de movimento do personagem). Configurem o background na posição 320x 240y e sem repetição na horizontal ou vertical.

E finalmente o timeline, que ficou assim:
Código:
Step 0: loop();
Step 1: loop();
Step 2: loop();
Não foi preciso criar mais Steps, pois no 'Creation Code' da room eu indiquei: 'timeline_loop=true;'.

Se alguém encontrar uma outra maneira de resolver, posta ai, e estou curioso pra saber como o Henrique_HB resolveu.

Foi um ótimo desafio.

Ps: Usei o Game Maker 8.1.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 14:54

Muito interessante.
Vou tentar bolar algo, se eu conseguir, coloco aqui.
O Henrique_HB não entra mais no forum para nos contar como fez...
Vou tentar aqui.

Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...

Até mais!

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Fuzenrad em Dom 29 Maio 2011, 15:59

Pedro Henrique escreveu:Você achou uma solução, mas ficou bem estranha...
Sim, ficou totalmente inviável/inusável em um projeto, eu só usei o background, por ser um recurso que pode ser controlado de qualquer evento, deve funcionar também com tile (não tentei), enfim, o ideal seria encontrar uma maneira pra usar os comandos do draw pelo 'Creation Code' da room, ai o resto fica fácil.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Lauro em Dom 29 Maio 2011, 17:13

teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Lucas 5293 em Dom 29 Maio 2011, 17:16

Lauro escreveu:teria de ter apenas um objeto ou apenas um script???
Não, não pode ter nenhum objeto
é só criar um script com todas as funções do jogo
e no code create da room executar o script

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Lauro em Dom 29 Maio 2011, 17:24

bom, só com draws da pra fazer isso =/

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por LCS em Dom 29 Maio 2011, 18:39

hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?

flws

tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por sonic luan em Dom 29 Maio 2011, 18:43

cara e muito difisil tentei de tudo.
Código:

draw_retangle
draw_sprite
create_sprite

nada funciona scratch
da uma dica

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Carlos L. em Dom 29 Maio 2011, 18:44

LCS escreveu:hmm achei interessante o desafio xD
só uma duvida, pode usar sprites, backgrounds, paths etc?
ou tem que ser tudo na unha mesmo?

flws

tem um tópico aqui do victor follador que é isso um jogo inteiro so com os codes da room o victor fez pro gm7 mas o cainã passou para o gm8 só nao me le,bro o tópico e fica dificil procurar porque nao lembro o nome

Pode.
As únicas coisas que não se pode usar são instâncias e objetos, também achei interessante até tentei fazer alguma coisa aqui mais no momento estou ocupado então depois volto a tentar.
cara e muito difisil tentei de tudo.
CÓDIGO:
Código:
draw_retangle
draw_sprite
create_sprite


nada funciona
da uma dica
Se você tivesse lido o tópico desde o começo você perceberia que não adianta usar draw pois ele só funciona no evento draw, logo seria necessário usar um objeto.
flw


Última edição por Carlos L. em Dom 29 Maio 2011, 18:47, editado 1 vez(es)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Lucas 5293 em Dom 29 Maio 2011, 18:46

sonic luan escreveu:cara e muito difisil tentei de tudo.
Código:

draw_retangle
draw_sprite
create_sprite

nada funciona scratch
da uma dica
É porque o code da room só executa quando a room inicia

Lucas 5293

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por sonic luan em Dom 29 Maio 2011, 18:52

alguem tem ideia de como faser sem usar DRAW?

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Lucas 5293 em Dom 29 Maio 2011, 19:02

É como o Fuzen fez:
crie uma tile line com os códigos apos coloque assim no Creation Code:
Código:
global.xx=320;
global.yy=240;

timeline_index=timeline0;
timeline_position=0;
timeline_loop=true;
timeline_speed=1;
timeline_running=true;
Isso faz com que a time line seja executada igual ao evento step

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 19:06

O Fuzenrad já mostrou uma maneira.
Leia pelo menos alguns posts antes de perguntar...
Seguindo a ideia do Fuzenrad, estou tentando fazer com tiles.

É o seguinte:

- Crie um background, coloque ele como tile na room.
- Pegue a id da tile, passando o mouse por ela.

Com isso, você pode usar os códigos:

tile_set_position(id,x,y)

Mas ai tem que fazer um sistema igual ao do Fuzenrad para repetir o código.

Até mais!

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 19:07

Que legal que voltaram a tentar no tópico Very Happy
Fiuz'en Had escreveu:
backgrounds e timelines

Fiuz'en Had, primeiro, tem alguma forma mais fácil que poderíamos usar no seu nick? É complicado de escrever Razz

Cara, tentei reproduzir aqui sua ideia mas não tive sucesso. Como a principio uma timeline precisa estar relacionada a uma instância para funcionar, como vc fez para executa-la diretamente sem nenhuma instância? Eu tentei aqui com seu código mas não consegui =[

Quando a utilidade, realmente não conheço uma forma "boa" de cumprir esse desafio. Creio que qualquer solução não seria aplicável em alguma produção, o desafio é mais um exercício de criatividade na resolução de problemas. O meu mesmo é bem porco e com movimento travado, o importante é criar uma imagem que se mova de qualquer maneira.


flw..............

--- Edit ---
Como postaram enquanto eu enviava minha mensagem, completando...

Pedro está perto da solução que eu encontrei Smile


Última edição por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 19:08, editado 1 vez(es) (Razão : Completando infos)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 19:20

Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)

if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}

Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.

Até mais!

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 19:37

Pedro Henrique escreveu:
Código:
xx=tile_get_x(id)
yy=tile_get_y(id)

if keyboard_check(vk_left)
{tile_set_position(id,xx-5,yy)}
if keyboard_check(vk_right)
{tile_set_position(id,xx+5,yy)}
if keyboard_check(vk_up)
{tile_set_position(id,xx,yy-5)}
if keyboard_check(vk_down)
{tile_set_position(id,xx,yy+5)}

Acho que é isso. Mas não é possivel eu testar agora.

Até mais!

Bacana. Só preciso ver um loop rodando com o movimento. Pode me mandar o download por mp se preferir, já que obviamente vou precisar do arquivo aberto para ver se realmente está de acordo com o desafio.

Hoje as 22:00 horas eu posto minha solução.


flw....

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 19:46

Não vai dar para eu mandar...
Mesmo assim, vou esperar a solução.

Até mais!


Última edição por PedroX em Qua 10 Abr 2013, 20:51, editado 1 vez(es)

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Dom 29 Maio 2011, 20:32

Eu achei uma solução!

Pra quem quer saber ta ai!
Solução:
screen_refresh()
Como usar ahhh! tente isso!
Aqui!:
step = 0
while(step<5000)
{
draw_set_color(c_red)
draw_circle(mouse_x,mouse_y,10,1)
screen_refresh()
step+=1
}

Bote no 'Creation Code'!

Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!


Té!

ricaun

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 20:45

ricaun escreveu:Eu achei uma solução!

Pra quem quer saber ta ai!
Solução:
screen_refresh()
Como usar ahhh! tente isso!
Aqui!:
step = 0
while(step<5000)
{
draw_set_color(c_red)
draw_circle(mouse_x,mouse_y,10,1)
screen_refresh()
step+=1
}

Bote no 'Creation Code'!

Warning : Se o while for infinito o jogo nunca vai acabar!


Té!

Boa ricaun. Mas o desafio é para um movimento com o teclado, e não uma repetição como rastro com o mouse.

Mas essa sua ideia abriu algumas portas para mim, testando seu código acho que descobri uma brecha para brincar melhor com draw e talvez seja possível ir muito além da forma que eu fiz. Valeu.

-=-=-=-
Edit

Caraca!
Velho, vc realmente mostrou uma brecha que eu não havia notado na ordem de processamento do GM. Acho que agora da pra ir realmente longe sem objetos o,o

Vou aumentar o prazo pra galera tentar agora, fica até 23:59 de hoje. Com esse exemplo do ricaun da pra usar um caminho que eu desconhecia quando criei o desafio.

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 20:57

Agora fica bem mais facil, dá para usar sprites...
Eu não testei, mas se funciona com draw, dá para por sprites.
O problema é o loop.
Vou tentar aqui.

Até mais!

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Dom 29 Maio 2011, 20:58

Hehe

Eu matei a xarada agora vou fazer um joguinho e postar pra vcs!

Happy

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 21:05

Acho que agora está pronto:

Criar um sprite.
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Dom 29 Maio 2011, 21:08

Pedro Henrique escreveu:Acho que agora está pronto:

Criar um sprite.
Código:
xx=50
yy=50
image=0

while(1)
{
if keyboard_check(vk_left)
{xx-=3}
if keyboard_check(vk_right)
{xx+=3}
if keyboard_check(vk_up)
{yy-=3}
if keyboard_check(vk_down)
{yy+=3}
image+=1
draw_sprite(sprite_criado, image, xx, yy)
screen_refresh()
if keyboard_check_pressed(vk_esc)
break;
}

Tu não testo isso né!

De lei vai trava tudo!

ricaun

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por PedroX em Dom 29 Maio 2011, 21:12

Não sei se vai travar.
Eu coloquei que se apertar esc para o loop.
Não testei. O seu travou?

Até mais!

PedroX

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por Henrique-HB em Dom 29 Maio 2011, 21:13

ricaun escreveu:
Tu não testo isso né!

De lei vai trava tudo!

Exatamente, o GM não vai receber os comandos de teclado, essa foi uma das minhas primeiras tentativas de montar o loop.

Como vc está bem perto, Pedro, vou dar uma dica: vc precisar fazer o GM querer "ouvir" o comando. Já que um while infinito da pau, como fazer ele só agir quando vc mandar?

Com isso vc mata o loop.
-=-=-=-=-

Agora pra quem captou a brecha que o ricaun mostrou, mais uma dica: surfaces.
Infelizmente não vou ter tempo de fazer o segundo modo hoje, fica pra próxima, mas podendo usar draw temos uma gama muito maior de opções.


flw....

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Re: Desafio - Sem objetos

Mensagem por ricaun em Dom 29 Maio 2011, 22:06

Ahh! Ninguem quer mais brincar!

Xarada:

x = 250
y = 250

while(1)
{
x = x - keyboard_check(vk_left) + keyboard_check(vk_right);
y = y - keyboard_check(vk_up) + keyboard_check(vk_down);

draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_red,c_black,0)
draw_circle_color(x,y,32,c_white,c_white,1)

if keyboard_check(vk_escape) break;

screen_refresh()
io_handle()
}

game_end()

Agora quero ver jogos sem objetos!

=D

ricaun

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Re: Desafio - Sem objetos

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