GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13


[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Ir para baixo

[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Qui 23 maio 2024, 15:00

Boa tarde, me chamo Vinícius, era membro do fórum em 2011/2012 por aí, estou voltando agora a utilizar o game maker por hobby.

Estou desenvolvendo um game estilo Breakout, meu problema está na colisão do objBola com o objBloco. Nesta colisão, ocorre o bounce normal e o objBola deve diminuir uma vida do objBloco, porém, após diversas tentativas, ainda não consegui chegar a uma solução.

No primeiro caso, a colisão tirava 1, 2, 3 e até mais vidas, quando não atravessava o bloco destruindo o mesmo. No código atual, ele tira somente uma vida, porém o intertravamento que fiz, faz com que as vezes nenhuma colisão diminua a vida do bloco.

Vale ressaltar, que não tenho só um objBola, ele pode variar e ter diversas instâncias do mesmo colidindo em sequência.

Colisão do objBola com o objBloco:
Código:
x = xprevious;
 y = yprevious;

 move_bounce_solid(true);

 if(direction <= 180 && (15 > direction || direction > 165))
 {
 direction = clamp(direction, 15, 165);
 }

 else if (direction > 180 && (195 > direction || direction > 345))
 {
 direction = clamp(direction, 195, 345);
 }

Esse código foi pego do exemplo de breakout do gms2.

Colisão do objBloco com o objBall:
Código:

if _life>0 {
 if _colidiu=false{
 _life--
 global.pontos++
 _colidiu=true;
 }
}

Evento end step do objBloco (intertravamento para impedir perder mais de uma vida por vez, que esta causando o bug):
Código:

var _left = x - 4;
var _right = x + 4;
var _top = y - 4;
var _bottom = y + 4;

if (instance_place(_left, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _top, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(x, _bottom, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_left, y, objGameBall) != -4 ||
    instance_place(_right, y, objGameBall) != -4) {
    _colidiu=false;
}


Última edição por vdm842 em Sex 24 maio 2024, 09:52, editado 1 vez(es)
vdm842
vdm842

Data de inscrição : 13/05/2024
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty Re: [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto

Mensagem por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50

Bom dia. Foi resolvido com um simples timer com valor de step menor que o de geração. Obrigado
vdm842
vdm842

Data de inscrição : 13/05/2024
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos