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Básicos do GameMaker - Tremer a Tela

2 participantes

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Básicos do GameMaker - Tremer a Tela Empty Básicos do GameMaker - Tremer a Tela

Mensagem por Super Games Seg 22 Jun 2020, 11:56


Básicos do GameMaker - Tremer a Tela Image4-screenshake._TTH_
Básicos do GameMaker - Tremer a Tela
(Original: GameMaker Basics: Screen Shake)


  • Versão do GameMaker: GameMaker Studio 2 / Qualquer uma (eu acho)
  • Dificuldade: Iniciante
  • Requer Extensões: Não
  • Requer DLLs: Não
  • Tags: Tremer / Tela / Tremor / Terremoto

-----------------------------------------------------------------------------------------

(Esta é uma tradução/adaptação minha de um tutorial de GameMaker, postado na área de desenvolvedores do site da Amazon, por Nathan Ranney. Todos os créditos a ele ^ ^)

E aí, pessoal! Hoje irei falar sobre um efeito muito presente em jogos indie: tremer a tela! Um efeito clássico que ajuda a intensificar impactos, explosões, disparos de armas e muito mais. Fazer a tela tremer é um processo muito simples, mas como você irá ver, existem várias nuances que você pode mexer para mudar drasticamente o impacto do efeito. Este tutorial assume que você já está familiarizado com views no GameMaker, caso contrário, recomendo que leia o seguinte tutorial: #DGM Aula 01 - Views

Configuração

Antes de começarmos a balançar a câmera por aí, é uma boa ideia estabelecer e ajustar algumas variáveis que irão ajudar a controlar o tremor da tela. A melhor forma de fazer isso é criando um objeto controlador. Um objeto controlado é um objeto persistente que gerencia vários aspectos do jogo, como a pontuação, a câmera, mudanças de level e muitas outras coisas. Se o seu projeto ainda não possui um objeto controlador, agora seria uma boa hora para adicionar um. Feito isso, vamos estabelecer as variáveis!

Evento Create do objeto controlador

Código:
shake = false;
shakeDur = 5;
shakeForce = 1;

Essas três variáveis irão nos permitir gerenciar facilmente o tremor da tela. A primeira variável (shake) é usada para ligar ou desligar o efeito, a segunda (shakeDur) controla a duração e a terceira (shakeForce) controla a sua intensidade.

Script de aproximação

Antes de prosseguirmos para o próximo passo, que é usar as variáveis, é essencial para este tutorial o uso desse script de aproximação (que foi escrito por Matt Thorson, o desenvolvedor de Celeste!):

Código:
/// approach(start, end, shift);

if(argument0 < argument1){
   return min(argument0 + argument2, argument1);
}else{
   return max(argument0 - argument2, argument1);
}

Esse script pega um valor e muda ele para outro por uma quantia definida a cada frame. Nós iremos o usar para reiniciar a câmera para seu valor padrão, que será zero. Agora, de volta ao tremor da tela.

Evento Step do objeto controlador

Código:
if(shake){
   shakeDur --;
   view_xview += choose(-shakeForce,shakeForce);
   view_yview += choose(-shakeForce,shakeForce);
   if(shakeDur <= 0){
       shake = false;
       shakeDur = 5;
   }
}else{
   view_xview = approach(view_xview,0,0.3);
   view_yview = approach(view_yview,0,0.3);
}

Esse é um código bem simples. Primeiro nós checamos se shake é verdadeiro e, se for, começamos a contar regressivamente a nossa variável shakeDur. Uma vez que shakeDur atinge zero, shake fica falso e shakeDur reinicia para seu valor máximo, que é cinco. Enquanto shakeDur conta regressivamente, nós movemos a view adicionando shakeForce aleatoriamente.

Se você não está familiarizado com a função choose, saiba que ela é bem autoexplicativa. Ela simplesmente escolhe um dos arguments providenciados. Isso significa que a nossa câmera está se movendo um pixel para cima, para baixo, para esquerda ou para baixo aleatoriamente a cada cinco frames. Uma vez que shakeDur atinge zero e shake não é mais verdadeiro, a view volta para zero usando o script de aproximação.

-----------------------------------------------------------------------------------------

E é basicamente isso! Uma boa ideia agora é dedicar um pouco do seu tempo para mexer com os valores das variáveis, vendo o que acontece quando você os aumenta ou diminui.

Obrigado e até a próxima! flw


Última edição por Super Games em Seg 30 Nov 2020, 09:42, editado 2 vez(es)
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Mensagem por TRFN Dom 28 Jun 2020, 21:07

Muito obrigado por sua iniciativa e contribuição! Creio que ajudará muitos na comunidade. A tradução está muito boa. Smile
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Mensagem por Super Games Dom 28 Jun 2020, 22:00

Obrigado, @TRFN <3

Por enquanto eu dei uma pausa, mas pretendo traduzir mais tutoriais depois.
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