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[Tutorial] Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
Olá pessoal!
antes eu nao dava conta de fazer um menu estilo rpg maker, mais isto faz tempo,
entao eu decidi tentar fazer, por parecer faciu (agora) e então, eu conssegui, e deu
certo ^^entao decidi postar aqui para enssinar algumas pessoas
Título: Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
Versão do GM: Game Maker 8.0
Dificuldade: Medio (eu acho)
Link para download da Engine: Baixar
primeira coisa a fazer: Crie uma sprite com o nome de "spr_opcoes" com 5 imagens e coloque center
0 - Iniciar
1 - Iniciar Selecionado
2- Continuar
3- Continuar Selecionado
4- Sair
5- Sair Selecionado
vai ficar mais o meno assim:
segunda coisa a fazer: cria uma sprite que sera a base no tamanho 200x32 com o nome de "spr_base" e coloque center
Agora vamos para o objeto, crie um objeto com o nome de "obj_menu" com o sprite "spr_base"
no evento create crie o seguinte codigo:
Agora vamos para o evento alarm[0]
no code coloca:
agora vamos para o evento Step, o mais complicado:
Agora vamos para o evento draw
final:
antes eu nao dava conta de fazer um menu estilo rpg maker, mais isto faz tempo,
entao eu decidi tentar fazer, por parecer faciu (agora) e então, eu conssegui, e deu
certo ^^entao decidi postar aqui para enssinar algumas pessoas
Título: Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
Versão do GM: Game Maker 8.0
Dificuldade: Medio (eu acho)
Link para download da Engine: Baixar
primeira coisa a fazer: Crie uma sprite com o nome de "spr_opcoes" com 5 imagens e coloque center
0 - Iniciar
1 - Iniciar Selecionado
2- Continuar
3- Continuar Selecionado
4- Sair
5- Sair Selecionado
vai ficar mais o meno assim:
segunda coisa a fazer: cria uma sprite que sera a base no tamanho 200x32 com o nome de "spr_base" e coloque center
Agora vamos para o objeto, crie um objeto com o nome de "obj_menu" com o sprite "spr_base"
no evento create crie o seguinte codigo:
- Code:
- image_yscale=0.1
menu1=1
menu2=2
menu3=4
select=1
imagem=false
alarm[0]=10
/*o codigo "image_yscale=0.1" serve para comessa com o tamanho de imagem Vertical minimo, que servirar para dar um efeito que irei colocar jaja
o codigo "menu1=1" e a imagem que sera a opção do menu que "1" é selecionado e "0"e deselecionado o iniciar fica selecionado quando abrimos
o codigo "menu2=2" e a imagem do continue "2"= deselecionado "3"= selecionado
o codigo "menu3=4" e a imagem do sair "4" deselecionado "5" selecionado
o codigo "select=1" é a opção que estara selecionada
o codigo imagem=false, e do efeito que irei colocar jaja
o codigo "alarm[0]=10" tambem e do efeito que irei colocar*/
Agora vamos para o evento alarm[0]
no code coloca:
- Code:
- imagem=true
agora vamos para o evento Step, o mais complicado:
- Code:
- if image_yscale<=3 //Se a imagem Vertical for menor que 3
{
image_yscale+=0.2 //almentara 0.2
}
if select=1 //se estiver selecionado a opção 1
{
menu1=1 //mostra a imagem selecionado
menu2=2 //mostra a imagem deselecionado
menu3=4 //mostra a imagem deselecionado
}
if select=2 //se estiver selecionado a opção 2
{
menu1=0 //mostra a imagem deselecionado
menu2=3 //mostra a imagem selecionado
menu3=4 //mostra a imagem deselecionado
}
if select=3 //se estiver selecionado a opção 3
{
menu1=0 //mostra a imagem deselecionado
menu2=2 //mostra a imagem deselecionado
menu3=5 //mostra a imagem selecionado
}
if keyboard_check_pressed(vk_up) //se precionar a seta para Cima
{
if select>=2 //se estiver mais que 2 (debaixo de continue) = sair
{
select-=1 //diminuira 1
}
else //ou
{
select=3 //voltara para 3 = Sair
}
}
if keyboard_check_pressed(vk_down) //se precionar a seta para Baixo
{
if select<=2 //se estiver menos que 2 (acima de continue) = sair
{
select+=1 //almentara 1
}
else //ou
{
select=1 //voltara para 1 = iniciar
}
}
if keyboard_check_pressed(vk_enter) //se precionar enter
{
if select=1 //se estiver selecionado 1 = iniciar
{
show_message("iniciar") //o que ira acontecer se iniciar
}
if select=2 //se estiver selecionado 2 = continuar
{
show_message("continuar") //o que ira acontecer se continuar
}
if select=3 //se estiver selecionado 3 = sair
{
game_end() //o que ira acontecer se sair
}
}
/*o code "if image_yscale<=3
{
image_yscale+=0.2
}" sera: a imagem começara pequena no tamanho 0.1
e se estiver menos que 3 continuara almentando, isto dara
um efeito que começara pequeno, e ficara grande,
e apos isto aparecera as opções*/
Agora vamos para o evento draw
- Code:
- draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
if imagem=true
{
draw_sprite(spr_opcoes,menu1,x+0,y+-20)
draw_sprite(spr_opcoes,menu2,x+0,y+0)
draw_sprite(spr_opcoes,menu3,x+0,y+20)
/*o "spr_opcoes" e para mostrar a sprite que fizemos com a opcao
o menu1/2/3 mostrara a imagem do menu selecionado
o X e a posição horizontal, e o Y a posição Vertical
/*o "spr_opcoes" e para mostrar a sprite que fizemos com a opcao
o menu1/2/3 mostrara a imagem do menu selecionado
o X e a posição horizontal, e o Y a posição Vertical
o "if imagem=true" serve para que se a imagem for true aparecera as opcoes
o alarm que colocamos no começo no create, e no evento.*/
}
final:
Última edição por Bruno_13 em Qua 05 Fev 2014, 12:49, editado 1 vez(es)
Bruno_13- Data de inscrição : 17/11/2012
Reputação : 30
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
Bruno, o ideal é que vc faça os comentários dentro do próprio código.
E seria muito bom se vc mostrasse como ficou o resultado final (através de uma imagem ou algo que o valha).
Fico no aguardo do update para aprovar o tutorial.
Obrigado pela contribuição.
Edit1: Agora sim! Aprovado!
E seria muito bom se vc mostrasse como ficou o resultado final (através de uma imagem ou algo que o valha).
Fico no aguardo do update para aprovar o tutorial.
Obrigado pela contribuição.
Edit1: Agora sim! Aprovado!
fredcobain- Games Ranking :
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x 0 x 3 x 0
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Re: [Tutorial] Menu Estilo RPG Maker com 1 objeto
Muito bom, Obrigado, eu estava tentando faser um menu desta forma
SangueStick- Data de inscrição : 08/02/2014
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x 0 x 0 x 0
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