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Quebrar tijolos estilo Mario

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Quebrar tijolos estilo Mario Empty Quebrar tijolos estilo Mario

Mensagem por Super Games Qui 14 Nov 2013, 10:22

Quebrar tijolos estilo Mario Ezgif-10
Quebrar tijolos estilo Mario


  • Versão do GameMaker: Qualquer uma (eu acho)
  • Dificuldade: Iniciante
  • Requer Extensões: Não
  • Requer DLLs: Não
  • Tags: Tijolos / Quebrar / Mario


---------------------------------------------------------------
Ahhhh, Super Mario... lendária franquia de jogos onde você controla um encanador bigodudo que, para resgatar sua princesa, deve enfrentar vários obstáculos e inimigos, coletar moedas, power-ups... e quebrar tijolos. Enfim, este tutorial vai te ensinar a como recriar essa mecânica clássica :V

Vamos começar! Primeiro, crie dois sprites:

spr_tijolo_normal = Este será o sprite do tijolo normal, como já diz o nome
spr_tijolo_quebrando = Este será o sprite com a animação do tijolo quebrando

Feito isso, agora crie dois objetos, obj_tijolo_normal e obj_tijolo_quebrando, no primeiro, coloque a sprite do tijolo normal e nele marque a opção Solid e clique em OK. Agora, no segundo objeto, coloque a sprite do tijolo quebrando, também marque a opção Solid, feito isso, crie um evento Create, e coloque:

Código:
image_speed=0.5

Explicação:Isso servirá para controlar a velocidade da animação do sprite.

Agora, crie um evento Other>Animation End e coloque:

Código:
instance_destroy()

Explicação: Isso fará com que, quando a animação acabar acabar, o objeto seja destruído/deletado.

Agora no objeto do seu personagem, crie uma colisão com o obj_tijolo_normal e coloque:

Código:
{
if other.vspeed<vspeed
{
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
}else{

{if other.vspeed>vspeed
{with(other){instance_change(tijolo_quebrando,true)}
}
}
}
}

Explicação: Isso fará com que, se você bater no tijolo em uma direção que não seja em baixo, ocorra uma colisão normal como em outros blocos, mas caso bata em baixo do tijolo, ele vire o obj_tijolo_quebrando.

Agora, como mais uma "precaução", vamos colocar uma colisão com o obj_tijolo_quebrando coloque:

Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0

Explicação: Isso fará com que, quando você encostar no tijolo quebrando, não ocorra algum bug, algo que pode ocorrer.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Pronto, agora é só testar.


Até!


Última edição por Super Games em Sáb 16 Nov 2013, 09:11, editado 2 vez(es)
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