Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial]Invisibilidade Parcial
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Invisibilidade Parcial
Invisibilidade Parcial
Este é o primeiro tutorial de uma serie de efeitos que ensinarei, mais os próximos estarão todos juntos
A maioria dos programadores do Game Maker já estão acostumados a mudar o alpha dos desenhos pra criar efeitos de invisibilidade, mais de um modo que não fique impossível para o jogador de vê-lo(Falso invisível).
Mais existe outra maneira de Criar este efeito, alguns poderiam julgar este efeito como MUITO melhor, (ou não), mais consome mais memória que apenas mudar o alpha.
Como funciona:
- Recortar um pedaço da tela
- Desenhar o inverso da sprite
- Apagar o inverso
- Desenhar o que sobrou
- Apagar da memoria
Quais funções usaremos:
- Recortar tela - sprite_add_from_screen
- Imagem temporaria -surface_create,surface_set_target
- Desenhar nova sprite - draw_sprite
- Limpar memoria - surface_free, {sprite_delete - não tira da memoria, sprite_replace_sprite - com file vazia - devagar}
obs.: O que é uma sprite invertida?
Veja só (considere verde transparencia):
Explanação : Ao recortar um pedaço da tela com margem de erro , eliminar a área não desejada, você estará redesenhando esta pequena parte da tela com um erro, e com a forma da sprite original.
Mão na massa :
temp_spr=sprite_vazia
temp_spr2=sprite_vazia
nothing.gmspr=sprite+vazia salva em formato .gmspr
create
- Código:
surf=surface_create(sprite_width,sprite_height)
step
- Código:
sprite_replace_sprite(temp_spr,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_screen(temp_spr2,x-sprite_xoffset-8,y-sprite_yoffset-8,sprite_width-8,sprite_height-8,-1,0)
surface_set_target(surf)
draw_sprite(temp_spr2,0,0,0)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,sprite_xoffset,sprite_yoffset,lado,1,0,c_white,1)
surface_reset_target()
sprite_replace_sprite(temp_spr2,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_surface(temp_spr,surf,0,0,sprite_width,sprite_height,1,0)
draw
- Código:
draw_sprite(temp_spr,0,x-sprite_xoffset,y-sprite_yoffset)
Bem, aqui completamos o efeito invisibilidade parcial, veja a engine aqui Download
obs.: Por motivo não especificado da erro se você tiver esta imagem a 670 pixels de x ou y, eu não sei porque , este efeito deve ser usado com caltela em jogos simples e medianos.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
Bah,rodrigo,legal esse seu sistema ,eu vinha procurando algo parecido,mas você teria como ensinar como eu faria para criar um efeito de lupa raio-x tipo assim: eu coloco um personagem escondido atraz de uma porta e quando eu passo a lupa por onde ela passar aparece o personagem do outro lado da porta,como se eu tivesse usando a visao raio-x do superman para ser mais especifico,tem como vc me ensinar por favor?
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
OK, vou tentar fazer
Edit
Ta aqui, vai estar incluido nos novos efeitos
Edit
Ta aqui, vai estar incluido nos novos efeitos
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
Era isso mesmo que eu procurava Rodrigo,funcionou direitinho aqui,valeu.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos