Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Tutorial]Invisibilidade Parcial
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Invisibilidade Parcial
Invisibilidade Parcial
Este é o primeiro tutorial de uma serie de efeitos que ensinarei, mais os próximos estarão todos juntos
A maioria dos programadores do Game Maker já estão acostumados a mudar o alpha dos desenhos pra criar efeitos de invisibilidade, mais de um modo que não fique impossível para o jogador de vê-lo(Falso invisível).
Mais existe outra maneira de Criar este efeito, alguns poderiam julgar este efeito como MUITO melhor, (ou não), mais consome mais memória que apenas mudar o alpha.
Como funciona:
- Recortar um pedaço da tela
- Desenhar o inverso da sprite
- Apagar o inverso
- Desenhar o que sobrou
- Apagar da memoria
Quais funções usaremos:
- Recortar tela - sprite_add_from_screen
- Imagem temporaria -surface_create,surface_set_target
- Desenhar nova sprite - draw_sprite
- Limpar memoria - surface_free, {sprite_delete - não tira da memoria, sprite_replace_sprite - com file vazia - devagar}
obs.: O que é uma sprite invertida?
Veja só (considere verde transparencia):
Explanação : Ao recortar um pedaço da tela com margem de erro , eliminar a área não desejada, você estará redesenhando esta pequena parte da tela com um erro, e com a forma da sprite original.
Mão na massa :
temp_spr=sprite_vazia
temp_spr2=sprite_vazia
nothing.gmspr=sprite+vazia salva em formato .gmspr
create
- Código:
surf=surface_create(sprite_width,sprite_height)
step
- Código:
sprite_replace_sprite(temp_spr,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_screen(temp_spr2,x-sprite_xoffset-8,y-sprite_yoffset-8,sprite_width-8,sprite_height-8,-1,0)
surface_set_target(surf)
draw_sprite(temp_spr2,0,0,0)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,sprite_xoffset,sprite_yoffset,lado,1,0,c_white,1)
surface_reset_target()
sprite_replace_sprite(temp_spr2,'nothing.gmspr')
sprite_add_from_surface(temp_spr,surf,0,0,sprite_width,sprite_height,1,0)
draw
- Código:
draw_sprite(temp_spr,0,x-sprite_xoffset,y-sprite_yoffset)
Bem, aqui completamos o efeito invisibilidade parcial, veja a engine aqui Download
obs.: Por motivo não especificado da erro se você tiver esta imagem a 670 pixels de x ou y, eu não sei porque , este efeito deve ser usado com caltela em jogos simples e medianos.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
Bah,rodrigo,legal esse seu sistema ,eu vinha procurando algo parecido,mas você teria como ensinar como eu faria para criar um efeito de lupa raio-x tipo assim: eu coloco um personagem escondido atraz de uma porta e quando eu passo a lupa por onde ela passar aparece o personagem do outro lado da porta,como se eu tivesse usando a visao raio-x do superman para ser mais especifico,tem como vc me ensinar por favor?
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
OK, vou tentar fazer
Edit
Ta aqui, vai estar incluido nos novos efeitos
Edit
Ta aqui, vai estar incluido nos novos efeitos
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Invisibilidade Parcial
Era isso mesmo que eu procurava Rodrigo,funcionou direitinho aqui,valeu.
JoaoVanBlizzard- Games Ranking :
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
Tópicos semelhantes
» GM RPG - 1º Lição - Criando um char com movimento isométrico de RPG
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part I
» Como fazer com que a view siga 2 ou mais objeto?
» tutorial de mmo
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part II(Final)
» [Tutorial] 39dll Tutorial - Part I
» Como fazer com que a view siga 2 ou mais objeto?
» tutorial de mmo
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|