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Como fazer um sistema de pulo manualmente?

4 participantes

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pulo - Como fazer um sistema de pulo manualmente? Empty Como fazer um sistema de pulo manualmente?

Mensagem por douglaslds Qua 17 Fev 2010, 17:58

Olá pessoal eu sou novo no game maker já sei o basico sobre ele, e queria saber como fazer um sistema de pulos manualmente sem ter que usar códigos pois pesquisei aqui e todos os tutoriais que vi eles utilizaram códigos e quando eu coloquei aki no meu GM não funcionou, quem puder me ajudar agradeço!!!!

PS:è a minha primeira postagem aki no fórum se tiver postado alguma coisa errada ou no lugar errado prometo q não irá ocorrer mais isso

afro
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Mensagem por lucas mendes Qua 17 Fev 2010, 18:46

olá bem vindo ao fórum...
olha eu acho que o seu gm é lite...
por isso num pega o sistema de gravidade.

vlw.
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Mensagem por douglaslds Qua 17 Fev 2010, 20:04

Meu GM é PRO
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Mensagem por Mystery_boy_maker Qua 17 Fev 2010, 20:23

eu sei que voce é novo no site e é sempre bom começar com o drag e drop do game maker ao inves dos codigos o sistema de pulo mais simples que eu conheço faça assim :

1 va em add evente e adicione o evento STEP
2 va na aba move e adicione a ação SET GRAVITY
3 em Direction coloque 270 e em gavity coloque 1
4 agora voce deve adionar a ação para o evento que faz pular para isso escolha a tecla que fara pular
5 na ação da tecla arraste a ação SPEED VERTICAL e em vert speed adicione - 12

não esqueça de colocar um chão para o objeto basta colocar na colisão dos dois o vert speed em 0


em codigo ficaria assim :

STEP :

Código:
gravity = 1
gravity_direction 

if keyboard_check(vk_space){ if not place_free(x,y+1){ vspeed = - 12 } }

e na colisão com o chao :

Código:
vspeed = 0
espero ter ajudado XD
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Mensagem por msx_gold Qua 17 Fev 2010, 20:37

E ai amigo tudo bom? O fato do seu GM ser ou não Pro nao atrapalha nada em código de pulo. Vou tentar te explicar como fazer e te dar um exemplo, assim voce mesmo poderá fazer o seu.
No GM voce tem forcas que podem ser ativadas para um objetos. Temos uma forca horizontal representada por hspeed e temos uma força vertical representada por vspeed. Temos tambem um sistema de gravidade representada por duas variaveis do objeto: gravity e gravity_direction. Geralmente gravity_direction deverá esta setada para 270 graus para que fique puxando o char para baixo. O que acontece de fato é que o GM adiciona o valor de gravity à variavel vspeed. Então se ao apertar uma teclar 'A' por exemplo definirmos o valor de vspeed para um numero negativo como por exemplo -10 fara com que o char 'pule' pois o GM vai 'somar' um valor negativo no Y do char o que vai efetivamente faze-lo subir, e como a gravidade vai estar funcionando, ele vair 'cair' normalmente. Vejamos isso em código:
Primeiro no evento Create do seu char coloque o seguinte:
Código:

gravity = 0.5; // forca da gravidade em cada step
gravity_direction = 270;  //direcao 270 graus aponta para baixo 0 graus direita...
vspeed = 0; // so pra garantir;
hspeed = 0; // idem
Agora no evento Step do char
Código:

if (keyboard_check_pressed(ord('A')))
{
  vspeed = -10; //quando apertar a tecla A
}

if (not place_free(x, y + vspeed))
{
  move_contact_solid(270, 10); //para ele 'pizar' no chao
  gravity = 0;
  vspeed = 0;   
} else
  gravity = 0.5;
if (keyboard_check(vk_left))
{
  x = x - 4;//anda para esquerda
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
  x = x + 4;//anda para direita
}
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Mensagem por douglaslds Qua 17 Fev 2010, 21:15

Opa vlw mesmo as duas técnicas funcionaram e ainda aprendi mais como funciona o sistema de pulos, brigadão Very Happy

Ah esqueci como faz para ele só dar apenas dois pulos?
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