Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Drag-and-Drop é necessário?
+5
Vikintor
Da Galáxia
Kabeção
Thyago
gabrielost
9 participantes
Página 1 de 1
Drag-and-Drop é necessário?
Olá amigos, estou iniciando no game maker, e já gostaria de começar usando a GML, que ouvi dizer ser uma linguagem muito poderosa. ;D
As minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?
2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?
Eu gostaria de criar o meu jogo sem a necessidade de usar Drag-and-Drop. Apenas usando a GML. E o simples fato de colocar a ação: Execute a piece of code, já estaria sendo usando Drag-and-Drop. É possível criar um jogo sem Drag-and-Drop?
Desde já agradeço...
As minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?
2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?
Eu gostaria de criar o meu jogo sem a necessidade de usar Drag-and-Drop. Apenas usando a GML. E o simples fato de colocar a ação: Execute a piece of code, já estaria sendo usando Drag-and-Drop. É possível criar um jogo sem Drag-and-Drop?
Desde já agradeço...
gabrielost- Data de inscrição : 24/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
.tente ver os diversos tutoriais para iniciantes que tem no forum,sera mais facil de vc aprender.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Thyago escreveu: .tente ver os diversos tutoriais para iniciantes que tem no forum,sera mais facil de vc aprender.
Obrigado pela sugestão, mas minha dúvida não é essa... Eu queria saber se eh possível criar um jogo sem a necessidade de usar os recursos drag-and-drop do GM, apenas usando a GML. Sem precisar colocar qualquer ação em um objeto, nem mesmo ações que chamem códigos.
gabrielost- Data de inscrição : 24/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
[quote="gabrielost"]Olá amigos, estou iniciando no game maker, e já gostaria de começar usando a GML, que ouvi dizer ser uma linguagem muito poderosa. ;D
As minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?
2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?[quote]
Game Maker é totalmente orientado a objetos.
O máximo que você pode fazer sem um objeto é colocar um script no "Creation code" que fica na aba settings das propriedades da room, mas ele é executado uma única vez quando a fase inicia.
Normalmente quem usa só GML precisa apenas do Execute a piece of code para fazer seu jogo.
Todos os icones podem ser substituídos por códigos, alguns precisaria de apenas uma função mas outros dariam muito mais trabalho.
As minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Os scripts criados na pasta Scripts do menu principal do GM (onde também estão localizadas as pastas: Sprites, Sounds, etc...) podem ser executados sem a necessidade de serem chamados por algum objeto?
2 - E quanto ao script que pode ser acrescentado a uma room, este também pode ser executado sem a necessidade de ser chamado por algum objeto?[quote]
Game Maker é totalmente orientado a objetos.
O máximo que você pode fazer sem um objeto é colocar um script no "Creation code" que fica na aba settings das propriedades da room, mas ele é executado uma única vez quando a fase inicia.
Você não pode executar scripts sem usar Execute a piece of code ou Execute Script, seria como tentar usar Notepad sem um teclado...Eu gostaria de criar o meu jogo sem a necessidade de usar Drag-and-Drop. Apenas usando a GML. E o simples fato de colocar a ação: Execute a piece of code, já estaria sendo usando Drag-and-Drop. É possível criar um jogo sem Drag-and-Drop?
Desde já agradeço...
Normalmente quem usa só GML precisa apenas do Execute a piece of code para fazer seu jogo.
Todos os icones podem ser substituídos por códigos, alguns precisaria de apenas uma função mas outros dariam muito mais trabalho.
Re: Drag-and-Drop é necessário?
A piece code não é um Drag-and-Drop (apesar de vc estar arrastando um icone), ela é como a folha em branco das outras linguagens de computação em que vc escreve os codigos, como as units do Delphi. Agora, se queres fazer sem estas "folhas" arrastadas, la no code da room vc pode fazer um jogo inteiro, porem daria muito mais trabalho desnecessario. Tem algo aqui no forum que ensina isso, so não me lembro o nome pra procurar.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Vc pode sim criar um jogo todo com GML sem usar nenhum drag e drop e sem criar nenhum objeto.veja esse exemplo q fiz:(mas é melhor usar drag and drop )
Coloque no script da primeira room:
Coloque no script da primeira room:
- Código:
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
/*Tutorials Copyrights
Todos direitos reservados.Copyright 2010 by VF Victor Follador. É autorizada a
distribuição desse tutorial desde que o nome do autor esteja contido no mesmo e que
a obra não seja modificada sem autorização do autor.
Game Maker Copyright
Game Maker by Mark Overmars (http://www.gamemaker.nl).
*/
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0)
//Pontuação
highscore_set_strings('RANKING','Ninguem','Aperte enter para sair')
//Impede de dar erro no menu principal
opcao2 = 99
//Menu Prinicpal
opcao = show_message_ext('Selecione uma opção','JOGAR','OPÇÕES','SAIR')
if opcao = 1
{
}
if opcao = 2
{
opcao2 = show_message_ext('Selecione uma opção','COMO JOGAR','RANKING','RANK S')
if opcao2 = 1
{
show_info()
game_restart()
}
if opcao2 = 2
{
highscore_show(0)
game_restart()
}
if opcao2 = 3
{
certeza = show_question('Tem certeza que deseja apagar todas pontuações feitas pelos usuarios e começar um novo com rankings oficiais de padrão para tentar superalos?')
if certeza = true
{
// Prepara um novo ranking
highscore_clear()
highscore_add('péssimo',1)
highscore_add('ruim',100)
highscore_add('principiante',300)
highscore_add('regular',500)
highscore_add('bom',800)
highscore_add('Amador',1000)
highscore_add('Pro',1500)
highscore_add('Maniaco',2000)
}
game_restart()
}
}
if opcao = 3
{
game_end()
}
if opcao = 0 then game_restart()
if opcao2 = 0 then game_restart()
//Cria a bolinha que você controla
global.player_1 = object_add()
object_set_sprite(global.player_1,global.sprite_c) http://global.sprite_c é o sprite da bolinha (somente para colisão)
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_left(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_right(global.player_1= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.player_1= 28)')
instance_create(320,272,global.player_1)
//Cria os controles da bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_up) = true then if y > 30 then y-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_down) = true then if y < 380 then y+=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_left) = true then if x > 10 then x-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_right) = true then if x < 600 then x+=6')
//Cria os blocos inimigos
global.evento = object_add()
global.posicao = choose(10,25,15,14,20,16,13,11,12,9,8)//Velocidade dos blocos inimigos
object_set_sprite(global.evento,global.sprite_c)
object_event_add(global.evento,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.evento= 4) sprite_get_bbox_left(global.evento= 4) sprite_get_bbox_right(global.evento= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.evento= 26)')
object_event_add(global.evento,ev_create,0,'global.posicao = choose(10,16,13,11,12,9,8,11,10) vspeed = global.posicao hspeed = 0')
object_event_add(global.evento,ev_animation_end,0,'instance_create(random(640),0,global.evento) instance_destroy()')
instance_create(random(640),500,global.evento)
//Mostra a bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_draw,0,'draw_set_color(c_blue) draw_ellipse_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_blue,c_fuchsia,0) draw_set_color(c_black)')
//Mostra os blocos inimigos
object_event_add(global.evento,ev_draw,0,'draw_rectangle_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_black,c_dkgray,c_silver,c_red,0)')
//Cria o objeto principal
global.evento2 = object_add()
object_event_add(global.evento2,ev_create,0,'depth = -10 alarm[0]= 100')
object_event_add(global.evento2,ev_step,0,'score += 1')
object_event_add(global.evento2,ev_alarm,0,'instance_create(random(640),500,global.evento) alarm[0] = 100')
instance_create(1,400,global.evento2)
font_get_bold(1)
draw_set_color(c_blue)
//Mostra a pontuação na tela
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_dkgray) draw_rectangle(0,400,640,480,0) image_alpha = 0.6 draw_set_color(c_black) draw_rectangle(100,400,500,460,0) image_alpha = 1")
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_blue)draw_text_transformed(100,400,'PONTOS',2,2,0) draw_set_color(c_white)draw_text_transformed(270,400,score,2,2,0)")
//Cria um objeto para mostrar a chuva
global.evento3 = object_add()
object_event_add(global.evento3,ev_draw,0,"effect_create_below(ef_rain ,x,y,2,c_white)")
object_event_add(global.evento3,ev_create,0,'depth = 10')
instance_create(1,400,global.evento3)
//colisao da bola com o quadrado
object_event_add(global.player_1,ev_collision,global.evento,"highscore_show(score) game_restart()")
//OUTRAS CONFIGURAÇÕES
room_caption = 'Desvie dos quadrados,Engine de Victor Follador 2010'
show_score = false
draw_set_color(c_purple)
window_set_cursor(cr_uparrow)
background_color = c_maroon
effect_create_below(ef_explosion ,x,y,2,c_black)
Acho que era esse meu script. Mas não tenho certeza se já tem um tuto a mais.Da Galáxia escreveu:Tem algo aqui no forum que ensina isso, so não me lembro o nome pra procurar.
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Bem...acho que o D&D, quando iniciei no GM comecei com o Drag and Drop, porque o GML é muito dificil para iniciantes, até hoje eu uso mais D&D do que GML. Então recomendo começar com o D&D.
Valew!
Valew!
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: Drag-and-Drop é necessário?
É melhor começar mesmo com Drag and Drop.
Tem coisa que você faz em um segundo de D&D e faz em 1 minuto com códigos.
Tem coisa que você faz em um segundo de D&D e faz em 1 minuto com códigos.
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Obrigado pelas informações amigos... Este tópico já pode ser fechado. ;D
gabinoel- Data de inscrição : 29/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Quase 100 % D&D.
Meu Game
PS: quase ninguém comentou
Meu Game
PS: quase ninguém comentou
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 137
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Eu não conheço nenhuma maneira se se colocar códigos num objeto se usar o "Execute Code".
Quanto ao código da room, ele só acontece quando ela é iniciada, assim não daria para fazer um "jogo" sem usar o "Execute Code".
Se tiver dúvidas com Gml e D&D, acesse meu tutorial sobre isso.
Quanto ao código da room, ele só acontece quando ela é iniciada, assim não daria para fazer um "jogo" sem usar o "Execute Code".
Se tiver dúvidas com Gml e D&D, acesse meu tutorial sobre isso.
guiagge- Data de inscrição : 24/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 90
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Se o código for colocado em Creation code o jogo pode ser feito sem nenhum drag and drop.Não precisa nem usar o execulte_code.Basta criar um room e só.guiagge escreveu:Eu não conheço nenhuma maneira se se colocar códigos num objeto se usar o "Execute Code".
Quanto ao código da room, ele só acontece quando ela é iniciada, assim não daria para fazer um "jogo" sem usar o "Execute Code".
Se tiver dúvidas com Gml e D&D, acesse meu tutorial sobre isso.
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Victor_follador
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0) aqui vc esqueceu de por dois argumentos:
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0) aqui vc esqueceu de por dois argumentos:
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Não esqueci O código é para gmk 8 e não 7.Da Galáxia escreveu:Victor_follador
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0) aqui vc esqueceu de por dois argumentos:
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
Para o 7 esta no meu site.
Vikintor- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 901
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Drag-and-Drop é necessário?
Obrigado mesmo galera... =)
Este tópico já pode ser fechado.
Este tópico já pode ser fechado.
gabinoel- Data de inscrição : 29/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 7
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» GML VS Drag and Drop
» Comprar e Drag'n Drop
» criar um drag n drop
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
» [PEDIDO]DRAG and DROP !!!
» Comprar e Drag'n Drop
» criar um drag n drop
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
» [PEDIDO]DRAG and DROP !!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|