Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Ajuda com Caixa.
4 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com Caixa.
Salve manolos
No meu jogo de plataforma, quando o personagem colide com a caixa,ele muda de instance e a caixa vai pra a direita.
Quero que quando meu personagem pule em cima dela, ele fique em cima dela, e quando ele empurrar a caixa para o lado esquerdo, ela va para o lado esquerdo.
Faloost
No meu jogo de plataforma, quando o personagem colide com a caixa,ele muda de instance e a caixa vai pra a direita.
Quero que quando meu personagem pule em cima dela, ele fique em cima dela, e quando ele empurrar a caixa para o lado esquerdo, ela va para o lado esquerdo.
Faloost
pedr0bandeira- Data de inscrição : 26/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 58
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda com Caixa.
Bem só consigo responder a primeira pergunta!
no player coloque colision com a caixa e jump to position object caixa x=5
y=0 deu?
no player coloque colision com a caixa e jump to position object caixa x=5
y=0 deu?
freysun- Data de inscrição : 23/06/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 344
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda com Caixa.
Movido!
Eu nunca precisei de um código para movimentar objetos. No entanto, há uma lógica que tenho quase certeza que dará certo!
Então vamos lá!
No objeto da caixa, no seu evento de colisão com o player coloque:
if player.x < x //verifica se o player está à esquerda da caixa
{
if keyboard_check(vk_right) //verifica se tecla direita está pressionada
{
x+= 5; //move a caixa para a direita
}
}
//Agora vamo fazer ao contrário
if player.x > x //verifica se o player está à direita da caixa
{
if keyboard_check(vk_left) //vê se a tecla esquerda está pressionada
{
x-= 5 //move a caixa para a esquerda
}
}
Pronto! Com esse código a caixa só vai ser movida se o player estiver em algum dos lados da caixa.
Como eu disse, nunca precisei de um código assim, por isso, pode ter erros.
FLW
Eu nunca precisei de um código para movimentar objetos. No entanto, há uma lógica que tenho quase certeza que dará certo!
Então vamos lá!
No objeto da caixa, no seu evento de colisão com o player coloque:
if player.x < x //verifica se o player está à esquerda da caixa
{
if keyboard_check(vk_right) //verifica se tecla direita está pressionada
{
x+= 5; //move a caixa para a direita
}
}
//Agora vamo fazer ao contrário
if player.x > x //verifica se o player está à direita da caixa
{
if keyboard_check(vk_left) //vê se a tecla esquerda está pressionada
{
x-= 5 //move a caixa para a esquerda
}
}
Pronto! Com esse código a caixa só vai ser movida se o player estiver em algum dos lados da caixa.
Como eu disse, nunca precisei de um código assim, por isso, pode ter erros.
FLW
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda com Caixa.
No STEP do PLAYER coloque:
if place_meeting(x,y,caixa)
{
with (caixa)
{
if player.x < caixa.x then x+=5 ; sprite pra direita
if player.x > caixa.x then x-=5 ; sprite pra esquerda
}
}
//presumindo que ja tenhas os movimentos esquerda, direita e pulo do player, e tenha um code de gravidade que faça o player parar no chão e consequentemente em cima da caixa, vai dar certo.
OBS: as mudanças dos sprites não pode ser na colisao do jeito que tu fez, senão quando estiver em cima d caixa ou empurrando a caixa vão ser iguais.
if place_meeting(x,y,caixa)
{
with (caixa)
{
if player.x < caixa.x then x+=5 ; sprite pra direita
if player.x > caixa.x then x-=5 ; sprite pra esquerda
}
}
//presumindo que ja tenhas os movimentos esquerda, direita e pulo do player, e tenha um code de gravidade que faça o player parar no chão e consequentemente em cima da caixa, vai dar certo.
OBS: as mudanças dos sprites não pode ser na colisao do jeito que tu fez, senão quando estiver em cima d caixa ou empurrando a caixa vão ser iguais.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Ajuda com Caixa.
Valeu ai galera, mas nenhum funcionou ):
Faloost
Lembrando que:
- eu tenho um objeto do personagem empurrando a caixa;
- Fiz por D&D, e quando o personagem(normal) colide com a caixa, ele vira o obj personagem(empurrando) e a caixa move free 5px;
- No code do Da Galáxia, as caixas andam certinho conforme o lado que eu empurro, mas quando eu coloco as sprites, a caixa que vira a sprite do personagem;
- Quando o personagem pula em cima da caixa, ele passa direto e sai da room;
-Quero que de para subir na caixa tbm;
- eu tenho um objeto do personagem empurrando a caixa;
- Fiz por D&D, e quando o personagem(normal) colide com a caixa, ele vira o obj personagem(empurrando) e a caixa move free 5px;
- No code do Da Galáxia, as caixas andam certinho conforme o lado que eu empurro, mas quando eu coloco as sprites, a caixa que vira a sprite do personagem;
- Quando o personagem pula em cima da caixa, ele passa direto e sai da room;
-Quero que de para subir na caixa tbm;
Faloost
pedr0bandeira- Data de inscrição : 26/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 58
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Ajuda com caixa de texto no GM!
» ajuda com caixa de menssagem.
» Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!
» (Ajuda)Abrir uma caixa de pergunta para o jogador
» [P.A#1] Caixa 2D
» ajuda com caixa de menssagem.
» Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!
» (Ajuda)Abrir uma caixa de pergunta para o jogador
» [P.A#1] Caixa 2D
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos