GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

4 participantes

Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por vic22k Seg 02 Jul 2012, 22:27

Olá gente, eu tenho um objeto Talk, que quando acionada aparece uma barrinha com uma mensagem, e ele só funfa quando o objeto Char tem uma colisão com ele e é apertada a letra Z.

Mas eu fiz uma room sem o Char, e eu queria saber um jeito de trocar a colisão, por um clique.
( Quando clicasse no objeto Talk, aparecesse a tal mensagem ).

Vai aí o script do Talk normal:

Event Step
Código:
if (!variable_local_exists("text1")) {text1=""}
if (!variable_local_exists("text2")) {text2=""}
if (!variable_local_exists("text3")) {text3=""}
if (!variable_local_exists("text4")) {text4=""}
if (!variable_local_exists("text5")) {text5=""}
if (!variable_local_exists("text6")) {text6=""}
if (!variable_local_exists("text7")) {text7=""}
if (!variable_local_exists("text8")) {text8=""}
if (!variable_local_exists("text9")) {text9=""}
if (!variable_local_exists("text10")) {text10=""}
if (!variable_local_exists("text11")) {text11=""}
if (!variable_local_exists("text12")) {text12=""}
if (!variable_local_exists("text13")) {text13=""}
if (!variable_local_exists("text14")) {text14=""}

if (keyboard_check(ord("Z"))) {
    if (place_meeting(x,y+1,oChar) && oChar.direction=90 && global.canmove && oChar.moving=0) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)
    }
    if (place_meeting(x,y-1,oChar) && oChar.direction=270 && global.canmove && oChar.moving=0) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)
    }

    if (place_meeting(x+1,y,oChar) && oChar.direction=180 && global.canmove && oChar.moving=0) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)
    }
    if (place_meeting(x-1,y,oChar) && oChar.direction=0 && global.canmove && oChar.moving=0) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)
    }
}

Se alguém puder me ajudar, o que trocar, se excluo algo, etc... Obrigadaa! beijo


Última edição por vic22k em Ter 03 Jul 2012, 13:35, editado 3 vez(es)
vic22k
vic22k

Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Zero. Seg 02 Jul 2012, 22:49

troque o :
if (keyboard_check(ord("Z")))

por

if mouse_check_button_pressed(mb_left) (mb_left é o botão esquerdo do mouse) pode trocar por mb_right (direito)

Vlw Happy
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por vic22k Seg 02 Jul 2012, 23:07

não deu certo, não acontece nada Sad
vic22k
vic22k

Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Zero. Seg 02 Jul 2012, 23:16

Estranho, aqui funcionou.

Vc o Talk ta colidindo com o player ?

vc quer tirar essa colisão tb ?
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por vic22k Ter 03 Jul 2012, 00:14

Então, o meu oTalk colide com o player normalmente, mas criei uma room com um mini-game, como se fosse um jogo de objetos escondidos, só que quando clicasse em algum objeto, aparece a descrição dele em uma mensagem. Portanto, só nessa room não tem oChar, e dupliquei, fazendo um oTalk2, só pra clicar.

Sim, a colisão não deve existir, porque não há com o que colidir! Então eu tentei excluir o resto do script e só deixar "se clicar com o botao esquerdo scrTextBox text1 text2(...)" mas mesmo assim não funfa.

Sabe alguma forma de recriar um script com essas caracteristicas?
vic22k
vic22k

Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Zero. Ter 03 Jul 2012, 01:01

Ah! entendi ! Happy

Troca o código por isso, se vc notar eu tirei a colisão e trokey o evento keyboard_check_pressed :

Código:

if (!variable_local_exists("text1")) {text1=""}
if (!variable_local_exists("text2")) {text2=""}
if (!variable_local_exists("text3")) {text3=""}
if (!variable_local_exists("text4")) {text4=""}
if (!variable_local_exists("text5")) {text5=""}
if (!variable_local_exists("text6")) {text6=""}
if (!variable_local_exists("text7")) {text7=""}
if (!variable_local_exists("text8")) {text8=""}
if (!variable_local_exists("text9")) {text9=""}
if (!variable_local_exists("text10")) {text10=""}
if (!variable_local_exists("text11")) {text11=""}
if (!variable_local_exists("text12")) {text12=""}
if (!variable_local_exists("text13")) {text13=""}
if (!variable_local_exists("text14")) {text14=""}

if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)

}

Espero que funcione ! Happy
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Lázaro Games Ter 03 Jul 2012, 10:09

para o codigo funcionar, o Talk tem q ter um sprite. Já fiz isso, antigamente já tive um problema desses, aí coloquei um no Talk.
Explicando:
um objeto precisa de um sprite para colidir com os objetos e com o mouse, pois precisa da mascara de colisão, que está nele. Então, se o Talk não tiver um sprite_index, não vai poder ser clicado. Deixe visible=0 para ele não ser visto. O codigo do FlyAway está otimo!
Lázaro Games
Lázaro Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B
Data de inscrição : 08/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 70
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.lzstargames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por vic22k Ter 03 Jul 2012, 12:51

FlyAway escreveu:Ah! entendi ! Happy

Troca o código por isso, se vc notar eu tirei a colisão e trokey o evento keyboard_check_pressed :

Código:

if (!variable_local_exists("text1")) {text1=""}
if (!variable_local_exists("text2")) {text2=""}
if (!variable_local_exists("text3")) {text3=""}
if (!variable_local_exists("text4")) {text4=""}
if (!variable_local_exists("text5")) {text5=""}
if (!variable_local_exists("text6")) {text6=""}
if (!variable_local_exists("text7")) {text7=""}
if (!variable_local_exists("text8")) {text8=""}
if (!variable_local_exists("text9")) {text9=""}
if (!variable_local_exists("text10")) {text10=""}
if (!variable_local_exists("text11")) {text11=""}
if (!variable_local_exists("text12")) {text12=""}
if (!variable_local_exists("text13")) {text13=""}
if (!variable_local_exists("text14")) {text14=""}

if mouse_check_button_pressed(mb_left) {
        scrTextbox(global1,text1,text2,text3,text4,text5,text6,text7,text8,text9,text10,text11,text12,text13,text14)

}

Espero que funcione ! Happy

Funcionar, ele funciona, mas veja como é a room:

https://2img.net/h/oi46.tinypic.com/l8s9g.png

Acho que o problema é que tem Talks demais, não? E quando clico em qualquer parte da room, a mensagem que aparece é a do Talk da direita, por exemplo, eu clicava no guarda chuva e aparecia - Um violão. - Clicava no divã e também aparecia - Um violão.

Lázaro Games, é sim uma sprite, veja lá, é um retangulo azul só pra mim saber a posição...

Rolling Eyes que problemão Sad
vic22k
vic22k

Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Gonçalves Ter 03 Jul 2012, 13:00

Tira o Precise collision check da sprite.
Vai em Eventos e bota Mouse > Left Pressed. Bota o código dentro desse evento.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por vic22k Ter 03 Jul 2012, 13:16

Gonçalves deu certo, mas ele só funciona quando clico na borda da sprite.
Resolvi preencher a sprite pintando um quadrado todo, mas mesmo assim, só a ponta de cima da esquerda que faz aparecer a mensagem. Que faço?

------------------------------
[Edit]

Já consegui!! O problema estava no objeto, a mask estava errada, o certo é colocar "same as sprite"

muito obrigada a todos que me ajudaram!!! feliz2


Última edição por vic22k em Ter 03 Jul 2012, 13:34, editado 1 vez(es)
vic22k
vic22k

Data de inscrição : 20/06/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Gonçalves Ter 03 Jul 2012, 13:26

Vai na sprite > Modify Mask... > E ative o Full Image e Rectangle.
Gonçalves
Gonçalves

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios : Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa de mensagem com clique, ajuda com script! Empty Re: Caixa de mensagem com clique, ajuda com script!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos