Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
4 participantes
Página 1 de 1
Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Olá, pessoal.
Primeiramente, sempre que o meu personagem cai no chão após o pulo quando eu não mexo com ele( ele cai reto no châo) ele fica estático, "andando sobre uma esteira" para qualquer lado que eu pressione( left e right), só consegue se mexer se eu pular denovo e sempre que eu colidir com o chão estiver pressionando para uma direção, assim não caiu nesse bug.
A segunda axo que é mais simples, porém tbm não sei. Como faço para quando meu personagem pegar um item, todos os sprites dele mudarem em função daquele item? Tipo quando o mario pega a capa, o link uma roupa colorida, ou até a samus com a varia e gravity suit. Queria saber se é possível mudar todos esses sprites após eu "pegar" determinado item.
Espero que deu para vcs entenderem. Caso precisem eu posto meus scripts para a primeira questão. Valeu!!
Primeiramente, sempre que o meu personagem cai no chão após o pulo quando eu não mexo com ele( ele cai reto no châo) ele fica estático, "andando sobre uma esteira" para qualquer lado que eu pressione( left e right), só consegue se mexer se eu pular denovo e sempre que eu colidir com o chão estiver pressionando para uma direção, assim não caiu nesse bug.
A segunda axo que é mais simples, porém tbm não sei. Como faço para quando meu personagem pegar um item, todos os sprites dele mudarem em função daquele item? Tipo quando o mario pega a capa, o link uma roupa colorida, ou até a samus com a varia e gravity suit. Queria saber se é possível mudar todos esses sprites após eu "pegar" determinado item.
Espero que deu para vcs entenderem. Caso precisem eu posto meus scripts para a primeira questão. Valeu!!
FMP- Data de inscrição : 04/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Que código você está usando para o movimento do objeto?
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
A segunda:
É só você testar com qual item o personagem está (ou se não está com nenhum) antes de mudar o sprite.
Você pode fazer assim:
Create:
item = 0;
// Variável que determinará com qual item está.
// Por exemplo, se fosse Mario:
// Item 0: Sem item.
// Item 1: Planta.
// Item 2: Pena.
// ...
Ao pegar cada um dos itens, você dá à variável o valor equivalente ao item. Exemplo (Mario):
Colisão com a planta:
item = 1;
Colisão com a pena:
item = 2;
...
Caso perca o item que tem:
item = 0;
Daí, sempre que você for escolher o sprite, você testa isso. Ou seja, onde houver:
sprite_index = sprite_direita;
Você coloca:
if (item == 0)
sprite_index = sprite_direita;
if (item == 1)
sprite_index = sprite_direita_planta;
if (item == 2)
sprite_index = sprite_direita_pena;
...
Esse último código deve estar, de preferência, no step. Assim, logo que você pegar o item, o sprite já mudará.
É só você testar com qual item o personagem está (ou se não está com nenhum) antes de mudar o sprite.
Você pode fazer assim:
Create:
// Variável que determinará com qual item está.
// Por exemplo, se fosse Mario:
// Item 0: Sem item.
// Item 1: Planta.
// Item 2: Pena.
// ...
Ao pegar cada um dos itens, você dá à variável o valor equivalente ao item. Exemplo (Mario):
Colisão com a planta:
Colisão com a pena:
...
Caso perca o item que tem:
Daí, sempre que você for escolher o sprite, você testa isso. Ou seja, onde houver:
Você coloca:
sprite_index = sprite_direita;
if (item == 1)
sprite_index = sprite_direita_planta;
if (item == 2)
sprite_index = sprite_direita_pena;
...
Esse último código deve estar, de preferência, no step. Assim, logo que você pegar o item, o sprite já mudará.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Valeu, Igor. Eu pensei que tivesse um modo mais fácil de se fazer isso. Desse jeito eu preciso carregar todos os sprites(óbvio) e fazer linhas de comando para cada um deles. Um tanto quanto trabalhoso...
Valeu por me exclarecer.
Bem, Dancity...
No CREATE do player:
colisao=false
parado=false
pulando=false
morphmode=false
correndo=false
atirando=false
left=180
right=0
position=0
screwattack=false
agaixado=false
aimup=false
aimdiagonal=false
tiro=1
jumpcount=false
No eVENT STEP:
if place_free(x,y+2){gravity=0.5}
else
gravity=0
if !place_free(x, y+1)
{pulando=false}
Na colisão com as paredes:
colisao=true
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
No keyboard j-key (pulo)
pulando=true
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-8}}
if position=180
sprite_index=jumpingleft
else
sprite_index=jumpingright
No keyboard event left-key (andar para a direita)
position=180
{if place_free(x-3,y){x-=6}
sprite_index=runningleft; image_speed=1}
if pulando=true
sprite_index=jumpingleft
else
sprite_index=runningleft
O que vc axa? Espero que tenha sido suficiente. Qualquer coisa é só falar.
Valeu por me exclarecer.
Bem, Dancity...
No CREATE do player:
colisao=false
parado=false
pulando=false
morphmode=false
correndo=false
atirando=false
left=180
right=0
position=0
screwattack=false
agaixado=false
aimup=false
aimdiagonal=false
tiro=1
jumpcount=false
No eVENT STEP:
if place_free(x,y+2){gravity=0.5}
else
gravity=0
if !place_free(x, y+1)
{pulando=false}
Na colisão com as paredes:
colisao=true
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
No keyboard j-key (pulo)
pulando=true
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-8}}
if position=180
sprite_index=jumpingleft
else
sprite_index=jumpingright
No keyboard event left-key (andar para a direita)
position=180
{if place_free(x-3,y){x-=6}
sprite_index=runningleft; image_speed=1}
if pulando=true
sprite_index=jumpingleft
else
sprite_index=runningleft
O que vc axa? Espero que tenha sido suficiente. Qualquer coisa é só falar.
FMP- Data de inscrição : 04/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Primeira dúvida: Realmente não sei, mas arrisco dizer que você deveria trocar o if !place_free(x,y+2) por if !place_free(x,y+1).
Segunda: Eu estive quebrando a cabeça pra fazer isso um tempinho atrás. Criei um código bem compacto que facilita muito nessas horas. Acho que vai servir pra você. Eu deixo no step do objeto do PP, mas você pode adicionar uns arguments e criar um script pra usar nos NPCs também.
Código:
Você pode colocar qualquer nome em var1 e var2, elas só são usadas nesse código. Mude obj_pp para o nome do seu objeto, movimento para a var que você vai usar pra determinar o movimento (não esqueça de definir o movimento "parado" no evento Create!) e direcao para a var que armazena a direção. Pra definir essas vars, use strings, vou dar um exemplo (finja que não mudei nada no código lá de cima):
Se o personagem pode ficar parado, andar, pular e atirar, movimento pode assumir os valores "para", "anda", "pula" e "atira". Se ele pode virar pra esquerda e pra direita, os valores de direcao podem ser "esq" e "dir". Então, você deverá criar os sprites com os seguintes nomes: spr_pp_para_dir, spr_pp_para_esq, spr_pp_anda_dir, spr_pp_anda_esq, spr_pp_pula_dir, spr_pp_pula_esq, spr_pp_atira_dir e spr_pp_atira_esq. (Ufa!)
Pelo que vi no seu código você vai ter que fazer muitas modificações se utilizar meu método, mas particularmente acho que será melhor.
Espero que tenha ajudado.
Segunda: Eu estive quebrando a cabeça pra fazer isso um tempinho atrás. Criei um código bem compacto que facilita muito nessas horas. Acho que vai servir pra você. Eu deixo no step do objeto do PP, mas você pode adicionar uns arguments e criar um script pra usar nos NPCs também.
Código:
- Código:
var1 = "sprite_index = spr_pp_" + obj_pp.movimento + "_" + obj_pp.direcao;
var2 = "execute_string(var1)";
execute_string(var2);
Você pode colocar qualquer nome em var1 e var2, elas só são usadas nesse código. Mude obj_pp para o nome do seu objeto, movimento para a var que você vai usar pra determinar o movimento (não esqueça de definir o movimento "parado" no evento Create!) e direcao para a var que armazena a direção. Pra definir essas vars, use strings, vou dar um exemplo (finja que não mudei nada no código lá de cima):
Se o personagem pode ficar parado, andar, pular e atirar, movimento pode assumir os valores "para", "anda", "pula" e "atira". Se ele pode virar pra esquerda e pra direita, os valores de direcao podem ser "esq" e "dir". Então, você deverá criar os sprites com os seguintes nomes: spr_pp_para_dir, spr_pp_para_esq, spr_pp_anda_dir, spr_pp_anda_esq, spr_pp_pula_dir, spr_pp_pula_esq, spr_pp_atira_dir e spr_pp_atira_esq. (Ufa!)
Pelo que vi no seu código você vai ter que fazer muitas modificações se utilizar meu método, mas particularmente acho que será melhor.
Espero que tenha ajudado.
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Valeu, Edjr. Tentei a pequena mudança que tu me disse, if !place_free(x, y+2) por if ....., y+1), mas não mudou nada!
Vou tentar usar esse seu método aí. O problema será a necessidade de mudar o nome dos sprites, já que os meus nomes são bem diferentes!
Estava olhando o seu code acima e axei que dava pra mudar o nome que vc impoe na primeira variável, só não sei se vou conseguir fazer isso direito O.o
Vou tentar usar esse seu método aí. O problema será a necessidade de mudar o nome dos sprites, já que os meus nomes são bem diferentes!
Estava olhando o seu code acima e axei que dava pra mudar o nome que vc impoe na primeira variável, só não sei se vou conseguir fazer isso direito O.o
FMP- Data de inscrição : 04/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Colisão após o pulo & mudança completa dos sprites do player principal
Pode mudar tranquilamente, cara. A variável só é usada no próprio código.
Tópicos semelhantes
» colisão de queda após outra colisão dando problema
» [Resolvido]Nao mover apos colisao
» [Resolvido] mudar de room apos colisaõ?
» colisão/mudança de sprite em loop GM8
» Após colisão de todas as imagens mensagem e próxima fase
» [Resolvido]Nao mover apos colisao
» [Resolvido] mudar de room apos colisaõ?
» colisão/mudança de sprite em loop GM8
» Após colisão de todas as imagens mensagem e próxima fase
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos