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Atribuição de sprites e background transparente

em Dom 04 Jul 2010, 12:02
Boa tarde a todos, como primeiro post agradeço a toda a equipa e membros por este forum increvel e recheado de boa informação.

Comecei neste fantastico mundo e ao fazer o meu 1º RPG deparei-me com algumas dúvidas.

1º-Ao atribuir toda a movimentação ao sprite tudo corre bem.
2º-Ao atribuir os sprites ao movimento, tal como esquerda e direita, tmb faz correctamente.
3º-Quando adiciono os outros sprites movimento para cima e baixo deixa de trabalhar o que resolvi.
4º-Tmb não sei como meter o fundo a transparente dos sprites, adiciono o sprite e depois o fundo que esta a branco não o consigo tirar.

Código:
//movimentação direita e esquerda
if (keyboard_check(vk_right)){ hspeed = velocidade_player; direita = true; andar = true; ataque = false}
else{
if (keyboard_check(vk_left)){
hspeed = -velocidade_player; direita = false; andar = true; ataque = false
}else{
hspeed = 0;andar = false
}
}
//atribuição sprites andamento
if direita = true and andar = true {sprite_index = player_direita}
else {
if direita = false and andar = true {sprite_index = player_esquerda}
}

//atribuição sprites parados
if direita = true and andar = false {sprite_index = sprite_direita}
else { if direita = false and andar = false {sprite_index = sprite_esquerda}
}

//movimento cima e baixo
if (keyboard_check(vk_up)) { vspeed =- velocidade_player; cima = true; andar = true; ataque = false}
else {if (keyboard_check(vk_down)) {vspeed = velocidade_player; cima = false; andar = true; ataque = false}
else { vspeed = 0; andar = false}
}

//atribuiçao sprites andamento
if cima = true and andar = true {sprite_index = player_frente}
else { if cima = false and andar = true {sprite_index = player_tras}
}

//atribuição sprites parados
if cima = true and andar = false {sprite_index = sprite_frente}
else { if cima = false and andar = false {sprite_index = sprite_tras}
}

Agradeço um rápido esclarecimento, obrigado

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Re: Atribuição de sprites e background transparente

em Dom 04 Jul 2010, 12:53
coloca no create
Código:
parado_left=false
parado_right=true
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=false
andando_down=false

no step
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=1
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false
}

if keyboard_check(vk_right){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false}

if keyboard_check(vk_up){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=true
andando_down=false}

if keyboard_check(vk_down){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=false
andando_down=true}
if parado=true{

acho q isso q sua duvida é


Última edição por super shock em Dom 04 Jul 2010, 13:03, editado 1 vez(es)
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Re: Atribuição de sprites e background transparente

em Dom 04 Jul 2010, 13:00
Ok, aguardo com entusiasmo
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Re: Atribuição de sprites e background transparente

em Dom 04 Jul 2010, 14:59
Bom, so entendi quanto a editar o fundo branco do sprite...

Tipo no editor de sprite tem uma varinha magica, vc clika nela e clica no branco e aperta DEL e seja feliz (;
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Re: Atribuição de sprites e background transparente

em Dom 04 Jul 2010, 15:16
va a erase a color e apague o branco
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