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Atribuição de sprites e background transparente
4 participantes
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Atribuição de sprites e background transparente
Boa tarde a todos, como primeiro post agradeço a toda a equipa e membros por este forum increvel e recheado de boa informação.
Comecei neste fantastico mundo e ao fazer o meu 1º RPG deparei-me com algumas dúvidas.
1º-Ao atribuir toda a movimentação ao sprite tudo corre bem.
2º-Ao atribuir os sprites ao movimento, tal como esquerda e direita, tmb faz correctamente.
3º-Quando adiciono os outros sprites movimento para cima e baixo deixa de trabalhar o que resolvi.
4º-Tmb não sei como meter o fundo a transparente dos sprites, adiciono o sprite e depois o fundo que esta a branco não o consigo tirar.
Código:
//movimentação direita e esquerda
if (keyboard_check(vk_right)){ hspeed = velocidade_player; direita = true; andar = true; ataque = false}
else{
if (keyboard_check(vk_left)){
hspeed = -velocidade_player; direita = false; andar = true; ataque = false
}else{
hspeed = 0;andar = false
}
}
//atribuição sprites andamento
if direita = true and andar = true {sprite_index = player_direita}
else {
if direita = false and andar = true {sprite_index = player_esquerda}
}
//atribuição sprites parados
if direita = true and andar = false {sprite_index = sprite_direita}
else { if direita = false and andar = false {sprite_index = sprite_esquerda}
}
//movimento cima e baixo
if (keyboard_check(vk_up)) { vspeed =- velocidade_player; cima = true; andar = true; ataque = false}
else {if (keyboard_check(vk_down)) {vspeed = velocidade_player; cima = false; andar = true; ataque = false}
else { vspeed = 0; andar = false}
}
//atribuiçao sprites andamento
if cima = true and andar = true {sprite_index = player_frente}
else { if cima = false and andar = true {sprite_index = player_tras}
}
//atribuição sprites parados
if cima = true and andar = false {sprite_index = sprite_frente}
else { if cima = false and andar = false {sprite_index = sprite_tras}
}
Agradeço um rápido esclarecimento, obrigado
Comecei neste fantastico mundo e ao fazer o meu 1º RPG deparei-me com algumas dúvidas.
1º-Ao atribuir toda a movimentação ao sprite tudo corre bem.
2º-Ao atribuir os sprites ao movimento, tal como esquerda e direita, tmb faz correctamente.
3º-Quando adiciono os outros sprites movimento para cima e baixo deixa de trabalhar o que resolvi.
4º-Tmb não sei como meter o fundo a transparente dos sprites, adiciono o sprite e depois o fundo que esta a branco não o consigo tirar.
Código:
//movimentação direita e esquerda
if (keyboard_check(vk_right)){ hspeed = velocidade_player; direita = true; andar = true; ataque = false}
else{
if (keyboard_check(vk_left)){
hspeed = -velocidade_player; direita = false; andar = true; ataque = false
}else{
hspeed = 0;andar = false
}
}
//atribuição sprites andamento
if direita = true and andar = true {sprite_index = player_direita}
else {
if direita = false and andar = true {sprite_index = player_esquerda}
}
//atribuição sprites parados
if direita = true and andar = false {sprite_index = sprite_direita}
else { if direita = false and andar = false {sprite_index = sprite_esquerda}
}
//movimento cima e baixo
if (keyboard_check(vk_up)) { vspeed =- velocidade_player; cima = true; andar = true; ataque = false}
else {if (keyboard_check(vk_down)) {vspeed = velocidade_player; cima = false; andar = true; ataque = false}
else { vspeed = 0; andar = false}
}
//atribuiçao sprites andamento
if cima = true and andar = true {sprite_index = player_frente}
else { if cima = false and andar = true {sprite_index = player_tras}
}
//atribuição sprites parados
if cima = true and andar = false {sprite_index = sprite_frente}
else { if cima = false and andar = false {sprite_index = sprite_tras}
}
Agradeço um rápido esclarecimento, obrigado
zeusxt- Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Atribuição de sprites e background transparente
coloca no create
no step
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=1
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false
}
if keyboard_check(vk_right){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false}
if keyboard_check(vk_up){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=true
andando_down=false}
if keyboard_check(vk_down){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=false
andando_down=true}
if parado=true{
acho q isso q sua duvida é
- Código:
parado_left=false
parado_right=true
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=false
andando_down=false
no step
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=1
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false
}
if keyboard_check(vk_right){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=true
andando_up=false
andando_down=false}
if keyboard_check(vk_up){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=true
andando_down=false}
if keyboard_check(vk_down){
parado_left=false
parado_right=false
parado_up=false
parado_down=false
andando_left=false
andando_right=false
andando_up=false
andando_down=true}
if parado=true{
acho q isso q sua duvida é
Última edição por super shock em Dom 04 Jul 2010, 13:03, editado 1 vez(es)
Re: Atribuição de sprites e background transparente
Ok, aguardo com entusiasmo
zeusxt- Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
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Re: Atribuição de sprites e background transparente
Bom, so entendi quanto a editar o fundo branco do sprite...
Tipo no editor de sprite tem uma varinha magica, vc clika nela e clica no branco e aperta DEL e seja feliz (;
Tipo no editor de sprite tem uma varinha magica, vc clika nela e clica no branco e aperta DEL e seja feliz (;
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
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