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Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

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Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

Mensagem por Romano em Dom 10 Out 2010, 12:21

E ai galera, beleza?
Estou com uma duvida, em meu jogo tenho um sol que fica atrás das arvores, que são backgrounds.
Quero que o sol se movimente suavemente pelo cenário mesmo que o player esteja parado, já fiz ele como background, mas o problema é que a animação dos backgrounds, é muito estranha (parece que o cenário esta pulando e não se movendo...).
Minha duvida é:
Tem como definir um depth de sprite menor que o background, mesmo ele ja estando como ultima imagem da room?
Ou tem como animar um background de forma mais suave? Pois se colocar no vspeed a animação fica estranha.
Valeu e até mais.

Você já tentou mudar o Hor. Speed e o Vert. Speed nas configurações do background na room?
Lá você pode alterar o valor (0 é o padrão) pelo que você deseja.
Fiz desta forma mas a animação fica estranha, queria uma forma de suavizar o movimento do sol.


Última edição por Romano em Dom 10 Out 2010, 13:30, editado 1 vez(es)
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Re: Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

Mensagem por Grotle em Dom 10 Out 2010, 12:33

Você já tentou mudar o Hor. Speed e o Vert. Speed nas configurações do background na room?
Lá você pode alterar o valor (0 é o padrão) pelo que você deseja.
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Re: Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

Mensagem por Fuzenrad em Seg 11 Out 2010, 17:43

Todos os objetos do Game Maker possui um valor que determina se esse objeto ficará acima, ou abaixo dos outros, é o chamado Depth, quanto menor esse valor (com números negativos), mas a frente ele ficará na room, e quanto maior (valores positivos) ele ficará atrás, um background é exatamente isso, ele tem um valor tão grande de Depth, que nenhum objeto ficará atrás dele. Entretanto, se você usar um valor também enorme para esse objeto, ele ficará atrás de todos os outros objetos da room, parecendo que pertence ao background.



O outro método é configurar o background para ser "Foreground", nesse caso o Depth dele será um número infinitamente menor, fazendo com que ele fica na frente de todos os objetos.

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Re: Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

Mensagem por Romano em Seg 11 Out 2010, 20:42

Peço desculpas, parece que não entenderam a minha duvida, vou tentar explicar melhor.
Quero fazer um sol atrás do cenário, mas quero uma animação mais suave para ele, usando uma sprite o movimento fica perfeito com o speed, mas usando um backgound, não tem a opção speed só as opções, Hor.speed e Vert.speed, mas nestas opções o sol se move aos "trancos", fica parecendo mais um bug do que uma animação, se alguém souber uma forma de animar o background com mais suavidade.
Se não houver, vou transformar os backgrouds em sprites dai uso o depth.
Outra coisa, transformando os backgrounds em sprite o jogo fica mais pesado?
Desde já agradeço...
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Re: Como colocar uma sprite atrás do background, ou melhorar a animação do background?

Mensagem por Denis Lemos em Seg 11 Out 2010, 21:01

Na verdade você não precisa transformas as backs em sprites, apenas coloque elas como tiles na room, coisa que só dá para fazer com backs, assim você pode selecionar qual parte da back você quer e pode também usar quantas cópias querer da quela parte sem que fique lento !

Daí os tiles você pode escolher o "depth" deles, ao contrário do que é no modo tradicional de adicionar background !

Aqui no segundo tópico tem uma aula do Alex Fc de como usar os tiles !
http://www.gamemakerbrasil.com/search.forum?search_keywords=tiles&typerecherche=interne&show_results=topics

Daí é só criar um objeto que será o sol, e colocar nele um depth auto que fique atráz dos tiles do cenário !

Sobre a animação eu não entendi, você quer que o sol siga o perssonagem conforme ele anda para dar uma impressão de profundidade ao cenário ???
Se for faça como falei, já que você disse que o sol como sprite funcionou !
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Denis Lemos

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