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Problema com colisões de objetos 3D
3 participantes
Página 1 de 1
Problema com colisões de objetos 3D
Pesoal,eu estou tentando fazer um jogo 3D básico,e estou com um problema com colisões de objetos 3D no obj_player.
è o seguinte:
Quando o obj_player colide com o obj_bloco,eu coloquei o seguinte código:
Mas ai,quando vou testar o jogo o obj_player não para quando colide com o obj_bloco.
Será porque está no modo 3D que esse código não funciona?
Você's poderiam me ajudar,por favor!
è o seguinte:
Quando o obj_player colide com o obj_bloco,eu coloquei o seguinte código:
- Código:
speed = 0
Mas ai,quando vou testar o jogo o obj_player não para quando colide com o obj_bloco.
Será porque está no modo 3D que esse código não funciona?
Você's poderiam me ajudar,por favor!
Re: Problema com colisões de objetos 3D
No 3D, a colisão muda um pouco.
Se você esta usando as funções do gm (place_free, collision_line, etc), as colisões serão checadas apenas bidimensionalmente.
Ou seja, dependendo da forma que você usa a câmera, vai ter um objeto no alto, o player em baixo, mas o player não vai poder passar naquele espaço vazio, pois o jogo vai ver aquilo como colisão.
É difícil explicar.
No mundo 3D, existem 3 posições: x, y e z
no 2D duas: x e y
No 3D é preciso considerar as 3 coordenadas, mas como o GM não tem um suporte muito bom para jogos 3D, ele não possui checagem de colisão 3D.
Mas também pode ser algum erro que você esta cometendo. Difícil falar sem mais informações sobre o que você está fazendo.
Se você esta usando as funções do gm (place_free, collision_line, etc), as colisões serão checadas apenas bidimensionalmente.
Ou seja, dependendo da forma que você usa a câmera, vai ter um objeto no alto, o player em baixo, mas o player não vai poder passar naquele espaço vazio, pois o jogo vai ver aquilo como colisão.
É difícil explicar.
No mundo 3D, existem 3 posições: x, y e z
no 2D duas: x e y
No 3D é preciso considerar as 3 coordenadas, mas como o GM não tem um suporte muito bom para jogos 3D, ele não possui checagem de colisão 3D.
Mas também pode ser algum erro que você esta cometendo. Difícil falar sem mais informações sobre o que você está fazendo.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Problema com colisões de objetos 3D
É assim:
As informações do obj_player:
As informações do obj_bloco:
As informações do obj_player:
- Spoiler:
- No CREATE do obj_player tem esse código:
- Código:
z = 0
- Código:
speed = 0
- Código:
speed = 0
- Código:
vspeed -= 5
- Código:
vspeed += 5
- Código:
hspeed -=5
- Código:
hspeed +=5
- Código:
draw_set_color(c_red);
d3d_draw_ellipsoid(x-5,y-5,z+10,x+5,y+5,z,-1,1,1,10);
draw_set_color(c_white);
As informações do obj_bloco:
- Spoiler:
- O.B.S:A opção SOLID está marcada.
No evento DRAW tem esse código:- Código:
d3d_draw_block(x-16,y-16,-16,x+16,y+16,+16,background_get_texture(tex_bloco),1,1);
Re: Problema com colisões de objetos 3D
tenta colocar esse code na colisão com o obj_block:
- Código:
{
x = xprevious;
y = yprevious;
if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj_block))
{ x += hspeed; exit;}
if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj_block))
{ y += vspeed; exit;}
speed = 0;
}
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Problema com colisões de objetos 3D
Thiago_o_programador escreveu:tenta colocar esse code na colisão com o obj_block:, então ele vai parar.
- Código:
{
x = xprevious;
y = yprevious;
if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj_block))
{ x += hspeed; exit;}
if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj_block))
{ y += vspeed; exit;}
speed = 0;
}
É,deu certo!
Mas está acontecendo o seguinte,quando o obj_player colide com o obj_bloco ele para antes de colidir com o obj_bloco.
Ou seja,deu mais ou menos certo!
Mas já é um ótimo começo!
Re: Problema com colisões de objetos 3D
é por que depende do tamanho do objeto block, essas colisões depedem do tamanho do sprite e o tamanho do solido 3D, ex: Se o tamanho do solido 3D é 16x16 o sprite tambem tem de ser 16x16 e vice-versa. Entendeu?
Por que afinal ele não vai colidir com o solido, e sim com o sprite.
No caso depende do x e do y do solido, o z não faz tanta diferença assim.
Por que afinal ele não vai colidir com o solido, e sim com o sprite.
No caso depende do x e do y do solido, o z não faz tanta diferença assim.
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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