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Problema com colisões de objetos 3D

3 participantes

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Problema com colisões de objetos 3D Empty Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por CLS Sex 02 Jul 2010, 20:13

Pesoal,eu estou tentando fazer um jogo 3D básico,e estou com um problema com colisões de objetos 3D no obj_player.
è o seguinte:
Quando o obj_player colide com o obj_bloco,eu coloquei o seguinte código:

Código:

speed = 0

Mas ai,quando vou testar o jogo o obj_player não para quando colide com o obj_bloco.
Será porque está no modo 3D que esse código não funciona?
Você's poderiam me ajudar,por favor!
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por Janx Sex 02 Jul 2010, 20:26

No 3D, a colisão muda um pouco.

Se você esta usando as funções do gm (place_free, collision_line, etc), as colisões serão checadas apenas bidimensionalmente.
Ou seja, dependendo da forma que você usa a câmera, vai ter um objeto no alto, o player em baixo, mas o player não vai poder passar naquele espaço vazio, pois o jogo vai ver aquilo como colisão.
É difícil explicar.
No mundo 3D, existem 3 posições: x, y e z
no 2D duas: x e y

No 3D é preciso considerar as 3 coordenadas, mas como o GM não tem um suporte muito bom para jogos 3D, ele não possui checagem de colisão 3D.

Mas também pode ser algum erro que você esta cometendo. Difícil falar sem mais informações sobre o que você está fazendo.
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por CLS Sex 02 Jul 2010, 20:47

É assim:
As informações do obj_player:
Spoiler:

As informações do obj_bloco:

Spoiler:
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por Thiago_o_programador Sex 02 Jul 2010, 20:48

tenta colocar esse code na colisão com o obj_block:
Código:
{
  x = xprevious;
  y = yprevious;
  if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj_block))
    { x += hspeed; exit;}
 if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj_block))
    { y += vspeed; exit;}
  speed = 0;
}
, então ele vai parar.
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por CLS Sex 02 Jul 2010, 20:56

Thiago_o_programador escreveu:tenta colocar esse code na colisão com o obj_block:
Código:
{
  x = xprevious;
  y = yprevious;
  if (abs(hspeed) >= abs(vspeed) && not place_meeting(x+hspeed,y,obj_block))
    { x += hspeed; exit;}
 if (abs(vspeed) >= abs(hspeed) && not place_meeting(x,y+vspeed,obj_block))
    { y += vspeed; exit;}
  speed = 0;
}
, então ele vai parar.

É,deu certo!
Mas está acontecendo o seguinte,quando o obj_player colide com o obj_bloco ele para antes de colidir com o obj_bloco.
Ou seja,deu mais ou menos certo!
Mas já é um ótimo começo!
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

Mensagem por Thiago_o_programador Sex 02 Jul 2010, 22:06

é por que depende do tamanho do objeto block, essas colisões depedem do tamanho do sprite e o tamanho do solido 3D, ex: Se o tamanho do solido 3D é 16x16 o sprite tambem tem de ser 16x16 e vice-versa. Entendeu?
Por que afinal ele não vai colidir com o solido, e sim com o sprite.

No caso depende do x e do y do solido, o z não faz tanta diferença assim. Happy
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Problema com colisões de objetos 3D Empty Re: Problema com colisões de objetos 3D

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