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como fazer um objeto seguir o outro?

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Mensagem por jpaulo Sáb 19 Jun 2010, 14:48

como fazer um objeto seguir o outro?e que eu queria fazer um game estilo ragnarok
isso ajudaria muito.
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Mensagem por Cainã Sáb 19 Jun 2010, 14:52

Você precisa criar uma IA, o jeito mais simples é usar o Move Towards, tenta assim:

Código:
{

var Obj, Velocidade ;

Obj := Objeto_A_Ser_Seguido ;

Velocidade := 5 ; //Velocidade com que vai seguir.

move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;

}
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Mensagem por jpaulo Sáb 19 Jun 2010, 14:55

vlw,Cainã.Sou seu fã.Mas sabe se isso vai funcionar caso o obj a ser seguido se movimente?
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Mensagem por Cainã Sáb 19 Jun 2010, 14:57

jpaulo escreveu:vlw,Cainã.Sou seu fã.Mas sabe se isso vai funcionar caso o obj a ser seguido se movimente?

Acho que sim, não testei mas deve funcionar.
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 15:03

Só uma obs, poderia trocar o

move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;

por

mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)

assim o inimigo desvia de objetos sólidos
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Mensagem por BioTrust Sáb 19 Jun 2010, 15:10

Tem tambem isso:
if instance_exists(object0) //obj_1 = obj a ser seguido
{
x = object0.x-32 // vai seguir o obj_1 horizontalmente 32 pixels de distancia a esquerda pra nao ficar colado
y = object0.y // vai seguir o obj_1 verticalmente
}
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 19 Jun 2010, 15:15

Só uma obs, poderia trocar o

move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;

por

mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)

assim o inimigo desvia de objetos sólidos
Esta é a função que acho a melhor para este tipo de caso, mas não é solid que coloca no último argumento:
Aqui uma breve explicação dos seus argumentos:
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)
Em x e y é as coordenadas para onde ele deve ir
Em speed é obivio que é a velocidade em que ele vai ir
Em checkall se deixar true vai desviar dos objetos sólidos, se for false não vai desviar

Então aqui é um exemplo para fazer o inimigo seguir o obj_player:
Código:
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)

Mas porque que eu acho ela a melhor ???
Porque a função "move_towards_point" ela fica sempre seguindo as coordenadas, e quando chega lá o objeto fica se tremando todo, sem contar que não desvia dos objetos sólidos !
Já a função "mp_potential_step" ela desvia dos sólidos, e retorna um valor se está ou não no objetivo, o que faz com que o objeto fique parado quando chega no local e não se tremendo igual uma britadeira !
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 15:21

Denis Lemos escreveu:
Só uma obs, poderia trocar o

move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;

por

mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)

assim o inimigo desvia de objetos sólidos
Esta é a função que acho a melhor para este tipo de caso, mas não é solid que coloca no último argumento:
Aqui uma breve explicação dos seus argumentos:
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)
Em x e y é as coordenadas para onde ele deve ir
Em speed é obivio que é a velocidade em que ele vai ir
Em checkall se deixar true vai desviar dos objetos sólidos, se for false não vai desviar

Então aqui é um exemplo para fazer o inimigo seguir o obj_player:
Código:
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)

Mas porque que eu acho ela a melhor ???
Porque a função "move_towards_point" ela fica sempre seguindo as coordenadas, e quando chega lá o objeto fica se tremando todo, sem contar que não desvia dos objetos sólidos !
Já a função "mp_potential_step" ela desvia dos sólidos, e retorna um valor se está ou não no objetivo, o que faz com que o objeto fique parado quando chega no local e não se tremendo igual uma britadeira !

Concordo, é que eu use do geito que disse(mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)e deu certo, mas não sabia deste outro geito(mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 19 Jun 2010, 15:31

mateus luz escreveu:
Concordo, é que eu use do geito que disse(mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)e deu certo, mas não sabia deste outro geito(mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)

Isto porque quando se coloca um argumento errado, o GM altera ele para o padrão da função, que no caso deve estar como "true" !
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 15:32

ok, obrigado
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Mensagem por jpaulo Seg 21 Jun 2010, 10:34

bom,deixa eu explicar melhor.alguem q joga ragnarok pode me ajudar melhor,eu acho.um exemplo do q eu quero e aquele punho supremo de asura.objeto a ser seguido:player.o obj q segue:as letras japonesas pretas.
eu exemplo:http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/duvidas-de-cursor-t6952.htm.
obs:eu nao quero q o obj a ser seguido desapareça.


Última edição por jpaulo em Seg 21 Jun 2010, 10:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar um exemplo.)
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Mensagem por Licht Seg 21 Jun 2010, 11:00

no step do objeto que vai seguir o outro ponha:

arraste a ação: step avoiding

(o) self
x: [objetoaserseguido.x]
y: [objetoaserseguido.y]
speed: [velocidade]
avoid: [desviando apenas de sólidos ou de todos]
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Mensagem por jpaulo Sáb 17 Jul 2010, 18:26

pessoal,nao e seguir do tipo AI.alguem aki joga ragnarok?me respondam e eu vou dizer oq eu quero.postem,por favor.
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Mensagem por jpaulo Sex 23 Jul 2010, 10:05

Lucas Lunar escreveu:no step do objeto que vai seguir o outro ponha:

arraste a ação: step avoiding

(o) self
x: [objetoaserseguido.x]
y: [objetoaserseguido.y]
speed: [velocidade]
avoid: [desviando apenas de sólidos ou de todos]
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssshhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhooooooooooooooooooooooooooowwwwwwwwwwwwwwwwwww dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbboooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(show de bola!)vlw mesmo, kara,era isso que eu queria!e mais uma coisa:contemple minha assinatura!!!
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