Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Usando Time Lines
+8
afonso_silva
fonetico
PedroX
Suadao
Licht
Pliavi
Isaias
Markituh
12 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Usando Time Lines
Nome: Usando Time Lines
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM
Desenvolvimento:
Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":
Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.
Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")
No Create deste objeto:
Adicione o código
Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.
Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html
Espero ter ajudado a todos,
~Markituh
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM
Desenvolvimento:
Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":
Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.
Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="E"
Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="u"
Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+=" "
Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="t"
Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="e"
Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+=" "
Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="a"
Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="m"
Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
- Código:
global.texto+="o"
Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")
No Create deste objeto:
Adicione o código
- Código:
global.texto=""
Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.
Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
- Código:
draw_text(x,y,global.texto)
Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html
Espero ter ajudado a todos,
~Markituh
Última edição por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 21:16, editado 2 vez(es)
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
bom..explicou bem explicadinho...
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
Re: Usando Time Lines
Obrigado. Foi só uma forma básica de usar Time Lines
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
aagora eu entendi o pra q serve time lines,cara se eu soubesse antes facilitaria muito nas minhas criações com o gm.
Pliavi- Data de inscrição : 03/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 95
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines... :|
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
o tutorial ficou bem facil de entender
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Usando Time Lines
a tá! agora eu sei como fazem as letras virem devagar.
Licht- Games Ranking :
Data de inscrição : 26/04/2010
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
Valeu. Boa idéia,vou arrumar aqui e colocar o exemplo.souzalucasjose escreveu:Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.
Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Sim,é isso. Coloquei de 3 em 3 steps porque dá realmente um efeito letra por letra.Pedro Henrique escreveu:se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Você usaria Time Lines para contruir ações que podem ser realizadas a cada X stepsLucas Luinar escreveu:bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines...
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
tá optimo o tuto, eu tbm nunca tinha descoberto o k eram as timelines
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
Que bom que agora você já sabe o que é e como usar uma Time Line.
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
gostei do tutorial a unica coisa em que eu não sabia mecher no game maker eram as time lines.
Re: Usando Time Lines
as time lines servem para fazer animação ou fazer IA de algun's obj's tbem...
e tbem subistituir paths
tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3
ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira
Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)
quanto vale um STEP !?
e tbem subistituir paths
tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3
ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira
Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)
quanto vale um STEP !?
uriel.56- Data de inscrição : 13/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 430
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
esplica melhor n entendi nada
jharik- Data de inscrição : 19/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 25
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Usando Time Lines
@jharik: por favor não reviva tópicos com mais de seis meses desde o ultimo post, se você fazer novamente vou aumentar em +25 sua barra de alerta.
Leias as regras do fórum por favor
Leias as regras do fórum por favor
Tópicos semelhantes
» [tutorial] Usando time lines
» Usando Time Lines para fazer cutscenes
» Time Lines
» Escape Lines
» Automatic Break-Lines
» Usando Time Lines para fazer cutscenes
» Time Lines
» Escape Lines
» Automatic Break-Lines
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|