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Usando Time Lines

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Mensagem por Markituh Sex 04 Jun 2010, 01:19

Nome: Usando Time Lines
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM Happy
Desenvolvimento:

Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":

Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.

Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="E"
Então vá adicionando steps de 3 em 3:

Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="u"

Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+=" "

Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="t"

Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="e"

Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+=" "

Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="a"

Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="m"

Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="o"

Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")

No Create deste objeto:
Adicione o código
Código:
global.texto=""
Depois vá na aba Main2 e pegue a ampulheta sem nada(Set Time Line). Este evento é o que fará o objeto interpretar a timeline.

Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.

Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
Código:
draw_text(x,y,global.texto)
Coloque o objeto na room,rode o jogo e veja o que acontece.

Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html

Espero ter ajudado a todos,

~Markituh


Última edição por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 21:16, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Isaias Sex 04 Jun 2010, 04:18

bom..explicou bem explicadinho...
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
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Mensagem por Markituh Sex 04 Jun 2010, 05:42

Obrigado. Foi só uma forma básica de usar Time Lines
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Mensagem por Pliavi Sex 04 Jun 2010, 10:29

aagora eu entendi o pra q serve time lines,cara se eu soubesse antes facilitaria muito nas minhas criações com o gm.
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Mensagem por Licht Sex 04 Jun 2010, 10:46

bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines... :|
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Mensagem por Suadao Sex 04 Jun 2010, 10:57

Ótimo tutorial, agora já sei como usar time lines Happy

Valew! flw
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Mensagem por PedroX Sex 04 Jun 2010, 11:59

o tutorial ficou bem facil de entender
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Licht Sex 04 Jun 2010, 12:06

a tá! agora eu sei como fazem as letras virem devagar. Happy
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Mensagem por fonetico Sex 04 Jun 2010, 14:28

Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.

Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
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Mensagem por Markituh Sex 04 Jun 2010, 21:11

souzalucasjose escreveu:Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.

Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Valeu. Boa idéia,vou arrumar aqui e colocar o exemplo.
Pedro Henrique escreveu:se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Sim,é isso. Coloquei de 3 em 3 steps porque dá realmente um efeito letra por letra.
Lucas Luinar escreveu:bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines...
Você usaria Time Lines para contruir ações que podem ser realizadas a cada X steps
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Mensagem por afonso_silva Qui 17 Jun 2010, 16:04

tá optimo o tuto, eu tbm nunca tinha descoberto o k eram as timelines
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Mensagem por Markituh Qui 17 Jun 2010, 16:21

Que bom que agora você já sabe o que é e como usar uma Time Line.
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Mensagem por sonic luan Qua 02 Fev 2011, 19:56

gostei do tutorial a unica coisa em que eu não sabia mecher no game maker eram as time lines. Very Happy
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Mensagem por uriel.56 Qua 02 Fev 2011, 20:25

as time lines servem para fazer animação ou fazer IA de algun's obj's tbem...

e tbem subistituir paths

tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3

ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira

Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)

quanto vale um STEP !?
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Mensagem por jharik Ter 20 Mar 2012, 09:08

esplica melhor n entendi nada
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Mensagem por Joton Ter 20 Mar 2012, 09:46

@jharik: por favor não reviva tópicos com mais de seis meses desde o ultimo post, se você fazer novamente vou aumentar em +25 sua barra de alerta.

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