Usando Time Lines para fazer cutscenes

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Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Markituh em Qui 20 Jan 2011, 23:46

Fazendo cutscenes
Usando Time Lines.
Requerimentos: Conhecimento básico do Game Maker; noção básica de steps.

Olá! Depois de um tempo sem postar mais tutoriais, eu venho a GMBR com mais um ótimo tutorial! Aqui vou estar ensinando como fazer cutscenes, pequenas "animações" usando Time Lines. Bom, vou adotar o estilo dos tutoriais do Curso de GML, mas eles não tem nada a ver com o mesmo, ok?

Explicação - O que são Time Lines
Time Line é um recurso do Game Maker, não muito usado/falado diariamente, mas se ele está ali é por que ele tem uma função. Time Lines, traduzindo, Linhas do Tempo, são basicamente Alarms, só que programáveis. Como assim? Por que você pode escolher o Step exato em que tal coisa irá acontecer, não como os Alarms, em que você tem que usar variáveis para checar. Primeiramente, como adicionamos uma Linha do Tempo?

Adiconando Time Lines
É simples, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta Time Lines, e depois em Create Time Line, como mostra a imagem abaixo:

Pronto! Irá aparecer as propriedades da Time Line na tela do seu computador. E agora, como faremos para programá-la?

Programando as Time Lines
Clique com o botão esquerdo do mouse em Add, irá aparecer um diálogo. No campo Indicate the moment, coloque o momento em que você quer que algo aconteça, vamos colocar 30, daqui a 1 segundo.

Isso! Agora vamos adicionar um bloco de código, entraremos neste exato momento ao objetivo do tutorial.
Código:
obj_player.hspeed=4
Então a velocidade horizontal do obj_player foi definida como 4, ok. Substitua obj_player pelo objeto do seu player. Então, em outro step, no step que você quer que ele pare de andar; no meu caso eu quero que ele pare de andar daqui a 2 segundos, e como estamos no Step 30, para chegarmos a mais dois segundos em que step iremos? Ao Step 90, isso!
Código:
obj_player.hspeed=0
Pronto, o nosso player parou. Agora só é clicar em Add novamente e fazer os outros movimentos, no intervalo que você quiser. Você pode fazer qualquer coisa, desde colocar tarjas pretas e até fazer o player atacar, só é colocar as funções que são executadas quando se aperta a tecla Very Happy


Finalização
É isso aí pessoal, acabamos o tutorial! Espero que tenham gostado! Até a próxima. Ah, eu não poderia esquecer, uma pequena engine de demonstração:
Código:
http://www.4shared.com/file/JXM7PZoZ/cutscene.html
Abraços!


Última edição por Markituh em Sex 21 Jan 2011, 11:45, editado 1 vez(es)

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por PedroX em Sex 21 Jan 2011, 11:18

o seu tutorial esta interessante!
esta bem formatado, gostei do verde, ficou legal, tem imagens pequenas (é melhor, assim o topico nao fica gigantesco)...

eu so acho que poderia ter mais um pouco de conteudo, por exemplo, colocar efeitos na cutscene, o player pular, mudar de sprite, ir para outra room etc...
mas o tutorial ta bom, valeu!

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Markituh em Sex 21 Jan 2011, 11:22

Opa, valeu aí. Talvez eu adicione mais conteúdos... Mas na engine eu coloquei para o player pular, só é definir a vspeed. Vou editar um pouco o tópico, para adicionar tarjas pretas, fica mais "interessante" Happy

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Super Games em Sex 21 Jan 2011, 11:34

É Um bom tutorial Markituh, realmente eu não sabia usar TimeLines nem para fazer um sistema de quando passar certo tempo mudar de fase, relamente o tutorial ajudou bastante, ainda mas com o sistema do jogador pular por cima do inimigo sem apertar teclas.
Só tenho uma pergunta:
-TimeLines pode servir como algo parecido com os Alarms?
Seu tutorial ajudará muita gente...


Até! flw

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Markituh em Sex 21 Jan 2011, 11:43

Opa, obrigado Super Games. Sobre sua pergunta, este trecho é auto-explicativo:
Time Line é um recurso do Game Maker, não muito usado/falado diariamente, mas se ele está ali é por que ele tem uma função. Time Lines, traduzindo, Linhas do Tempo, são basicamente Alarms, só que programáveis. Como assim? Por que você pode escolher o Step exato em que tal coisa irá acontecer, não como os Alarms, em que você tem que usar variáveis para checar.
Você pode usar Time Lines como Alarms, só que diferente dos Alarms, você pode definir o momento exato em que irá acontecer.


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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Licht em Sex 21 Jan 2011, 12:02

Eu já sabia usar time lines mas eu só as uso para fazer movimentos de inimigos, bosses... etc... para cutscenes eu faço ao melhor estilo "Megaman X". Assim:

Atrás tem um sprite, que tem várias imagens, que são as imagens de cada parte da cutscene, e em frente tem dois retângulos pretos (em cima e embaixo) deixando a cutscene no meio, e no retângulo de baixo, tem o sprite do letreiro, que também tem várias imagens e serve como a fala dos personagens, e a pessoa vai apertando tal tecla e esse letreiro vai mudando de imagem, e dependendo da imagem dele, as imagens da cutscene também mudam. etc...

Mas é bem legal esse tutorial! santa

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Markituh em Sex 21 Jan 2011, 12:40

Very Happy Nesse estilo ai, é por subimagens não é? Por subimagens só pesa o jogo, é mais fácil fazer por Time Lines. Mas cada um tem seu jeito de fazer Very Happy Obrigado pelo comentário yes

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

Mensagem por Licht em Sex 21 Jan 2011, 12:51

Não tem tanas sub-imagenes assim... e também depende do tamanho delas... é melhor que usar várias rooms pra fazer desse jeito...

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Re: Usando Time Lines para fazer cutscenes

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