Usando Time Lines

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Usando Time Lines

Mensagem por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 01:19

Nome: Usando Time Lines
Descrição: Como usar Time Lines
Nível de dificuldade: iniciante, mediano
Requerimentos: GM Happy
Desenvolvimento:

Aloha! Hoje irei mostrar-vos como usar Time Lines em seus projetos. Se pode usar Time Lines para fazer diversas coisas,como: Tempo para transformação,fazer um objeto piscar,mudar o texto de algo,etc. Aqui mostrarei como usa-las para digitar "Eu te amo":

Crie uma Time Line,renomei-a a seu gosto(ou não a renomei-e) e vamos começar a programar. Nesta,estaremos utilizando um esquema de 3 em 3 steps. Clique em Add,mude o valor de "Indicate the moment" para 3.

Com o step 3 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="E"
Então vá adicionando steps de 3 em 3:

Com o step 6 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="u"

Com o step 9 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+=" "

Com o step 12 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="t"

Com o step 15 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="e"

Com o step 18 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+=" "

Com o step 21 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="a"

Com o step 24 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="m"

Com o step 27 selecionado...
Adicione um Piece of Code e coloque:
Código:
global.texto+="o"

Dê ok e pronto. Agora vamos criar o objeto que interpretará essa Time Line(e é ele também que vai declarar a variável "global.texto")

No Create deste objeto:
Adicione o código
Código:
global.texto=""
Depois vá na aba Main2 e pegue a ampulheta sem nada(Set Time Line). Este evento é o que fará o objeto interpretar a timeline.

Em Timeline coloque a sua timeline e em Position coloque 0,para poder ficar na posição inicial.

Adicione um evento Draw ao objeto e coloque o código:
Código:
draw_text(x,y,global.texto)
Coloque o objeto na room,rode o jogo e veja o que acontece.

Download do exemplo: http://www.4shared.com/file/Z-MKmAKE/timeline.html

Espero ter ajudado a todos,

~Markituh


Última edição por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 21:16, editado 2 vez(es)
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2183
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Isaias em Sex 04 Jun 2010, 04:18

bom..explicou bem explicadinho...
apesar de que tem outras formas de encrever texto por letra, mais tá bom xD
avatar
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Número de Mensagens : 374
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://isaiasramos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 05:42

Obrigado. Foi só uma forma básica de usar Time Lines
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2183
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Pliavi em Sex 04 Jun 2010, 10:29

aagora eu entendi o pra q serve time lines,cara se eu soubesse antes facilitaria muito nas minhas criações com o gm.
avatar
Pliavi

Data de inscrição : 03/04/2010
Número de Mensagens : 95
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Licht em Sex 04 Jun 2010, 10:46

bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines... :|
avatar
Licht

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 26/04/2010
Número de Mensagens : 1217
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário http://lightsoftworks.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Suadao em Sex 04 Jun 2010, 10:57

Ótimo tutorial, agora já sei como usar time lines Happy

Valew! flw
avatar
Suadao

Data de inscrição : 22/11/2009
Número de Mensagens : 1035
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://www.recursos-mania.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por PedroX em Sex 04 Jun 2010, 11:59

o tutorial ficou bem facil de entender
vai ajudar quem é iniciante nessa parte
se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?

PedroX

Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6034
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Licht em Sex 04 Jun 2010, 12:06

a tá! agora eu sei como fazem as letras virem devagar. Happy
avatar
Licht

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 26/04/2010
Número de Mensagens : 1217
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário http://lightsoftworks.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por fonetico em Sex 04 Jun 2010, 14:28

Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.

Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
avatar
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Número de Mensagens : 1830
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Markituh em Sex 04 Jun 2010, 21:11

souzalucasjose escreveu:Belo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Você pegou o foco em um assunto em que muitos tem dúvidas.

Ah, uma sugestão, seria bom no final do seu tutorial, você colocar como se fosse um exemplo para download.
Valeu. Boa idéia,vou arrumar aqui e colocar o exemplo.
@Pedro Henrique escreveu:se eu nao me engano, esse efeito acontece em menos de um segundo ne?
Sim,é isso. Coloquei de 3 em 3 steps porque dá realmente um efeito letra por letra.
Lucas Luinar escreveu:bom tutorial. mas eu ainda não entendi por que eu usaria time lines...
Você usaria Time Lines para contruir ações que podem ser realizadas a cada X steps
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2183
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por afonso_silva em Qui 17 Jun 2010, 16:04

tá optimo o tuto, eu tbm nunca tinha descoberto o k eram as timelines
avatar
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Número de Mensagens : 147
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Markituh em Qui 17 Jun 2010, 16:21

Que bom que agora você já sabe o que é e como usar uma Time Line.
avatar
Markituh

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2183
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por sonic luan em Qua 02 Fev 2011, 19:56

gostei do tutorial a unica coisa em que eu não sabia mecher no game maker eram as time lines. Very Happy
avatar
sonic luan

Ranking : Nota C
Notas recebidas : C-D-A-C
Data de inscrição : 28/01/2011
Número de Mensagens : 1003
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://sonicmaker.forumeiros.com/memberlist

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por uriel.56 em Qua 02 Fev 2011, 20:25

as time lines servem para fazer animação ou fazer IA de algun's obj's tbem...

e tbem subistituir paths

tipo.. se vc bota Step 3 a ação move x = 3 y = 0 e no step 10 move x=0 e y=3

ele vai andar pro lado e depois de um tempo parar e ir para baixo... (claro q podem ser muito mais avançados.... mas eu crio mtus games com isso mentira

Bem... eu só queriam q vcs me explicassem (Aproveitando o tópic)

quanto vale um STEP !?
avatar
uriel.56

Data de inscrição : 13/02/2010
Número de Mensagens : 430
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por jharik em Ter 20 Mar 2012, 09:08

esplica melhor n entendi nada
avatar
jharik

Data de inscrição : 19/03/2012
Número de Mensagens : 25
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Joton em Ter 20 Mar 2012, 09:46

@jharik: por favor não reviva tópicos com mais de seis meses desde o ultimo post, se você fazer novamente vou aumentar em +25 sua barra de alerta.

Leias as regras do fórum por favor
avatar
Joton

Ranking : Nota B
Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Número de Mensagens : 836
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://jotonsn.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Usando Time Lines

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum