COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

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COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Qui 20 Maio 2010, 19:58

COMBO E HITS BÁSICOS

Olá.. Aqui ta um tuto básico de como fazer combos e Hits

qual é a diferença?

aqui no tutorial o hits é "usado" como contagem de combos Very Happy

e os combos são a troca de sprites ;)

mais mesmo assim não há muita diferença kkkkkkkk

Então Vamos Lá

alguns erros Poderão ocorrer então é recomendado que faça do 0 Very Happy



Crie Seus Respectivos Sprites Very Happy

Aqui Utilizaremos

sprite0 = player parado
sprite1 = soco
sprite2 = inimigo
sprite3 = player dando hit 1
sprite4 = player dando hit 2
sprite5 = player dando hit 3

OK... ae Decorrer do Tutorial Colocarei o sprite0 por exemplo e vocês saberão que é o do player parado... então OK.. vamos parar de conversa e vamos começar Very Happy



Crie o Objeto Player... coloque o nome dele como player ou se preferir toda vez nos códigos que aparecer player mude o player pelo nome do seu respectivo objeto que dará o combo Very Happy

no Create Dele(do player) Coloque isso:

Código:
combo = 0 //Será o Número de Combos que Você Deu No Seu Inimigo ;)
combo_mostra = 0 //mostra quantos combos você deu :D
combo_spr = 0 //troca de sprite... ou seja... q golpe ele vai dar naquele momento ;)

Agora Adicione o Evento Alarm0... e nele coloque assim:

Código:
combo_mostra = combo
instance_create(x,y-32,mostra_combo)
combo = 0
combo_spr = 0
sprite_index = sprite0

agora adiciona o evento ESPAÇO (SPACE) e coloque:

Código:
if combo_spr = 0 {sprite_index = sprite3} //sprite Nº 1
if combo_spr = 1 {sprite_index = sprite4} //Sprite Nº 2
if combo_spr = 2 {sprite_index = sprite5} //Sprite Nº 3 PS:. SeQuiser Adicionar Mais é Só Adicionar Happy
combo_spr += 1 //Vai Trocando as Sprites de Ataque :D
if combo_spr > 2{combo_spr=0} // Delemita o Tanto de Combo.... se caso aumentar mais combos ali em cima aumeta aqui tbm
instance_create(x,y+16,soco)


Pronto... Já Fizemos o Player 1 e Tudo Para ele dar um HITS Fatal XD (num sei pq coloquei esse fatal kkkkk)



Crie o Objeto Soco Very Happy...

No Create dele coloque:

Código:
alarm[0] = 2

adicione o evento alarm0 e coloque:

Código:
instance_destroy()



Crie o Objeto Inimigo Very Happy

Não Coloque Nada Nele Razz... Mais Volte Para o Objeto Soco!!!

faz uma colisão do soco com o inimigo.. e coloque:

Código:
instance_destroy()
player.combo+=1
player.alarm[0]=20



OK... Agora é o Ultimo Passo... e o menos importante XD...

pq? pq ele não servirá pra muita coisa Very Happy... só para mostrar o tanto de sequências que você deu Very Happy

então vamos lá...

crie um objeto para mostrar os combos Very Happy

no Create Coloque:

Código:
alarm[0]=10

adicione o evento alarm0 e coloque:

Código:
instance_destroy()

no STEP coloque:

Código:
vspeed=-1

e no DRAW coloque:

Código:
draw_text(x,y,string(player.combo_mostra)+" Hits")


Agora Coloque Tudo Na Room... se caso vc fez esse tutorial do 0 percebeu que não tem movimentação dos personagens... então coloque um na frente do outro para ver o resultado... se caso colocou num projeto que ja esta sendo feito... é só testar Very Happy

e depois adapt para seu jogo ;)

FLWs Té + Pessoal Surprised

Tuto Simples Pra Vocês ;)

A Engine Pronta pra quem Não Quiser se Matar para ver aqui o tutorial XD

COMBO E HITS BÁSICOS.gmk

feliz2



Versão Nº 2 - Com Sprites do Naruto (Recomendado que baixe a versão de cima !!!) - (Pedido Por KRONOS)

Combo e Hits Básicos - Naruto


Última edição por Kevin em Sab 29 Maio 2010, 16:47, editado 2 vez(es)

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por wac2007 em Qui 20 Maio 2010, 20:01

Perfeito maan =)
Bem explicadinho nos mínimos detalhes.

Flws ;D

®/

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Qui 20 Maio 2010, 20:15

VLW WAC2007 Very Happy

FLWs

Té + Happy

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por LCS em Qui 20 Maio 2010, 20:19

cara muito obrigado era isso mesmo que eu tava procurando eu to tentando faze um jogo de luta e nao tinha aminima ideia de como faze isso
valeuzao

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Qui 20 Maio 2010, 20:35

Denada cara ;)

Agora você Sabe Como Fazer Very Happy

Agora Só Terminar Seu Projeto Happy

Flws

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Obrigado.

Mensagem por Nicolas em Qui 20 Maio 2010, 21:23

Então Oque Falar Do Seu Tutorial.
Esta Muito Bom Mesmo,Sou Iniciante e Sempre Quiz porcurar um jeito quase Totalmente em DND ja que so bom no propio mas nao encontrei bem pelo menos um mais facil. Smile
ei Faz um tudo de tiro ae aqui no que entendendo no gmae amker tenho que colocar mas de 10 codigos e ações quase para fazer um tiro Mad

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Qui 20 Maio 2010, 21:36

Nicolas escreveu:Então Oque Falar Do Seu Tutorial.
Esta Muito Bom Mesmo,Sou Iniciante e Sempre Quiz porcurar um jeito quase Totalmente em DND ja que so bom no propio mas nao encontrei bem pelo menos um mais facil. Smile
ei Faz um tudo de tiro ae aqui no que entendendo no gmae amker tenho que colocar mas de 10 codigos e ações quase para fazer um tiro Mad

VLW Pelo Comentário Very Happy

e sobre o tutorial faço sim Happy

mais poderia especificar melhor oq você quer?

Flws

Té + Cada Very Happy

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por mayck em Sex 21 Maio 2010, 15:18

Cara Muito Muito Muito BOm Iso Eu tanbem tava procurando para Meu jogo eu Ate tentei fazer Mais saia Muito estranho seu Ta Muito Bom Bem explicadinhos No seus Minimosssss detalhes Mais por favor Prosiga XD muito Bom Vlws

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sex 21 Maio 2010, 15:20

VLW Mayck Pelos Elogios Very Happy

mais... Proseguir com oq??? Oo
Denada Very Happy

FLWs

Té + cara Happy

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por mayck em Sex 21 Maio 2010, 15:40

Com meu jogo =D FLWs

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sex 21 Maio 2010, 15:44

Mais por favor Prosiga XD

Com meu jogo =D FLWs

como assim Oo???

kkk

num intendi ainda kkkkkkkkkkkkkkk

FLWS....

e Nicolas... podde esplicar como quer que eu faça o tuto aqui mesmo Happy

FLWs Te + Surprised

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por mayck em Sex 21 Maio 2010, 16:51

Decha Pra eu Continuar o meu jogo que eu tava parado por esta questao
Por favor Prosiga XD
e um Negosio ta TV XD

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por F. Nizzio em Sex 21 Maio 2010, 18:36

O.o ainda eu não entendi o que o mayck quis dizer... anyway:

@topic: otimo tutorial! eu tenho na minha cabeça um jeito pareciso de fazer combos, mas nunca tentei, então eu não sei se dá certo.

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sex 21 Maio 2010, 18:39

ahsuahs... nem eu Very Happy...

pra falar a verdade intendi sim Happy... mais num intendi Oo...

VLW felaobr Very Happy

ué... tenta por seu método em prática ;)... quem sabe não dá certo? Happy

FLWs

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por F. Nizzio em Sex 21 Maio 2010, 18:45

D: o problema é a preguissa mesmo. Mas quando eu terminar o meu jogo(que tá um pouco parado), eu tento fazer (:

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por mayck em Sex 21 Maio 2010, 19:04

a decha decha XD Vamo resulmi o Tutu fiko Bom eu vo aprender e uzar o sistema no meu jogo =D

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sex 21 Maio 2010, 19:05

;)

Que ótimo ;)

mais eu até intendi o negócio da Televisão... mas... nunca vi em nenhum lugar falando isso Oo..

então deixa pra lá Very Happy

Flws Té +

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kronos em Sab 29 Maio 2010, 15:27

Kevin, sera q vc poderia fazer mais uma verção desta sua engine?
Se pode! Por favor faça com alguns sprites de Naruto e com mais numeros de imagens nos sprites?
Antes de Tudo, Obrigado!

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sab 29 Maio 2010, 16:10

Bem... Não Gosto Muito do Naruto Mais Posso Fazer sim ;)

e sobre mais nºs de imagens nas Sprites tbm ;)

FLWs daqui a poco Atualizo aqui a Engine (se naum responderem vou ter que dar um EDIT ;) )

FLWs

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kronos em Sab 29 Maio 2010, 20:25

Valew, Cara ando procurando isso a tempos.

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Sab 29 Maio 2010, 22:37

Denada Cara ;)

Ao Seu Dispor Very Happy

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por RodrigoM. em Dom 30 Maio 2010, 01:56

Parabéns Kevin, Muito bom o tutorial, bem explicado.

Movi seu topico para a seção GML, desenvolvimento é tudo NÃO relacionado a GML, ok?

Fallow

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kronos em Dom 30 Maio 2010, 13:52

Surgiu uma duvida!
Como fazer para que o objeto player pare o combo quando estiver loge do inimigo.

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 30 Maio 2010, 14:08

Kronos escreveu:
Surgiu uma duvida!
Como fazer para que o objeto player pare o combo quando estiver loge do inimigo.

voce pode verificar a distancia entre objetos por pixel o raciocinio ficaria mas ou menos assim

coloque isso no Step do player

Código:
if distance_to_object(obj_inimigo)> 250 { codigo que para o combo }

no caso eta regulado em 250 pixels de distancia mude para mais perto ou longe como quizer

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Re: COMBO E HITS BÁSICOS (Iniciante)

Mensagem por Kevin em Dom 30 Maio 2010, 17:37

Coloca no Create do SOco...

Código:
player.alarm[0]=2

bem acho que funfa XP

FLWs Té + ;)

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