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Tutorial de Combo/Sequência

em Qua 28 Ago 2013, 14:58
Tutorial de como fazer um combo.
Game Maker 8.1 Lite
Dificuldade baixa



Tutorial escrito
Spoiler:
Basicamente o tutorial seria :

No evento da 1ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 0
{
variaveldocombo = 1
}
else
variaveldocombo = 0
No evento da 2ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 1
{
variaveldocombo = 2
}
else
variaveldocombo = 0
No evento da 3ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 2
{
variaveldocombo = 3
}
else
variaveldocombo = 0
No evento de step no caso colocaremos o efeito que deve ocorrer após o combo (ex : criar um objeto hadouken ou mudar a sprite para alguma animação de combate seguido de aplicar algum dano maior nos oponentes)
É importante lembrar que temos que botar o "else variaveldocombo = 0" para quando o player errar a tecla a contagem do combo zerar.
Se gostaram do tutorial ou acharam ele util mesmo que não tenham visto o video deem like pois é pelo canal que eu procuro fazer os videos/tutoriais e etc.A engine pra quem não entendeu muito bem está disponível para download na descrição do video.

Engine com a mesma técnica só que em script para o re-aproveitamento do código.
4shared.com/file/_ohjdzrx/engine_de_combo.html


Última edição por Frozen em Sex 30 Ago 2013, 15:55, editado 3 vez(es) (Razão : Adicionar o tutorial escrito e a engine feita pelo feyon2.1)
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qua 28 Ago 2013, 15:56
Poderia Explicar o básico do tutorial em escrito?
Isso ajuda aqueles que não querem, ou não podem ver o vídeo, e ajuda a otimizar o tutorial.
(é que tenho 3G MODEM limitado! então...)
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qua 28 Ago 2013, 22:28
Basicamente o tutorial seria :

No evento da 1ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 0
{
variaveldocombo = 1
}
else
variaveldocombo = 0
No evento da 2ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 1
{
variaveldocombo = 2
}
else
variaveldocombo = 0
No evento da 3ª tecla do combo
Código:
if variaveldocombo = 2
{
variaveldocombo = 3
}
else
variaveldocombo = 0
No evento de step no caso colocaremos o efeito que deve ocorrer após o combo (ex : criar um objeto hadouken ou mudar a sprite para alguma animação de combate seguido de aplicar algum dano maior nos oponentes)
É importante lembrar que temos que botar o "else variaveldocombo = 0" para quando o player errar a tecla a contagem do combo zerar.
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qua 28 Ago 2013, 22:49
simples mas eficiente acho que vou guardar esta lógica na minha cabeça pra quando precisar utilizá-la.

seria bom por em um script né? Pois depois pode usar os argumentos pra reutiliza-la outra vez.
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qui 29 Ago 2013, 07:51
feyon, só não fiz isso porque não tenho muito domínio de script e não poderia ensinar a usarem algo que eu mesmo não entendo muito.
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qui 29 Ago 2013, 12:55
o galera ve minha engine ai que ela eh a melhor mesmo hein
ai o sente o drama
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Qui 29 Ago 2013, 22:25
Matheus isso não é uma engine e sim um tutorial, não adianta botar a engine lá e não ensinar como fazer pois os novos no game maker ainda sim não irão saber como fazer.
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 11:16
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
quanto ao assunto de por no script eu adaptei ele :Dsó tirei a função else pois estava atrapalhando o efeito de combo
posta ai no seu tópico:
4shared.com/file/_ohjdzrx/engine_de_combo.html?  

se eu te ajudei da um jóinha Laughing 
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 15:52
Cara muito bom essa engine de script, ja adicionei ao tópico , posso adicionar a descrição do video tutorial?
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 17:10
Movido para a seção - Vídeo Tutoriais
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 18:18
sim pode é de uso livre, não precisa de créditos mas são bem vindos Very Happy
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 18:30
Para colocarem em um script, pode ser colocado assim:
O valor do argumento, é parte do combo que este botão se refere. (no Exemplo o nome do script é o combo).

no evento da tecla 1:
combo(0)

no da tecla 2:
combo(1)

e assim por diante...

E o Script combo será isto:
Código:
if variaveldocombo = argument0
    {
    variaveldocombo = argument0+1
    }
    else
    variaveldocombo = 0
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 19:22
soh que, que eu me lembre eu escrevi na engine passo a passo da teoria e da pratica de fazer os combos, ve la
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Re: Tutorial de Combo/Sequência

em Sex 30 Ago 2013, 19:31
@theguitarmester escreveu:Para colocarem em um script, pode ser colocado assim:
O valor do argumento, é parte do combo que este botão se refere. (no Exemplo o nome do script é o combo).

no evento da tecla 1:
combo(0)

no da tecla 2:
combo(1)

e assim por diante...

E o Script combo será isto:
Código:
if variaveldocombo = argument0
    {
    variaveldocombo = argument0+1
    }
    else
    variaveldocombo = 0
agora que pensei bem, você está meio certo mas também teria que usar a variável como argumento pois não posso usar ela como checagem de todos :0 vou editar a engine e simplificar mais.

[edit] bom eu refiz a engine e deixei mais pratica, valeu theguitarmaster você estava certo porque as teclas eram outras e não era necessário usar um argument como variável vlw
OBS: desativei o download, e coloquei este 4shared.com/file/Y3_rZYsZ/engine_de_combo.html
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