Data Structures (Map)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Data Structures (Map)

Mensagem por Sannin Kyuubi em Ter 06 Abr 2010, 11:15

Assunto: Data Structures (Map)
Descrição: Continuação dos tutoriais sobre DS, agora envolvendo as setruturas Maps.
Dificuldade: Creio que um iniciante possa dominar os códigos.
Requerimento: GM Pró.

DATA STRUCTURES

Como dito no outro tutorial, Data Structures são formas de criar bancos de dados, possuindo vários tipos, neste tutorial falarei dos Maps.

Map

Os Maps não possuem grande diferença de utilização comparado as Lists, o que diferencia estes é que o Maps amarzenam dados em duplas. Quando se adiciona um valor a um Map se define dois valores: a key e o valor. Após isto existem vários comandos para verificar, alterar e tudo mais os dados dos Maps.

A criação da List é simples, e isto é igual em todas as outras DS. Num Map:

Código:
map_id = ds_map_create

Como em todos as outras DS ao se criar uma nova o id desta é retornado, ou seja, é amarzenado na váriavel que a declara. A maioria dos códigos de Maps são iguais aos da List precisando somente alterar o nome:

Código:
ds_map_destroy(<id do Map>);
ds_map_clear(<id do Map>);
ds_map_size(<id do Map>);
ds_map_empty(<id do Map>);

Não há muito o que se falar, o 1º destrói o Map, o 2º limpa os valores, o 3º confere o número de valores guardados e o 4º confere se o Map indicado está vazio.

Bem, mesmo parecidos, os Maps sofrem algumas alterações em certos comandos, um deles é quando se adiciona um novo valor:

Código:
ds_map_add(<id do Map>,<Key>,<Valor a ser adicionado>)

Como dito antes os Maps guardam valores em duplas, futuramente se procura por um valor este só é possível procurando-se pelas keys. Como na List você pode adicionar uma infinidade de valores, e sempre estes serão mandados para a última colocação.

Bem, outras funções como substituir um valor existente, conferir se certo valor exsite, pegar o valor de certa key, e etc, são bem semelhantes as Lists:

Código:
ds_map_find_value(<id do map>,<nome da key de onde será retornado o valor>);
ds_map_replace(<id do map>,<a key que será alterada>,<o novo valor>);
ds_map_delete(<id do map>,<a key que deve ser destruída>);
ds_map_exists(<id do map>,<nome da key que deve ser procurada>);

1º: Retorna o valor da key especeficada, basta por o id correto do Map.
2º: Substitui o valor de um key existente.
3º: Deleta uma key e seu valor.
4º: Confere se uma key existe no Map especefícado.

Além dos comandos padrões de DS, temos outros 4 comandos que podem ser bem úteis dependendo de seu projeto:

Código:
ds_map_find_previous(<id do map>,<key que servirá de base>)

Difícil entender este código né? É simples, este código retorna a maior key do map indicado. Aquela key que é dado como base é o limite da procura, ou seja, será procurado no Map o maior valor que estejá abaixo da key de base.

Código:
ds_map_find_next(<id do map>,<key base>)

Funciona como o código anterior, só que neste é procurado o menor valor do Map indicado. A base neste código serve para marcar o limite da busca, ou seja, será retornada a menor key mas está será maior que a base.

Código:
ds_map_find_last(<id do map>);
ds_map_find_first(<id do map>);

São como ds_map_find_next e ds_map_find_previous, mas nestes não existe uma base, o primeiro procurará o maior valor buscando por todo o Map. Já o segundo procura o menor valor.

Bem já passei todo meu conhecimento sobre Map para vocês. Você pode se perguntar: "Aonde posso usar este tal de Map?". Ele é muito útil em inventarios simples de jogos, onde a key guarda o item, e o valor representa quantos deste você possui, eu no meu jogo não uso Map para isto, e sim para lojas, neste eu ponho a key como o nome do item e o valor como preço. Quando faço um loja que vende e compra tenho que usar dois Maps.

Como eu disse na List, destruir uma DS libera memória, mesmo as DS gastando pouca memória, sempre é bom levar em conta que existem pessoas que tem PCs como uma miséria de memória RAM, como eu que tenho miseros 256mbs.

Bem, outra dúvida que possa ter é se tem como aumentar o números de valores que uma key guarda, a resposta é não. Maps só trabalham com um valor para cada key, mas, no próximo tutorial eu falarei da DS Grid, está pode guardar uma infinidade de itens sobre um sistema de grade manuseado por X e Y, meio difícil entender assim, se quiserem mais informação só lêr o próximo tutorial ;).

Se tiverem qualquer problema ou dúvida com Maps só falar que ajudo no que poder. Se acharam algum erro no meu tutorial por favor reportem, assim todos saem ganhando Smile.

Hasta la vista mans

Sannin Kyuubi

Número de Mensagens : 192
Idade : 21
Data de inscrição : 12/02/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum