Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Como cria uma funçao?
4 participantes
Página 1 de 1
Como cria uma funçao?
Tipo assim... eu criei um codigo q se chama gravidade... como eu defino esse codigo como uma funçao?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
Re: Como cria uma funçao?
acho que entendi!
Você pode usar a variável global.
Ex:
global.vidas
vai funciona em todo o jogo, a partir do momento que ela é criada pode ser usada em qualquer objeto, que você defini-la!
Acho que é isso! =D
Fallow
CyraxX
Você pode usar a variável global.
Ex:
global.vidas
vai funciona em todo o jogo, a partir do momento que ela é criada pode ser usada em qualquer objeto, que você defini-la!
Acho que é isso! =D
Fallow
CyraxX
RodrigoM.- Data de inscrição : 06/08/2009
Reputação : 5
Número de Mensagens : 569
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como cria uma funçao?
galera aproveitando o topico alguem pode me passar um tutorial de passo a passo de como fazer um jogo de aventura no game maker valeu
Vanaldo- Data de inscrição : 15/02/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como cria uma funçao?
exemplo... todo o "object" q tiver escrito a funçao, eh como se tivesse nela...
Discordo muito nessa parte.obs.
n gostaria de usar usasr include, nem usar algo pra chama script... eu gostaria de criar uma funçao msm... tem algum tutorial explicando certinho?
Como pode uma coisa combinar com a outra desse jeito?
Alias, como quer usar uma função sem chama-la?
otro exemplo:
funçao inimigo... (eu queria fazer q, se todos os objects q tiver escrito "inimigo") acontece algo q esta na funçao...
for (i = 0; i < instance_count; i += 1)
{
id_obj = instance_id[i];
if (instance_exists(id_obj))
{
if (id_obj.object_index = objInimigo)
{
with (id_obj)
{
funcao_inimigo();
}
}
}
}
Esse é um modo de se fazer isso.
Você acha a id (referencia) do objeto entre todos os objetos na fase, se ele for o objInimigo o "with" faz com que a função sejá executado no inimigo.
Mas seria mais fácil chamando a função já dentro do objInimigo.
Se não sabe como criar uma função:
Olhe no lado esquerdo da tela onde tem as pastas do Game Maker, tem um chamada "scripts" clique com o botão direito nela e depois em "Create script".
No campo "Name" defina o nome a ser usado para chamar a nova função.
Tópicos semelhantes
» ini nao cria
» Quando vc cria um jogo?
» como cria bomberman no GML?
» gm cria,mas nao funciona objeto 3d!
» obj que cria inimigos[Resolvido]
» Quando vc cria um jogo?
» como cria bomberman no GML?
» gm cria,mas nao funciona objeto 3d!
» obj que cria inimigos[Resolvido]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|