Configurando o jogo será executado GM8

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Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Alex FC em Dom 14 Fev 2010, 10:57

Configurando o jogo será executado GM8



Bom, nessa aula vamos aprender a configurar como nosso jogo deve ser executado. Então, abra seu jogo e vamos configura-lo da melhor maneira possível. Clique no Menu Resources e depois na opção Global Game Settings.

Global Game Settings: Aqui serão setadas as configurações de seu jogo:

ABA GRAPHICS:



Start in Full Screen: Marque esta opção se quiser que o jogo inicie em tela cheia.

Fixed scale (in%): esta opção é pra esticar ou diminuir a tela em que o jogo vai aparecer em%.

Keep aspect ratio: Manter proporção entre altura e largura mesmo que a janela seja redimensionada.

Full Scale: Esticar na tela inteira.

Interpolate color between pixels: Interpolar cores entre pixels, isso serve para "borrar" as texturas para retirar o serrilhado.

Color outside the room region: cor que ficará envolta da room caso seja redimensionada e esteja mantendo proporções.

Allow the player to resize game window: deixar que o jogador redimensione a janela.

Let the game window away stay on top: Deixar a janela do jogo sobre todas as outras.

Dont't draw a border in windowed mode: Não desenhar borda quando estiver no modo de janela.

Don't show the buttons in the window capition: Não desenhar botões (fechar, maximizar e minimizar).

Display the cursor: Mostrar o cursor do mouse.

Freeze the game when the form looses focus:
Parar o jogo equando a forma perder o foco.

Disable screensavers and power saving actions: Desligar descanso de tela e modo de economia de energia.

ABA RESOLUTION:



Marcando a opção set the resolution of screen abrirão as seguintes opções:

Color Depth (profundidade de cores):

-no change: deixa o padrão do computador.
-16- Bit:
-32- Bit:

Resolution (Resolução da tela):

-no change: deixa o padrão do computador.

Largura x Altura

-320 pixels por 240 pixels
-640 pixels por 480 pixels
-800 pixels por 600 pixels
-1024 pixels por 768 pixels
-1280pixels por 1024 pixels
-1600 pixels por 1200 pixels

-Frequency (Frequencia, quantos frames por segundo o jogo será rodado):

-Frame rate é a quantidade vezes que a imagem é atualizada por segundo.

-no change: deixa o padrão do computador.
-60 frames/s
-70 frames/s
-85 frames/s
-100 frames/s
-120 frames/s

-Use the sincronization to avoid tearing: Usar sincronização para não extrapolar o limite de resolução.

ABA OTHER:


*Defaut Keys (Teclas padrão)

Let ESC end the game: Quando apertar Esc em qualquer momento do jogo ele será finalizado.

Treat the close button as Esc key: Tratar o bo tão FECHAR como se fosse a tecla ESC.

Let F1 show the game ingormation: Quando apertar F1 em qualquer momento do jogo mostrará a informação do jogo.

Let F4 swtch between screen modes: Quando apertar F4 em qualquer momento do jogo o modo da tela mudará (full-screen e indowed).

Let  F5 save the game and F6 load the game: Usar F5 para salvar e F6 para carregar em qualquer momento do jogo.

Let F9 take screenshot of the game: Usar F9 para tirar fotos do jogo em qulquer momento.

*Game Process Prioritys (Prioridade de processo)


-Normal (recomendado).
-High (Alta prioridade).
-Highest (Altissíma prioridade).

*Version information (Informação da versão)


Major:1  Mijor:0   Release:0   Build: 0

São a versão do jogo 1.0.0.0

Company (Compania):
Product (Produto):
CopyRights (Direitos reservados):
Description (Descrição):

ABA LOADING:



-Imagem no fundo do loading

Show your image while loading: Mostrar sua imagem enquanto o jogo carrega.

Change image:
escolher sua imagem

Make image partiali tranparent: deixar imagem com alguma transparência.

Make translucent with aplha value: deixar imagem translúcida.

-Barra de progresso

No loading progress bar: sem barra de progresso.

Defaut Loading Progress bar: barra de progresso padrão.

Own progress bar: Sua barra de progresso.

-Back imagem: fundo da barra de progresso.

-Front image: frente da barra de progresso.

Scale progress bar: Esticar barra de progresso.

Change icon: trocar icone do jogo (são suportados icones até 32x32).

ABA ERRORS:



*Display error messages: mostrar mensagens de erro.

*Write errors messages to file game errors.log: Criar um arquivo de texto com os erros que ocorrerão no jogo.

*Abort all errors messages: Fechar jogo se houver qualquer erro.

*treat uninitialized variables as value 0: Setar os valores das variaveis não iniciadas em 0.

ABA INFO:


Author: seu nome.

Version: versão do jogo.

Information: escreva sobre o jogo aqui.

FLWS!


Última edição por Alex FC em Dom 08 Fev 2015, 18:02, editado 14 vez(es) (Razão : Atualização)

Alex FC

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por fonetico em Dom 14 Fev 2010, 12:06

Muito bom Alex! A cada domingo você surpreende a gente com as suas super aulas. Isso que você explicou eu já sabia definitivamente tudo, mas vai ajudar muito a todos que tem dúvidas quanto a isso, que com todas essas opções, o criador tem mais liberdade na hora de criar os seus jogos.

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 15 Fev 2010, 13:32

mto show os tuto dele, isso ajuda muito mesmo

próxima aula vc poderia dar tipo umas dica pra nóis, tipo, pra pular, pra fazer gravidade e tlz, tipo a melhor forma de fazer uma coisa, que ajudaria muito

tipo, pra fazer o jogo rodar normalmente eu coloco isso:

gravity_direction=270;
if place_free(x,y+1)
{
gravity=0.5
}
if ! place_free(x,y+1)
{
gtavity=0
}

isso é pra existir gravidade só quando não tiver nada embaixo, o que pode dar efeitos muitos bons, como pular embaixo e cair em cima e tlz, mas num sei porque nunk fucionou lol, o código tá certo neh

vc poderia falar como vc faz essas coisas, tipo, pular, gravidade (já falei isso neh???)

bom, isso é só uma dica pro próximo tuto

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por fonetico em Seg 15 Fev 2010, 13:39

Aí Alex, bem que você poderia explicar sobre a aba errors, ela é um ponto importante também eu acho.

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Henrique_GJ em Seg 15 Fev 2010, 13:51

a aba erros fala o que acontecerá se der um erro

Display errors mensagens - exibir as mensagens com erros (bom para testar os jogos, para distribuir desmarca)

abort on all erros mensagen - clicar em abort sempre que der erro

o resto sei lá


agora esse tutu sugerido pelo souzalucasjosédeandradesilvanunesvieira será preciso

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por fonetico em Seg 15 Fev 2010, 14:05

Isso tudo eu já sei, mas seria bom ele colocar no tutorial dele pra quem não sabe.

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Alex FC em Seg 15 Fev 2010, 14:17

OK então. Logo logo adicionarei duas das três abas, errors e constants. Vlw?

Ja para próxima aula, vou explicar sobre backgrounds para finalizar a parte de resourses. Sons não será muito necessário. Então depois dessa aula começarei a introdução a jogos de plataforma.

Obrigado pelas sugestões.

FLWS!

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Mystery_boy_maker em Seg 15 Fev 2010, 14:42

Muito bom Alex outra aula sua que me ajudou com o meu projeto !!
muito bem explicado, acho que depois dessa aula vai ser dificil alguem
te duvida com esse assunto . Very Happy

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Alex FC em Seg 15 Fev 2010, 15:16

Aula atualizada (15/02/09):

-Aba erros adicionada.

-Aba constants adicionada.

FLWS!

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por fonetico em Seg 15 Fev 2010, 16:02

Agora sim Alex, está tudo completo! Tu é o cara man não tem preguiça de nada, como eu xD cheers

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por ArandyIlhay em Sex 16 Abr 2010, 18:48

legal

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Re: Configurando o jogo será executado GM8

Mensagem por Alex FC em Seg 22 Out 2012, 09:02

Aula atualizada - 22/10/12:

- Melhora na grafia e explicação;
- Atualização das imagens.

Ps: As próximas aulas serão atualizadas em breve.

FLWS!

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