Conectar-se
Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Convidad
Convidado

[Guia] Configurando o GM:Studio no Mac

em Qui 12 Set 2013, 16:22
Configurando o GM:Studio no Mac


O que você precisa para começar

Antes de começar a trabalhar com o módulo de Mac do Game Maker: Studio, você deve ser um desenvolvedor da Apple registrado e ter os certificados necessários até à data, bem como ter acesso a um computador Mac. Para criar uma conta de desenvolvedores você terá que ir para https://developer.apple.com e fazer uma conta (Não se esqueça de dizer que você quer um conta para o Mac!), então clique no link que leva você para o Mac Dev Center.

NOTA: Se você deseja desenvolver jogos para iOS, você vai precisar de uma licença de desenvolvedor diferente.

Preparando seu Mac

Para começar, você precisa instalar o Lion (OSX 10.7). É geralmente recomendado que você utilize a última OSX e a último Xcode (você pode encontrar a versão do seu Mac tem clicando no logo "Apple" no canto superior esquerdo e selecionando a opção "Sobre este Mac" a partir do menu drop-down).

Uma vez que seu Mac está atualizado e pronto, crie a sua conta local, em seguida, amarre o local conta com um ID da Apple - o ideal é que da sua conta de desenvolvimento - nas configurações do usuário (veja a imagem abaixo).



Agora abra a AppStore e encontra Xcode( ou clique aqui ) e inicie o download. Isto pode demorar um pouco, mas enquanto você está esperando, você pode ir e obter as certidões necessárias para o desenvolvimento.

Certificados

Mesmo se você não tem intenção de publicar seus jogos através da Mac App Store, você deve ter a certificação correta que lhe foi fornecido pela Apple, caso contrário, você não pode criar e testar todos os jogos.

Se você criou anteriormente um para o módulo de destino iOS, então não há necessidade de criar um outro destino e você pode pular esta etapa.



Isso vai abrir o Assistente do Certificado, e no menu para esta aplicação escolhe as opções padrão.
Agora é melhor ir para o site do desenvolvedor e assinar na conta desenvolvedores que você criou anteriormente.

Uma vez feito isso, você deve ir para o Mac Developers Center e aqui você deve ter certeza de que seus dados estão corretos (clique no link Meu Perfil no topo da página para ter certeza), em seguida, voltar para a página principal e clique em o texto encontrado no lado direito da tela - Utility Certificado Developer. Isto irá levá-lo para a seguinte página:



Registre o seu Sistema

A primeira coisa que você deve fazer no portal do desenvolvedor depois de entrar, é registrá-lo o Mac. Esta opção está disponível a partir de um botão na esquerda chamado "Systems".
Ao clicar neste botão irá levá-lo para uma página onde você pode ver todos os computadores que você registrou como sistemas de Desenvolvimento, e no topo existe um botão chamado"sistema de Registro".
Se você clicar ele vai levá-lo para a seguinte página:



Aqui você pode dar o seu sistema um nome descritivo e, em seguida, adicione o UDID.
Uma vez que esses detalhes foram preenchidos, você pode pressionar o botão "Register", que o levará de volta à tela principal do Sistema, onde você vai ver o seu Mac listados.

App ID

Antes que você possa fazer mais do que as coisas de teste no seu Mac, você vai precisar fazer um Id App para eles. Isso é algo que você terá que criar para cada aplicativo ou jogo que você faz se você quiser distribuí-lo a si mesmo ou vendê-lo através da Mac App Store.

Clique no botão Id App a partir da página principal do Mac centro de Desenvolvedores e você será levado para uma nova tela que exige a entrada de duas informações: a descrição e o identificador de Bundle.
Normalmente, a descrição seria o nome do seu jogo, enquanto o identificador do pacote deve seguir o formato com [User / Company Name] [AppName], assim..:



Depois de ter criado o seu App ID, você vai vê-lo listado na aba App IDs. Observe que agora existe um botão "Configure" ao lado do ID recém-criado.
Isto irá levá-lo para uma outra tela onde você pode adicionar permissões adicionais para o seu aplicativo, como o iCloud e Game Center.
Atualmente, apenas o Game Center é suportado, por isso, se você planeja usar isso com o seu jogo, você deve selecioná-lo agora, antes de criar os perfis de aprovisionamento, caso contrário, você vai ter problemas mais tarde (no futuro iCloud também deve estar disponível - esta página será actualizado quando o é).

Provisioning Profiles

Existem dois tipos de certificados de provisionamento perfil:

          * Desenvolvimento Provisioning Perfil
          * Produção perfil Provisioning

A primeira para o desenvolvimento e necessário para a criação de jogos de teste acabados, enquanto o outro é para a distribuição (criando para a App Store) e é essencial se você deseja comercializar o seu jogo através da Mac App Store depois.

Para criar o certificado de desenvolvimento, você só precisa dar um nome comum para o seu jogo, em seguida, ligá-lo a ID App, selecione o certificado do usuário (que identifica você como um desenvolvedor da Apple registrado).

Depois de ter feito isso, clique no botão "Generate", o botão se localiza na parte inferior da página, e então você deve ver o seguinte:



Como você pode ver, o certificado de desenvolvimento foi criado, e agora você pode baixá-lo em seu Mac. As instruções para instalar o certificado também são dadas sobre esta página, por isso você não deve ter problemas em obter e esta concluído.

Agora você pode começar a criar jogos acabados para Mac e testá-los em seu sistema.

Criando o Certificado de Produção

Tal como acontece com o certificado de Desenvolvimento, o Certificado de produção requer que você dê um nome comum e um ID do aplicativo
Depois de ter feito isso, você pode clicar no botão "Generate" e que irá criar o certificado de produção, que você pode baixar e instalar em sua máquina, como você fez para o certificado de Desenvolvimento.

Acesso Certificado

Clique no seu certificado de desenvolvimento (Developer IPhone: "[seu nome] (seu ID)), então botão direito do mouse na chave e escolha " Get Info ". Alterne para a guia de controle de acesso e mudança de "Confirmar ..." "Permitir tudo ...". Isto irá parar todos os avisos durante a primeira compilação que iria quebrar o processo.



Você também deve permitir o compartilhamento de arquivos para usuários do Windows também, e tome nota do nome do Mac.
Você vai precisar dele para a criação no Game Maker: Studio.

Agora podemos passar para o PC com Windows ...

Game Maker: Studio

Agora, conecte seu Game Maker no seu PC para o Mac via File> Preferences> Mac seção OSX no Game Maker: Studio IDE. Coloque o endereço do seu Mac, em seguida, seu nome de usuário e senha Mac.



O campo superior, Mac Nome Host é o nome (ou IP) do Mac na sua rede que é para sediar o jogo, e o Mac User Name Mac Password deve conter os detalhes da conta que será usada para testar / criar o seu Mac OS aplicativo.

Finalmente, você pode especificar o Mac Install Directory, que é onde Game Maker: Studio irá instalar os aplicativos do sistema operacional Mac Runner. Não se esqueça que você precisa habilitar Login remote para o usuário do Mac se conectar adequadamente com o Game Maker: Studio." />


Última edição por PedroSilva em Sex 13 Set 2013, 17:20, editado 3 vez(es)
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 14/04/2011
Número de Mensagens : 691
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 162

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Guia] Configurando o GM:Studio no Mac

em Qui 12 Set 2013, 16:45
Show, Pedro. Muita gente tem dúvida em como fazer essa configuração para gerar os arquivos IPA.

Obrigado pela contribuição.
Aprovado.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum