GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Colisões não funcionando
por RastaMaan Ontem à(s) 19:49

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

4 participantes

Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare Qua 03 Fev 2010, 17:21

tenho as sprites do inimigos virados para a esquerda
quero que quando eu ultrapassar o inimigo,

ele olhar pra o outro lado (direita). Ex:

inimigo (com sprite pra esquerda)
aí eu passo por ele, ele muda pra sprite
pra direita, Intenderam? (como se ele estivesse olhando pra mim)

Obrigado pela ajuda
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico Qua 03 Fev 2010, 17:31

Você coloca assim no step do inimigo:

Código:
 if player.x < x
{
sprite_index = inimigo_esquerda
}
else
{
sprite_index = inimigo_direita
}
Troque a palavra player pelo nome do objeto do seu player, e troque o inimigo_direita e o inimigo_esquerda pelos nomes dos seus sprites.
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare Qua 03 Fev 2010, 17:46

Que coisa, não intendi da operação do Codigo...

mas funcionou direitinho! vlw Souzalucasjose

Até mais =D
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico Qua 03 Fev 2010, 18:40

Bom eu explico o código direitinho, veja só:
Código:
if player.x < x
{
sprite_index = inimigo_esquerda
}
else
{
sprite_index = inimigo_direita
}

Na primeira linha, quando colocamos o objeto player e depois colocamos um ponto, quer dizer que queremos acessar a variável X do player ou seja player.x, isso pode ser feita com qualquer variável de outro objeto, colocando o nome do objeto, um ponto (.) e depois o nome da variável. Pronto, mostramos ao GM, o 'endereço' da variável que queremos modificar, na frente dela, você pode ver um sinal que na escola você deve ter aprendido como um sinal de menor (<), sendo assim, vimos se o x do player, é menor que o x atual, ou seja, o x do inimigo. Então se for, significará que o player está antes do inimigo, porque conforme o player vai andando para frente, o x dele aumenta, e quando volta, seu x diminui. A mesma coisa com o inimigo, dependente do lugar onde ele estiver, o x dele será diferente, então, se o x do inimigo for menor que do player {ou seja, estiver mais a trás) acontece o código.

Na segunda linha começamos o código.

Na terceira linha modificamos o sprite

Na quarta linha fechamos o código

Na quinta linha, colocamos um senão

Na sexta linha abrimos o código

Na sétima linha modificamos o sprite

Na oitava linha fechamos o script, espero que tenha entendido!
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare Qua 03 Fev 2010, 19:00

LOL! agora eu intendi! (é que eu continuo no Drag&Drop XD)
valeu aí

Até mais
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico Qua 03 Fev 2010, 20:19

mas dá pra fazer no D&D sim
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por Henrique_GJ Qua 03 Fev 2010, 20:55

dá msm.... tem um ícone que checa isso.... lol!
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por litt Qua 03 Fev 2010, 21:36

tem um post que o diassis postou que converte D&D para GMl!
E esse aki!!!
é otimo alem de ser facil ensina os iniciantes a decorar os codigos! vai lá!
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-completos-f6/conversor-de-drag-end-drop-para-gml-t4741.htm?highlight=conversor
litt
litt

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 81
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://bkparada.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare Qua 03 Fev 2010, 22:10

ow que legal galera, valeu litt
vou ver isso aí...

quero aprender a usar o GML! Oo

Até mais Happy
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Olha pra mim (com o Obj do inimigo) Empty Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos