Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

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Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare em Qua 03 Fev 2010, 17:21

tenho as sprites do inimigos virados para a esquerda
quero que quando eu ultrapassar o inimigo,

ele olhar pra o outro lado (direita). Ex:

inimigo (com sprite pra esquerda)
aí eu passo por ele, ele muda pra sprite
pra direita, Intenderam? (como se ele estivesse olhando pra mim)

Obrigado pela ajuda

VerdiMare

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico em Qua 03 Fev 2010, 17:31

Você coloca assim no step do inimigo:

Código:
 if player.x < x
{
sprite_index = inimigo_esquerda
}
else
{
sprite_index = inimigo_direita
}
Troque a palavra player pelo nome do objeto do seu player, e troque o inimigo_direita e o inimigo_esquerda pelos nomes dos seus sprites.

fonetico

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare em Qua 03 Fev 2010, 17:46

Que coisa, não intendi da operação do Codigo...

mas funcionou direitinho! vlw Souzalucasjose

Até mais =D

VerdiMare

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico em Qua 03 Fev 2010, 18:40

Bom eu explico o código direitinho, veja só:
Código:
if player.x < x
{
sprite_index = inimigo_esquerda
}
else
{
sprite_index = inimigo_direita
}

Na primeira linha, quando colocamos o objeto player e depois colocamos um ponto, quer dizer que queremos acessar a variável X do player ou seja player.x, isso pode ser feita com qualquer variável de outro objeto, colocando o nome do objeto, um ponto (.) e depois o nome da variável. Pronto, mostramos ao GM, o 'endereço' da variável que queremos modificar, na frente dela, você pode ver um sinal que na escola você deve ter aprendido como um sinal de menor (<), sendo assim, vimos se o x do player, é menor que o x atual, ou seja, o x do inimigo. Então se for, significará que o player está antes do inimigo, porque conforme o player vai andando para frente, o x dele aumenta, e quando volta, seu x diminui. A mesma coisa com o inimigo, dependente do lugar onde ele estiver, o x dele será diferente, então, se o x do inimigo for menor que do player {ou seja, estiver mais a trás) acontece o código.

Na segunda linha começamos o código.

Na terceira linha modificamos o sprite

Na quarta linha fechamos o código

Na quinta linha, colocamos um senão

Na sexta linha abrimos o código

Na sétima linha modificamos o sprite

Na oitava linha fechamos o script, espero que tenha entendido!

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare em Qua 03 Fev 2010, 19:00

LOL! agora eu intendi! (é que eu continuo no Drag&Drop XD)
valeu aí

Até mais

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por fonetico em Qua 03 Fev 2010, 20:19

mas dá pra fazer no D&D sim

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por Henrique_GJ em Qua 03 Fev 2010, 20:55

dá msm.... tem um ícone que checa isso.... lol!

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por litt em Qua 03 Fev 2010, 21:36

tem um post que o diassis postou que converte D&D para GMl!
E esse aki!!!
é otimo alem de ser facil ensina os iniciantes a decorar os codigos! vai lá!
http://www.gamemakerbrasil.com/galeria-de-projetos-completos-f6/conversor-de-drag-end-drop-para-gml-t4741.htm?highlight=conversor

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

Mensagem por VerdiMare em Qua 03 Fev 2010, 22:10

ow que legal galera, valeu litt
vou ver isso aí...

quero aprender a usar o GML! Oo

Até mais Happy

VerdiMare

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Re: Olha pra mim (com o Obj do inimigo)

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