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Movimentação com mouse
3 participantes
Página 1 de 1
Movimentação com mouse
Minha intenção era criar um sistema onde o "objeto_jogador" seguiria uma posição determinada pelo clique do mouse.
Ao alcançar essa posição pararia.
Tentei o seguinte codigo no Global Left mas n deu certo:
Ao alcançar essa posição pararia.
Tentei o seguinte codigo no Global Left mas n deu certo:
- Código:
coord1 = mouse_x;
coord2 = mouse_y;
while (distance_to_point(coord1,coord2)>10)
{
move_towards_point(coord1,coord2,4)
}
Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Re: Movimentação com mouse
No evento do Mouse deixe só o código:
No Step você coloca:
O while faz tudo no mesmo step, gerando problemas diversos.
- Código:
xx = mouse_x;
yy = mouse_y;
direction = point_direction(x, y, xx, yy);
No Step você coloca:
- Código:
if (distance_to_point(xx, yy) >= 10)
speed = 5;
else
speed = 0;
O while faz tudo no mesmo step, gerando problemas diversos.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Movimentação com mouse
Mas nesse caso, o evento Step viria antes do evento Global Left e, consequentemente, ele n identificaria as variáveis "xx" e "yy".
P.S.: comecei no Game maker ha muito pouco tempo
P.S.: comecei no Game maker ha muito pouco tempo
Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Re: Movimentação com mouse
Mas no próximo Step ele identificaria.
Edit: coloque essas variáveis no Create:
Edit: coloque essas variáveis no Create:
- Código:
xx = x;
yy = y;
Última edição por Pedrø em Sáb 25 Ago 2012, 12:16, editado 1 vez(es)
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Re: Movimentação com mouse
Mas o jogo nem roda por causa disso
Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Re: Movimentação com mouse
Tem razão. Defina no Create também (veja meu post acima que editei se tiver dúvidas). Esqueci de te avisar.
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Re: Movimentação com mouse
Realmente isso n funcionou da forma que eu gostaria.
Desculpe, eu acho q n fui muito claro, mas a minha intenção era que, de acordo com meu clique em determinado ponto da room, meu personagem se dirigisse ate esse ponto e parasse ao chegar nele.
Se eu clicasse novamente em qualquer outro ponto, ele passaria a ter esse ponto como referencia.
Não estou falando de direção mas de um ponto especifico.
Seu metodo n funcionou =/
Obrigado pela paciencia
Desculpe, eu acho q n fui muito claro, mas a minha intenção era que, de acordo com meu clique em determinado ponto da room, meu personagem se dirigisse ate esse ponto e parasse ao chegar nele.
Se eu clicasse novamente em qualquer outro ponto, ele passaria a ter esse ponto como referencia.
Não estou falando de direção mas de um ponto especifico.
Seu metodo n funcionou =/
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Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Re: Movimentação com mouse
Deixe as variáveis no Create.
No Evento do mouse apague a linha do código da direção.
No Step coloque:
Obs: essa função muda a direção também...
Até mais!
No Evento do mouse apague a linha do código da direção.
No Step coloque:
- Código:
if (distance_to_point(xx, yy) >= 10)
move_towards_point(xx, yy, 5);
else
speed = 0;
Obs: essa função muda a direção também...
Até mais!
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Re: Movimentação com mouse
Eu segui os procedimentos.
Metade das vezes, a missão é cumprida mas na outra, ocorre um bug e o personagem fica indo e voltando.
Eu tenho outra pergunta: como eu poderia realizar o mesmo movimento mas alinhando sempre meu personagem à grid.
Metade das vezes, a missão é cumprida mas na outra, ocorre um bug e o personagem fica indo e voltando.
Eu tenho outra pergunta: como eu poderia realizar o mesmo movimento mas alinhando sempre meu personagem à grid.
Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Re: Movimentação com mouse
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Re: Movimentação com mouse
Obrigado pela indicação mas esse tutorial não me serviu.
Eu preciso que a movimentação haja em função do personagem, e do clique do mouse, mas sem um alvo especifico.
Ainda estou tentando consertar o bug...
Poderia ser um problema com decimais (floor)?
Eu preciso que a movimentação haja em função do personagem, e do clique do mouse, mas sem um alvo especifico.
Ainda estou tentando consertar o bug...
Poderia ser um problema com decimais (floor)?
Rafael Araujo- Data de inscrição : 25/08/2012
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Olha
Olha,o metodo que sempre uzo é cada ves que você clicar num local com mouse ele,cria um objto para o player seguir e quando o player chegar naquele objto ele destroi o objto fica +ou- assim
glob mouse left pressed
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_ponto)
step do "player"
if instance_exists(obj_ponto)
{
//o codigo que fais ele ir aõ pontos,uzeu mp_potential_step
//eu uzo iso nos meus jogos de zombie e eles vão até player desviando de tudo.
}
flw.
glob mouse left pressed
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_ponto)
step do "player"
if instance_exists(obj_ponto)
{
//o codigo que fais ele ir aõ pontos,uzeu mp_potential_step
//eu uzo iso nos meus jogos de zombie e eles vão até player desviando de tudo.
}
flw.
God_of_war425- Data de inscrição : 29/10/2011
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