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Como se usa o parent?
5 participantes
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Como se usa o parent?
Pessoal eu nao sei pra que serve e como se usa o parent... por exemplo, quero criar inimigos, todos quando se colidirem com determinado sprite (explosão por exemplo) devem se destruir e criar um efeito de sangue por exemplo...
Como se usa o parent nesse caso?
Como se usa o parent nesse caso?
Re: Como se usa o parent?
cria um obj_parent e poe todos como parent dele, depois poe pra ele perder sangue, e todos perderao sangue
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Como se usa o parent?
mas ele não sabe fazer um ser parent um do outro nem eu! acho que ele quer aprender a fazer isso
Re: Como se usa o parent?
É fácil, é só fazer como o Pedro Henrique disse !Henrique_GJ escreveu:mas ele não sabe fazer um ser parent um do outro nem eu! acho que ele quer aprender a fazer isso
Crie um objeto chamado parent_inimigo, aí coloque na colisão dele com a explosão:
- Código:
effect_create_above(ef_firework,x,y,1,c_red)
instance_destroy()
Depois de feito isso, feche o objeto parent_inimigo e vá em todos os objetos inimigos que tiver, e acima de onde se seleciona a mask do objeto, estará escrito Parent, ali você seleciona o objeto parent_inimigo !
Daí todos os inimigos que forem parent do objeto parent_inimigo, quando colidirem com a explosão irão criar o efeito e serem destruídos logo depois !
Se eu não me engano o "parentesco" vai até 3 ou 4 gerações, mas isso eu não posso afirmar com muita certeza !
Até Mais
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Como se usa o parent?
sim beleza, mas se todos gritam diferente ao morrer, como ajusta isso? se forem parentes todos gritarão iguais não é?
outra coisa, o parent influencia somente nas colisões ou influencia nas variareis, pq agora o gm reclama que tal objeto parente de outro nao tem certas variareis do original!
outra coisa, o parent influencia somente nas colisões ou influencia nas variareis, pq agora o gm reclama que tal objeto parente de outro nao tem certas variareis do original!
Re: Como se usa o parent?
acho que dá pra fazer aleatório... mas eu num sei fazer o pc escolher uma coisa aleatóriamente, mas se eu soubesse ia dar certo
Re: Como se usa o parent?
Pedro Henrique escreveu:cria um obj_parent e poe todos como parent dele, depois poe pra ele perder sangue, e todos perderao sangue
Eu tb tinha duvida com isso gostei pode me ser util ...
queri poder ajudar mais sou novato no GM
Re: Como se usa o parent?
ja desenrolei o parent.. seguinte, eu criei o objeto complexo formado por varios objetos (andando, pulando, atacando etc...) e depois criei um objeto pai, que nele existem somente as colisões, depois coloquei todos como filhos e walá, funcionou perfeitamente...
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