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{ RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
4 participantes
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{ RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
To fazendo um jogo de plataforma e to com uma duvida que tah me dando dor de cabeça, ja usei o " Buscar " do site mais as outras perguntas só explicam em jogos com a imgem de cima sem gravidade E isso nao é o meu caso ja que estou fazendo um game em plataforma !
A minha parede que esta grudando no caso é o mesmo objeto do chão só que um em cima do outro assim como mostra a foto a seguir
o problema é que quando ocorre a colisão entre os dois na horizontal o player fica preso porque na variavel pe_no_chao que estou usando faz o vspeed ser = 0 entao o player trava assim :
Eu tentei colocar esse codigo na colisão dos dois mais acabou bugando mais ainda
O que eu faço ?? Gostaria de continuar usanso a mesma variavel pe_no_chao porque se eu tiver que mudar ela vo ter que mudar todo o meu jogo
{RESOLVIDO } MUITO OBRIGADO AOS USUARIOS JANX E KEKEGAMES SUAS PACIÊNCIAS E VONTADE DE ME AJUDAR ME IMPRESSIONARAM
MESMO QUE EU ACABE CONSEGUINDO SOLUCIONAR NÃO TERIA CHEGADO A MESA CONCLUSÃO SE NAO FOSSE VOCES 2 ! ABRÇOS AMIGOS SUCESSOS EM SEUS PROJETOS
A minha parede que esta grudando no caso é o mesmo objeto do chão só que um em cima do outro assim como mostra a foto a seguir
o problema é que quando ocorre a colisão entre os dois na horizontal o player fica preso porque na variavel pe_no_chao que estou usando faz o vspeed ser = 0 entao o player trava assim :
Eu tentei colocar esse codigo na colisão dos dois mais acabou bugando mais ainda
- Código:
{
if other.vspeed<vspeed
{
{
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
}
}
else
{
pe_no_chao = false
}
}
O que eu faço ?? Gostaria de continuar usanso a mesma variavel pe_no_chao porque se eu tiver que mudar ela vo ter que mudar todo o meu jogo
{RESOLVIDO } MUITO OBRIGADO AOS USUARIOS JANX E KEKEGAMES SUAS PACIÊNCIAS E VONTADE DE ME AJUDAR ME IMPRESSIONARAM
MESMO QUE EU ACABE CONSEGUINDO SOLUCIONAR NÃO TERIA CHEGADO A MESA CONCLUSÃO SE NAO FOSSE VOCES 2 ! ABRÇOS AMIGOS SUCESSOS EM SEUS PROJETOS
Última edição por Mystery_boy_maker em Seg 01 Fev 2010, 18:27, editado 1 vez(es)
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
mude o codigo de colisão para:
no STEP coloque isso:
Tenha certeza de estar usando uma mascara de colisão para o objeto!
Recomendo um retangulo simples, com o tamanho do personagem na animação "Parado".
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
no STEP coloque isso:
- Código:
while (!place_free(x+1,y))
{x-=1;}
while (!place_free(x-1,y))
{x+=1;}
Tenha certeza de estar usando uma mascara de colisão para o objeto!
Recomendo um retangulo simples, com o tamanho do personagem na animação "Parado".
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Eu ja usava esse codigo
e o bug persiti e quanto a mask eu uso o editor de mascaras do gm8 pra cada sprite e boto um retangulo simples como voce falou eu nao uso uma mascara para o objeto em si porque ele possui sprites dele abaixado e se eu usar uma mascara do tamanho dele em pé quando ele estiver abaixado o objetos que vão passar a cima dele vão colidir como se ele ainda estivece em pé
!!
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
e o bug persiti e quanto a mask eu uso o editor de mascaras do gm8 pra cada sprite e boto um retangulo simples como voce falou eu nao uso uma mascara para o objeto em si porque ele possui sprites dele abaixado e se eu usar uma mascara do tamanho dele em pé quando ele estiver abaixado o objetos que vão passar a cima dele vão colidir como se ele ainda estivece em pé
!!
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Eu até fiz uma engine pra você, mas como eu sou idiota não li isso:
Bom, se quiser ta ai: Engine de player não grudar na parede By Suadao
Obs: O Janx respondeu primeiro :@
Mystery_boy_maker escreveu:
O que eu faço ?? Gostaria de continuar usanso a mesma variavel pe_no_chao porque se eu tiver que mudar ela vo ter que mudar todo o meu jogo
Bom, se quiser ta ai: Engine de player não grudar na parede By Suadao
Obs: O Janx respondeu primeiro :@
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Mystery_boy_maker escreveu:Eu ja usava esse codigo
- Código:
move_contact_solid(direction,10)
vspeed = 0
pe_no_chao = true
e o bug persiti e quanto a mask eu uso o editor de mascaras do gm8 pra cada sprite e boto um retangulo simples como voce falou eu nao uso uma mascara para o objeto em si porque ele possui sprites dele abaixado e se eu usar uma mascara do tamanho dele em pé quando ele estiver abaixado o objetos que vão passar a cima dele vão colidir como se ele ainda estivece em pé
!!
Nesse caso, tente usar apenas 2 mascaras:
Ele abaixado e em pé.
O problema de muitas mascaras é que o tamanho dela varia:
em uma mascara mais "fina" o player não está na parede, na outra mais "grossa" ele entra na parede.
Você tem que usar elas com o mesmo tamanho HORIZONTAL para não ter esse problema.
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Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Valeu Janx ( de novo ) fico bem melhor agora mais tem mais um problema que eu queria ajuda
se eu estiver caindo e pressionar o botão que anda na direção da prede ele fica grudado e quando eu solto ele cai normal como eu faço pra ele cair mesmo que eu esteja pressionando o botão que anda contra a parede caso nao tenha entendido vo add uma foto
se eu estiver caindo e pressionar o botão que anda na direção da prede ele fica grudado e quando eu solto ele cai normal como eu faço pra ele cair mesmo que eu esteja pressionando o botão que anda contra a parede caso nao tenha entendido vo add uma foto
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Você pois o código que eu falei no step?
Se não, tente por embaixo do evento que você usa para o player andar de pressionar a tecla tanto pra esquerda quanto pra direita!
Se estiverem no mesmo código, você coloca esse ai que passei em cima.
Se tiver em eventos separados (tecla esquerda/direita)
coloque em cada um de acordo com a direção:
Tente por no step caso não queira funcionar.
Se ainda não funcionar, posta ai que tenho mais uma forma.
Mas você tera que mudar um pouco o código de movimento (pouco!)
- Código:
while (!place_free(x+1,y))
{x-=1;}
while (!place_free(x-1,y))
{x+=1;}
Se não, tente por embaixo do evento que você usa para o player andar de pressionar a tecla tanto pra esquerda quanto pra direita!
Se estiverem no mesmo código, você coloca esse ai que passei em cima.
Se tiver em eventos separados (tecla esquerda/direita)
coloque em cada um de acordo com a direção:
- Código:
while (!place_free(x+1,y)) //DIREITA
{x-=1;}
while (!place_free(x-1,y)) //ESQUERDA
{x+=1;}
Tente por no step caso não queira funcionar.
Se ainda não funcionar, posta ai que tenho mais uma forma.
Mas você tera que mudar um pouco o código de movimento (pouco!)
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Continua dando esse mesmo bug ! ? e ainda dps desse codigo cada vez que eu pulava a tela dava um tremida estranha !
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
tenta isso...
na colisão da raposa com o chão coloque esse código
derrepente é a ação da var pé no chão que deva estar dando esse erro
se não funcionar isso... faça assim...
verifique se o chao esta sólido
se não tiver marque ele sólido
esse "GRUDE" na parede é por causa de um script no andar dele... PROVAVELMENTE!!!
bem... é isso ae
FLWs
na colisão da raposa com o chão coloque esse código
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0
if !place_free(x,y+1) pe_no_chao = true
derrepente é a ação da var pé no chão que deva estar dando esse erro
se não funcionar isso... faça assim...
verifique se o chao esta sólido
se não tiver marque ele sólido
esse "GRUDE" na parede é por causa de um script no andar dele... PROVAVELMENTE!!!
bem... é isso ae
FLWs
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
O mesmo erro ainda continua
esse é o meu step :
e o meu create
ESSA é A INFORMAÇÃO DO MOVIMENTO DO MEU PERSONAGEM CENTRAL SE SERVI DE ALGUMA AJUDA !
esse é o meu step :
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("X")) and pe_no_chao = true and abaixado = false {
vspeed = -12 sound_play(sound3)
pe_no_chao = false}
if direita = true {//se para direita
if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
if vspeed <= 0{//se estiver subindo
sprite_index = spr_cat_pulando_direita
}else{//se estiver caindo
sprite_index = spr_pulando22
}
}else{//se nao estiver pulando
if abaixado = true{//se estiver baixo
sprite_index = spr_cat_abaixado_direita
}else{//se não estiver para baixo
if atacando = true{//se estiver atacando
sprite_index = spr_cat_pulando_direita
}else{//se não estiver atacando
if andando = true{//se estiver andando
sprite_index = spr_cat_andando_direita
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_cat_parado_direita
}
}
}
}
}else{//se não estiver para direta (para esquerda)
if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
if vspeed <= 0{//se estiver subindo
sprite_index = spr_cat_pulando_esquerda
}else{//se estiver caindo
sprite_index = spr_pulando2
}
}else{//se nao estiver pulando
if abaixado = true{//se estiver baixo
sprite_index = spr_cat_abaixado_esquerda
}else{//se não estiver para baixo
if atacando = true{//se estiver atacando
sprite_index = spr_cat_parado_esquerda
}else{//se não tiver atacando
if andando = true{//se estiver andando
sprite_index = spr_cat_andando_esquerda
}else{//se não estiver andando
sprite_index = spr_cat_parado_esquerda
}
}
}
}
}
- Código:
if (keyboard_check(vk_right)){while (!place_free(x+1,y)) //DIREITA
{x-=1;}
hspeed = 4;direita = true;andando = true
}else{// se não foi
if (keyboard_check(vk_left)){ while (!place_free(x-1,y))
{x+=1;}
hspeed = -4;direita = false;andando = true
}else{// se não foi
hspeed = 0;andando = false
}
}
if (keyboard_check(vk_down)){ abaixado = true; andadando = false hspeed = 0
}else{
abaixado = false; andadando = true
}
e o meu create
- Código:
direita = true
pe_no_chao = false
andando = false
abaixado = false
atacando = false
ESSA é A INFORMAÇÃO DO MOVIMENTO DO MEU PERSONAGEM CENTRAL SE SERVI DE ALGUMA AJUDA !
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
bem... estava olhando esses códigos... e depois abri alguns jogos meus de plataforma e vi que eles também grudavam na parede
resolvi rapidinho
vou tentar lhe passar como resolvi
nos códigos que você me passou
bem... na colisão com o chão coloque esse código (comigo funfo )
acho que só isso esta mais que bom
lembrando para por esse código na colisão da raposa com o chão!!!
FLWs
resolvi rapidinho
vou tentar lhe passar como resolvi
nos códigos que você me passou
bem... na colisão com o chão coloque esse código (comigo funfo )
- Código:
if !place_free(x+1,y){hspeed=0}
if !place_free(x-1,y){hspeed=0}
acho que só isso esta mais que bom
lembrando para por esse código na colisão da raposa com o chão!!!
FLWs
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Ainda nao resolveu ! ainda se eu pressionar o pra andar quando tiver uma parede do lado e um buraco em baixo ele fica grudado na parede enquanto eu pressiono o botão só quando eu lardo ele cai no buraco !
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
realmente naum sei :/
se pudesse postar o game em open source para que eu pudesse dar uma olhada...
prefiro resolver as coisas olhando... pq resolvendo assim fica muito no achismo
FLWs
se pudesse postar o game em open source para que eu pudesse dar uma olhada...
prefiro resolver as coisas olhando... pq resolvendo assim fica muito no achismo
FLWs
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Eu acabei de consegui eu fiz assim criei uma variavel chamada na_parede
e fiz o topo do chão e o meio dele 2 objetos no contato com essa parte do chão que seria a parede eu botei assim
no create eu botei é claro
depois foi só organizar os objetos da room de novo e testar que funcionou
Desculpe fazer voces perderem tempo amigo queria poder retribuir de alguma forma
Agradeço as suas intenções !!
e fiz o topo do chão e o meio dele 2 objetos no contato com essa parte do chão que seria a parede eu botei assim
- Código:
if ( keyboard_check(vk_left)) { hspeed = 0 na_parede = true }
if ( keyboard_check(vk_right)) { hspeed = 0 na_parede = true }
no create eu botei é claro
- Código:
na_parede = false
depois foi só organizar os objetos da room de novo e testar que funcionou
Desculpe fazer voces perderem tempo amigo queria poder retribuir de alguma forma
Agradeço as suas intenções !!
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Eu também tentei te ajudar -.-
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Foi mal amigo esqueci de voce hashhs brigadão foi mal
e que na hora eu lembrei dos dois e a sua mensagem tavala no topo hashahs
e que na hora eu lembrei dos dois e a sua mensagem tavala no topo hashahs
Última edição por Mystery_boy_maker em Ter 02 Fev 2010, 22:05, editado 1 vez(es)
Re: { RESOLVIDO}Player nao grudar nas paredes em jogo estilo plataforma !! ?
Nao foi nada não sauhsuha
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