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Expressões matemáticas, funções e operadores

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Expressões matemáticas, funções e operadores Empty Expressões matemáticas, funções e operadores

Mensagem por Hyden Sex 01 Ago 2008, 11:31

Aqui esta uma lista de algumas das funções matemáticas usadas no Game Maker.


Operadores Booleanos/Lógicos

&, &&, and -E
Todas declarações devem ser verdadeiras para continuar. Por exemplo:

Código:
If(variavel_a && variavel_b)
{
/ / faça este código
}



O código só será executado se ambas(todas) declarações forem verdadeiras. Em uma tabela olha como fica:

Verdadeiro Falso =Falso
Falso Verdadeiro =Falso
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro

---------------------------------------------------------------

|, ||, or -OU
Se pelo menos uma declaração for verdadeira, o código será executado.

Código:
if (variavel_a || variavel_b) then
{
//faça este código
}


Assim o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam falsas. olhe a tabela:

Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Verdadeiro

--------------------------------------------------------------

^, Happy, xor
se pelo menos uma declaração for verdade, o código será executado, a menos que ambas as declarações sejam verdades.

Código:
if (variavel_a Happy variavel_b) then
{
//faça este código
}


O código será executado a menos que ambas as declarações sejam falsas ou ambos sejam verdades. Na tabela:

Verdadeiro Falso =Verdadeiro
Falso Verdadeiro =Verdadeiro
Falso Falso =Falso
Verdadeiro Verdadeiro =Falso

=========================================

Funções Comparativas

=, == -Igual
Resulte dentro verdadeiro (1) ou falso (0). Isto significa que esta declaração e a próxima declaração devem ser iguais para

continuar. Por exemplo:

Código:
if (numero_a == numero_b) then
{
//faça este código
}



O código só será executado se ambos os números forem iguais. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 resultará em verdadeiro e o

código será executado. Mas se numero_b não for igual a numero_a, entao não será verdade e não executará.

Leia-se: SE numero_a for igual numero_b entao faça o código.


--------------------------------------------------------------

!= -diferente
Verifica se o resultado é diferente do esperado. Isto significa que esta declaração não deve ser por exemplo igual à próxima

declaração:

Código:
if (numero_a != numero_b) then
{
//faça este código
}



O código só será executado se numero_a não for igual a numero_b. Assim se numero_a é 5 e numero_b é 5 nos que resultará
falso enquanto com qualquer valor de numero_b diferente de 5 será verdade.


Leia-se: SE numero_a for diferente de numero_b entao faça o código.

-----------------------------------------------------------

> ,ou < -maior ou menor

Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor que o segundo número para que esta função seja verdadeira. Em

todos os outros casos devolverá falso.

Código:
if (numero_a < numero_b) then
{
//faça este código
}


Leia-se: SE numero_a for menor que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos que numero_a = 5 então você terá:

numero_a numero_b resultado
5 - 4 =Falso
5 - 5 =Falso
5 - 6 =Verdadeiro

-----------------------------------------------------------

>= ,ou <= -maior ou igual e menor ou igual

Isto significa que o primeiro número deve ser maior/menor ou tem que igualar ao segundo número para que
esta função possa devolver verdadeiro. Outro devolverá falso.

Código:
if (numero_a <= numero_b) then
{
//faça este código
}


Leia-se: SE numero_a for menor ou igual que numero_b entao faça o código.
Por exemplo nós assumimos aquele numero_a = 5 então você terá:

numero_a numero_b resultado
5 - 4 Falso
5 - 5 Verdadeiro
5 - 6 Verdadeiro

=========================================

OPERADORES MATEMATICOS

+ Adição
+ devolverá o número do valor antes do sinal mais o valor atrás do sinal.

Código:
if (numero_a + numero_b =x) then
{
//faça este código
}


Leia-se: SE numero_a mais numero_b for x então faça o código.

---------------------------------------- - Subtração
- devolverá o número do valor antes do sinnal menos o valor atrás do sinal.

----------------------------------------
* Multiplicação
* devolverá o número do valor antes do sinal multiplicado pelo valor atrás do sinal.

----------------------------------------
/ Divisão
/ devolverá o número do valor antes do sinal dividido pelo valor atrás do sinal.

----------------------------------------
div -Divisão inteira
(a)div(b) devolverá o a/b de valor arredondado até o mais próxima valor. Assim 9/2=4.5 arredondando dará 4.

---------------------------------------- mod -Resto
(a)mod(b) devolverá o resto da divisao. Por exemplo dividindo 9 por 2, você nota que 2 entram em nove 4 vezes, restando 1. Mod devolverá 1 . Assim (580)mod(360) resulta em 220.

-----------------------------------------<

abs(x)-modulo
abs(x) devolverá o modulo(valor absoluto: natural) de x. Exemplo abs(-2) devolvera 2

-----------------------------------------<
random(x)

Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.

-------------------------------------------
round(x)
Devolve o numero inteiro/arredondado ao mais próximo.Ex: round(4.5) arredondando dará 4.
_________________



Esta lista foi retirada do site: http://gmc.madladdesigns.co.uk/
Traduzido e modificado/complementado por: Alex A K (gorock)
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Mensagem por Janx Sex 01 Ago 2008, 13:13

nossa quanta coisa! XD
tah bem explicado, tirou algumas duvidas que eu tinha Razz
+ isso aki axo que ta errado:

random(x)

Retorna um número real randomico entre 0 e x. O número sempre sera menor ou igual que x.

nao seria MAIOR onde esta em negrito??
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Mensagem por Hyden Sex 01 Ago 2008, 14:37

janx eu acho que é MENOR mesmo como está no tutorial, eu procurei sobre random(x), no Help do game maker e encontrei assim:

random(x) Returns a random real number between 0 and x. The number is always smaller than x.

A tradução fica assim:

random (x) Retorna um número real aleatório entre 0 e x. O número é sempre menor do que x.

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Mensagem por Janx Sex 01 Ago 2008, 16:25

aa é verdade nao tinha lido direito XD!!
agora intendi :PP
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Mensagem por Tiago Lima Sáb 01 Nov 2008, 16:04

e estes:

+=
-=
*=
/=
:=

??????????
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Mensagem por Janx Sáb 01 Nov 2008, 16:53

+= aumenta a variavel em um numero X EX:
digamos que a vida é 100:
ai se eu por:
vida += 10
a vida vai virar 110

o mesmo com o -=
so que ele tira:
vida -= 10
vida vai ficar 90

*= é a mesma coisa, so que ele multiplica
vida *= 2
vida vai ficar 200

/= mesma coisa so que divide
vida /= 2
vida vai ficar 50

esses ai sao a mesma coisa que vc fizer:
vida = vida+10
ou
vida = vida-10
ou
vida = vida*2
ou
vida = vida/2

so que é um geito mais 'simples' de fazer saca?

:= esse eu nao sei =X
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Mensagem por Tiago Lima Ter 04 Nov 2008, 20:38

Eu descobri!

:= é o operador de atribuação, tem origem em pascal e tambem funciona em gml!

:= é o mesmo que =, más só pra atribuir, não pra comparar.
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