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Ajuda com expressões “If” e "Else".

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Mensagem por Matheus R.Martinez Ter 13 Nov 2012, 09:57

quero uma simples ingine exemplar de Expressões “If” e "Else".

para eu aprender um pouco mais sobre isso.

Obrigado.

obs: eu tentei baixar a do tutorial, mas ele não abria.

#Editado por luiz_eldorado:
Título impróprio, alertado.
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Mensagem por saim Ter 13 Nov 2012, 10:32

Cara, não tem como fazer uma engine a esse respeito. Tem como explicar, mas não tem como fazer uma engine que explique.
O tutorial do reddragon explica bem como funciona, o manual do iniciante aborda o mesmo tema de forma mais técnica. É bem direto mesmo:
se (isso é verdade), então { faz uma ação }; senão { faz outra ação }.

Quando você começa a usar "and" e "or" e quando começa a aninhar if's e else's, a coisa pode ficar complexa. Mas "complexa" é diferente de "complicada".
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Mensagem por theguitarmester Ter 13 Nov 2012, 12:25

Saim, tem sim como fazer uma Engine desse Respeito, como uma Ala educativa.
Porém, isso deve ser feito talves em um EXE, mostrando as fuções e como usar.

Farei a Engine, postarei lá no Tópico de quem quer uma Engine, como foi pedido.
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Mensagem por Zero. Ter 13 Nov 2012, 14:30

Ter como fazer uma engine a respeito tem, mas acho q oq saim quiz dizer que q é totalmente desnecessário, pode se explicar sem uma engine. E a engine ficaria mto vaga.

É mto simples:
If = se
Else = se não

Ex :
No create defino uma variavel :
Código:
exemplo=0

E no step uso o if ou else :
Código:
if exemplo=0
{// se exemplo for = a 0 então uma ação que eu queira acontece}
else // o else tem que vir sempre após o fechamento da chaves do if
{//se não for outra ação que eu queira acontece}

Espero que entenda, isso é o básico !
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Mensagem por Wiks Ter 13 Nov 2012, 14:41

Isso mesmo é desneccesario porque um exemplo??:

Código:

If //Se

Else /// Se não

isso e mais ou menos a GML você não aprender e sim você entende ai quando souber todos os comandos e so você imaginar uma coisa possivel,e sim cria-la isso é realmente desncessario leia os tutoriais , acho que você é novo ou ta inicinado GML assim como eu então faça isso abraço
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Mensagem por willcraft2 Ter 13 Nov 2012, 15:07

Código:

if //se
else //se não
exemplo:

evento create:
Código:

vida = 100

evento STEP:
Código:

if vida <= 0//Se a vida for menor que 0
{
instance_destroy()//Destroi
}
else// Se não
{}//Nada acontece
Espero te ajudo. Smile


Última edição por willcraft2 em Ter 13 Nov 2012, 19:11, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : esqueci do [/code])
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Mensagem por Misterioso Ter 13 Nov 2012, 19:03

Aqui:

Código:
if vida -= 0//Se a vida for menor que 0

Não seria?

Código:
if vida < 0
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Mensagem por willcraft2 Ter 13 Nov 2012, 19:11

Kimimaro escreveu:Aqui:

Código:
if vida -= 0//Se a vida for menor que 0

Não seria?

Código:
if vida < 0

Obrigado, nem tinha visto esse erro no código.
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Mensagem por leyon2.0 Qua 14 Nov 2012, 00:24

bom antes de tudo deve se criar a variável dinheiro no evento create assim olha;

Código:
dinheiro=valor \\ no lugar de valor coloque um numero.
bala=0\\você começa com 0 balas

o "if" e utilizado para fazer questões que serão usadas em forma de pergunta para uma determinada ação ocorrer
EX;
uma bala custa 5 centavos .
se você tem 5 centavos
você comprara a bala
e sera descontado 5 centavos de sua poupança .
bom ate agora utilizamos o if bora pro else ?
bom continuando o exemplo acima o uso do else sera assim;
senão (se você não tiver o 5 centavos)
nada acontece ou seja você não comprara a bala.
mas isso e um code? caro que não né! isso e chamado de logica aqui entre nos, agora vamos passar da logica para code;

Código:
if dinheiro=5¢ \\ checa se você tem 5 centavos
{
dinheiro-=5¢\\desconta 5 centavos !
bala+=1\\ você adquire uma bala !
}
else
{
}

bom vou acrescentar mais umas coisas;

Código:
{\\inicia uma ação
}\\termina a ação
-\\sinal para diminuir variáveis
+\\sinal para aumentar variáveis
=\\sinal que indica um  valor de uma variavel
if\\termo "se"
else\\termo"senão"

no caso a variável e o dinheiro .


bom acho que já dei meu folego aqui também sou iniciante
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Mensagem por saim Qua 14 Nov 2012, 09:07

O que eu quis dizer com "é impossível criar uma engine pra isso" tem a ver com meu conceito de engine.
Engine, pra mim, é um programa que demonstra como usar o recurso através da utilização do recurso. É um programa pronto "open-source". O que o theguitarmester descreveu é (no meu conceito) um aplicativo educativo. Que, claro, é possível de fazer sim.

Ah, e eu dizia que era impossível criar a tal engine porque entender uma engine requer algum conhecimento em GML e conhecer o "if-else" é o básico do básico. Qualquer coisa que se acrescentar pra deixar a engine visível (como draw_text(20, 20, string(resultado_do_if_else);, por exemplo)) vai além do if-else.

Agora, eu vi uma coisa interessante aí nos exemplos acima.
Código:

if vida <= 0//Se a vida for menor que 0
{
instance_destroy()//Destroi
}
else// Se não
{}//Nada acontece
Veja bem, nesse caso, o else é totalmente dispensável. Nem todo "if" requer um "else". O código poderia ser substituído por
Código:
if vida <= 0//Se a vida for menor que 0
{
instance_destroy()//Destroi
}
e o resultado seria exatamente igual. O "else" só faz sentido quando existe algo a ser feito. É como falar em português mesmo, ninguém diz "senão, não faz nada". Tá bom, às vezes diz, mas é dispensável.
O fato é que o computador só executa a ação dentro do "if" se a condição for satisfeita. Se não for satisfeita, ele não executa a ação e pronto, toca a bola pra frente!

Teve um outro erro aí que até já foi corrigido, mas vale um comentário também:
Código:
if (vida -= 0)
Porque isso está errado? É que "-" é um sinal de instrução, é algo a ser feito. Não é um elemento comparativo, como "<" ou "<=". Então o computador fica sem entender o que fazer(1). É pra subtrair um valor da vida ou pra comparar com o valor? Ele vê isso como um erro de sintaxe e, ao invés de fazer o que você quer, te joga uma mensagem de erro na tela, durante a compilação.

(1)Claro que trata-se de uma figura de linguagem. Computadores não entendem nem deixam de entender absolutamente nada. Eles são programados e executam os programas, fim. A mensagem de erro apresentada é um dos mimos do compilador do game maker: sem ela, o jogo iria se comportar estranhamente por décadas antes de encontrarmos (ou até percebermos) o problema.
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Mensagem por theguitarmester Qua 14 Nov 2012, 13:35

Engine, pra mim, é um programa que demonstra como usar o recurso através da utilização do recurso. É um programa pronto "open-source". O que o theguitarmester descreveu é (no meu conceito) um aplicativo educativo. Que, claro, é possível de fazer sim.
pra min tambem é algo como isto, mais precisamente uma Engine(falando no GM) é um programa criado no GM que é programa pré-fabricado, que serve tanto para estudos como para criar programas em cima dele.
é, fiz uma Engine Para ele Que é mais como uma Aula mesmo, que se vê como usa o IF e ELSE e como acontece, e como ele é em GMK, ele pode abrir no GM, e vai ver o IF e ELSE sendo usado no Mesmo Jeito que expliquei. mas não é bem uma engine mesmo(Até se pode criar programas novos por cima dele, mas não há motivo, e teria basicamente que apagar tudo).
LINK: http://www.mediafire.com/?clvmo1awb0waood
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Mensagem por Matheus R.Martinez Qua 14 Nov 2012, 14:14

obrigado a todos já aprendi o que é “If” e "Else".

valeu.
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