Conectar-se
Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Número de Mensagens : 1092
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 31

Prêmios
   : 1
   : 1
   :
Ver perfil do usuário

como fazer o objeto seguir a instancia mais proxima de um tipo de objeto

em Sab 10 Out 2009, 23:09
.Vou mostrar agora como se faz para um objeto seguir a instancia mais proxima de um mesmo tipo de objeto.

.Imaginem esse exemplo,voce tem na room um objeto com o nome de_caminhao_de_lixo,e dez obj_lixo,então como fazer com que o caminhão saiba qual deles esta mais proximos sendo todos o mesmo objeto.O codigo é o seguinte.Coloque no step do caminhão:
Código:
instance_nearest(x,y,obj_lixo) .
Isso fara com que o caminhâo saiba qual instancia do obj_lixo esta mais proximo dele.E agora vamos fazer ele seguir o mais proximo.
Vamos criar um variavel com o nome de
Código:
obj_lixo_mais_proximo
:
Ai colocaremos esse valor a variaveL

Código:
obj_lixo_mais_proximo=instance_nearest(x,y,obj_lixo)
.Isso dara o valor da instancia mais proxima do obj_lixo a variavel lixo_mais_proximo:

E para fazer o movimento vamos colocar assim:
Código:
mp_potential_step(obj_lixo_mais_proximo.x,obj_lixo_mais_proximo.y,speed,0)

.Isso fara com que o caminhão mova-se até o lixo mais proximo desviando de objetos solidos 'speed' coloque o valor com que voce quer que o caminhão se mova.E para saber o mais longe a formula é a mesma mas usa-se
Código:
instance_furthest
.vlw

por fim o step ficara assim:

.Para seguir o mais proximo:
.Coloque em step:
Código:
obj_lixo_mais_proximo=instance_nearest(x,y,obj_lixo) mp_potential_step(obj_lixo_mais_proximo.x,obj_lixo_mais_proximo.y,speed,0)
.Para seguir o mais proximo:
.Coloque em step:
Código:
obj_lixo_mais_longe=instance_furthest(x,y,obj_lixo) mp_potential_step(obj_lixo_mais_longe.x,obj_lixo_mais_longe.y,speed,0)



Última edição por Thyago em Qui 02 Fev 2012, 10:53, editado 1 vez(es)
avatar
Data de inscrição : 07/11/2008
Número de Mensagens : 521
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://wac2007.blogspot.com/

Re: como fazer o objeto seguir a instancia mais proxima de um tipo de objeto

em Qua 14 Out 2009, 22:26
Kra achei bastante interessante o tuto, com essa mesma idéia (para o pessoal que quer fazer GTA) dá pra fazer umas IA's muito boas Excelente kra. Nota 8 (por causa da formatação do tópico que num me agradou mto =P

Flws ©/
avatar
Data de inscrição : 29/10/2011
Número de Mensagens : 510
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

bom,como na area de tutorias posso reviver ele sem punisão esta nas regras

em Seg 30 Jan 2012, 21:25
não funciona!
ele fica parado não fais nada
se alguem diminuir minha warnig ou me alertar cara ta sendo injusto esta nas regras are de tutorias posso postar mesmo que topico seja antigo eu tenho que postar pra ele aruma erro asim para tutorial ser util,
Conteúdo patrocinado

Re: como fazer o objeto seguir a instancia mais proxima de um tipo de objeto

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum