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Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
2 participantes
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Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
Pessoal, antes de mais nada, eu utilizei o sistema de busca com o intuito de achar tópicos que tenham a palavra "seguir" e, na minha opinião, o melhor tópico encontrado foi este:
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/resolvido-problema-ao-fazer-a-tela-seguir-3-objetos-t1174.htm?highlight=seguir
Após ler o tópico eu fiquei com dúvida, e para não reviver o tópico eu vou tentar tirar as minhas dúvidas aqui.
No meu jogo a Room já segue a barra de life do personagem normalmente.
Eu consegui colocar um objeto que é o rosto do personagem abaixo do life, mas quando o personagem começa a andar, a barra de life acompanha a tela mas o rosto do personagem não acompanha.
Lendo todos os tópicos encontrados, eu achei respostas como: "Tem que colocar view_xview e view_yview" e "Tem que adicionar mais Views na aba views" Mas eu não intendi muito bem essas eplicações.
Abraços!
https://gmbr.forumeiros.com/perguntas-respostas-f10/resolvido-problema-ao-fazer-a-tela-seguir-3-objetos-t1174.htm?highlight=seguir
Após ler o tópico eu fiquei com dúvida, e para não reviver o tópico eu vou tentar tirar as minhas dúvidas aqui.
No meu jogo a Room já segue a barra de life do personagem normalmente.
Eu consegui colocar um objeto que é o rosto do personagem abaixo do life, mas quando o personagem começa a andar, a barra de life acompanha a tela mas o rosto do personagem não acompanha.
Lendo todos os tópicos encontrados, eu achei respostas como: "Tem que colocar view_xview e view_yview" e "Tem que adicionar mais Views na aba views" Mas eu não intendi muito bem essas eplicações.
Abraços!
Re: Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
Tipo, não é difícil.
Suponhamos que você desenhou a cabeça em 50 x e 50 y. O view irá acompanhar o objeto, mas a cabeça vai continuar onde está.
As variáveis view_xview e view_yview se referem à posição do View. Logo, em um evento Draw, nos desenharíamos a cabeça assim:
É um código bem simples. O comando draw_sprite(nome do sprite, subimagem,posição x, posição y serve para desenhar um sprite na tela. No caso, usei "spr_cabeca" como um exemplo. A variável image_index se refere à subimagem atual do objeto. Neste caso, se não for um sprite animado, você pode colocar 0 ali. view_xview[0] refere-se à posição X do view número 0 (você pode ver o número de cada um na room). No caso, a sprite seria desenhada na posição x do view[0] + 50. O mesmo vale para o view_yview[0], só que para a posição y.
Você pode usar o draw_sprite quantas vezes quiser, mas o objeto que tiver esse código deve estar visível, ou os sprites não irão aparecer.
Suponhamos que você desenhou a cabeça em 50 x e 50 y. O view irá acompanhar o objeto, mas a cabeça vai continuar onde está.
As variáveis view_xview e view_yview se referem à posição do View. Logo, em um evento Draw, nos desenharíamos a cabeça assim:
- Código:
draw_sprite(spr_cabeca,image_index,view_xview[0]+50,view_yview[0]+50);
É um código bem simples. O comando draw_sprite(nome do sprite, subimagem,posição x, posição y serve para desenhar um sprite na tela. No caso, usei "spr_cabeca" como um exemplo. A variável image_index se refere à subimagem atual do objeto. Neste caso, se não for um sprite animado, você pode colocar 0 ali. view_xview[0] refere-se à posição X do view número 0 (você pode ver o número de cada um na room). No caso, a sprite seria desenhada na posição x do view[0] + 50. O mesmo vale para o view_yview[0], só que para a posição y.
Você pode usar o draw_sprite quantas vezes quiser, mas o objeto que tiver esse código deve estar visível, ou os sprites não irão aparecer.
Re: Como fazer a tela seguir mais de 1 objeto?
CONSEGUI!!!
Mais uma vez, muito obrigado, CPinheiro!
---------------------------------------------
EDIT: Só complementando o que o CPinheiro escreveu, para facilitar quem tem o mesmo problema que eu tinha antes de criar este tópico:
No código acima, onde está escrito: "view_xview[0]+50", se você aumentar o número 50, a imagem vai para a direita e se você diminuir o número 50 a imagem vai para a esquerda. Onde está escrito "view_yview[0]+50", se você aumentar o número 50 a imagem irá para baixo e se você diminuir o número 50 a imagem irá para cima.
Abraços!
Mais uma vez, muito obrigado, CPinheiro!
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EDIT: Só complementando o que o CPinheiro escreveu, para facilitar quem tem o mesmo problema que eu tinha antes de criar este tópico:
No código acima, onde está escrito: "view_xview[0]+50", se você aumentar o número 50, a imagem vai para a direita e se você diminuir o número 50 a imagem vai para a esquerda. Onde está escrito "view_yview[0]+50", se você aumentar o número 50 a imagem irá para baixo e se você diminuir o número 50 a imagem irá para cima.
Abraços!
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