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Alarmes. WTF?

em Qui 17 Set 2009, 21:56
Básico sobre alarmes no Game Maker
Autor: CPinheiro / Morello

Bem, eu escrevi uma matéria falando sobre alarmes há muito tempo, mas percebi que ela não estava tão boa quanto eu pensava. Acabo de chegar da academia e resolvi postar um tutorial aqui. E será um tutorial sobre alarmes.

Conceito
Alarmes são eventos que são disparados após algum tempo pré-determinado. Por exemplo, eu programo para que, depois de 5 segundos, apareça um novo inimigo na tela. Para fazer com que o inimigo seja criado cinco segundos depois, podemos usar vários métodos, porém o mais simples e eficiente são os alarmes.

No Game Maker (6.1) existem 12 alarmes para serem usados, de 0 a 11. Cada objeto tem seus próprios eventos de alarme, independente do outro.



1,2,3, testando

Para que você entenda melhor como funciona os alarmes, vamos fazer alguns testes. Crie um projeto novo. Você deve saber como fazer isso.
Após criar um novo projeto, crie um objeto e depois, clique em Add Event. Você verá uma aba com um relógio ao lado do nome Alarm. Clique nela e aparecerão os alarmes, para você escolher. Escolha o Alarm 0.

Você verá que o evento Alarm 0 apareceu na lista de eventos do objeto.


Nesse evento, adicione a ação execute a piece of code (a mesma usada para adicionar códigos em GML) e escreva isso:

Código:

show_message("Coloque a sua mensagem aqui!");
O comando show_message faz com que apareça uma mensagem na tela. Dentro das aspas, você deve colocar a mensagem que você quer que apareça. Não tire as aspas, ou o código não vai funcionar.

Agora, precisamos fazer o alarme ser tocado. Isso não é difícil, é só definir quando o tempo começará a ser contado para que o evento alarm 0 ocorra. Vamos fazer isso no evento Create. Adicione-o.

No evento Create, adicione uma ação execute a piece of code com isso:

Código:

alarm[0] = 150;
É simples. A velocidade padrão das rooms do GM é 30 (normalmente, ninguém muda, sempre fica assim). Logo, funciona assim: alarm[nº do alarme] = nº de segundos * 30.

Então, no caso, 150 : 30 = 5 segundos. No caso, setamos o alarme número zero, que foi aquele que criamos o evento antes.
Teste o jogo e veja. Após cinco segundos, uma mensagem aparece na tela. Grande!
Lembre-se de que você tem outros 11 alarmes para usar. Por exemplo, depois da linha do show_message no evento Alarm 0, você poderia fazer isso:

Código:

alarm[1]= 60;
E em um evento Alarm 1 (embaixo do evento Alarm 0):
Código:

show_message("Outra mensagem. Essa só demorou 2 segundos!");
Use a sua criatividade!

Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso?
Existem várias coisas para que se usem alarmes. Por exemplo, você pode querer que seu chefão ataque de 2 em 2 segundos. Você poderia adicionar um evento Alarm 0 (ou qualquer outro alarme) e colocar isso:

Código:

instance_create(x,y,laser);
alarm[0] = 60;
Nesse caso, o chefão iria criar o laser e depois de dois segundos o alarme seria tocado novamente, fazendo o código se repetir.
Não se esqueça que você tem que fazer o alarme tocar antes em algum outro evento, como no Create com esse código:

Código:

alarm[0] = 60;
Só pra esclarecer. 60 : 30 = 2 segundos.

Um macete que aprendi com um amigo para não ter que ficar fazendo esses cálculos na hora de usar alarmes é fazer isso:
Código:

alarm[0] = 1 * room_speed;
room_speed é a velocidade atual da room (normalmente 30). No caso, setamos o alarme 0 para "1" (número se segundos) multiplicado pela room_speed. Assim, você não precisa fazer calculos nem se preocupar com a velocidade da room.
---

Bem, aqui vai mais um tutorial. Creio que esse tenha ficado bem melhor que o antigo. Gostei do resultado. (: Agora é torcer para que vocês também gostem.
Falows.


Última edição por CPinheiro em Qua 02 Dez 2009, 19:12, editado 1 vez(es)
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Re: Alarmes. WTF?

em Sex 18 Set 2009, 22:01
PERFEITO! Está impecável, formatação caprichada e muuuuuito bem colocado. Valeu CPinheiro!
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 13:28
Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 13:36
Bom tutorial!!!
Em alguns testes que fiz com alarmes sempre tinha problemas com o tempo que demorarava a ativalos, mas agora esta a dar tudo direitinho
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 16:35
Edu4 escreveu:Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??

Windows XP. Quanto ao tema, é o do Windows XP normal, só que um pouco modificado. Não fui eu que instalei esse tema.
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 19:17
Muito bom esse tutorial bem explicado!mas acho que vc poderia te criado uma engine pra ajuda os iniciantes em gm!
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 20:00
Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 21:41
KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )

Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 22:15
CPinheiro escreveu:
KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )

Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.

Eu acho que o teu também foi.

~Tópic

Hmm,muito bom tutorial.
Mesmo já sabendo disso,me ajudou em alguma coisa.
E também deve ter ajudado muitos!
Flw

Edit:

Obrigado pela resposta amigo Smile


Última edição por doidobr em Qua 23 Set 2009, 23:26, editado 1 vez(es)
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 23 Set 2009, 22:27
doidobr escreveu:
Eu acho que o teu também foi.
Não foi não. Ela postou uma reclamação, e eu tinha a obrigação de responder. A questão é que ele(a) deveria ter criado um tópico só pra isso, não fazer um post poluidor de tutoriais para falar de palavrões e de Deus. A questão é: post ou tópico, foi uma crítica idiota.

Assim como eu estou te respondendo agora.
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Re: Alarmes. WTF?

em Seg 05 Out 2009, 12:56
dr pepper disse q boia os novatossss

Editado por CPinheiro: Dr. Pepper disse que você floodou. Leia as regras. Avisado.
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Re: Alarmes. WTF?

em Dom 24 Jan 2010, 23:10
Otimo tutorial, ajudou bastante.Valeu CPinheiro.



Editado por CyraxX: Cuidado ao revir tópico muito antigo. Alertado.
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Re: Alarmes. WTF?

em Qua 02 Jun 2010, 20:31
Ainda assim eu não consigo usar alarms... porque, no meu jogo, quando você bate na hiena, tem um alarm lá de 2 seg., e, no evento do alarm 0 ( o que eu usei ) não dá certo!
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