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Alarmes. WTF?
+5
KADAGE
André Gustavo
kitsu
Sr. Sinistro
CPinheiro
9 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Alarmes. WTF?
Básico sobre alarmes no Game Maker
Autor: CPinheiro / Morello
Bem, eu escrevi uma matéria falando sobre alarmes há muito tempo, mas percebi que ela não estava tão boa quanto eu pensava. Acabo de chegar da academia e resolvi postar um tutorial aqui. E será um tutorial sobre alarmes.
Conceito
Alarmes são eventos que são disparados após algum tempo pré-determinado. Por exemplo, eu programo para que, depois de 5 segundos, apareça um novo inimigo na tela. Para fazer com que o inimigo seja criado cinco segundos depois, podemos usar vários métodos, porém o mais simples e eficiente são os alarmes.
No Game Maker (6.1) existem 12 alarmes para serem usados, de 0 a 11. Cada objeto tem seus próprios eventos de alarme, independente do outro.
1,2,3, testando
Para que você entenda melhor como funciona os alarmes, vamos fazer alguns testes. Crie um projeto novo. Você deve saber como fazer isso.
Após criar um novo projeto, crie um objeto e depois, clique em Add Event. Você verá uma aba com um relógio ao lado do nome Alarm. Clique nela e aparecerão os alarmes, para você escolher. Escolha o Alarm 0.
Você verá que o evento Alarm 0 apareceu na lista de eventos do objeto.
Nesse evento, adicione a ação execute a piece of code (a mesma usada para adicionar códigos em GML) e escreva isso:
Agora, precisamos fazer o alarme ser tocado. Isso não é difícil, é só definir quando o tempo começará a ser contado para que o evento alarm 0 ocorra. Vamos fazer isso no evento Create. Adicione-o.
No evento Create, adicione uma ação execute a piece of code com isso:
Então, no caso, 150 : 30 = 5 segundos. No caso, setamos o alarme número zero, que foi aquele que criamos o evento antes.
Teste o jogo e veja. Após cinco segundos, uma mensagem aparece na tela. Grande!
Lembre-se de que você tem outros 11 alarmes para usar. Por exemplo, depois da linha do show_message no evento Alarm 0, você poderia fazer isso:
Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso?
Existem várias coisas para que se usem alarmes. Por exemplo, você pode querer que seu chefão ataque de 2 em 2 segundos. Você poderia adicionar um evento Alarm 0 (ou qualquer outro alarme) e colocar isso:
Não se esqueça que você tem que fazer o alarme tocar antes em algum outro evento, como no Create com esse código:
Um macete que aprendi com um amigo para não ter que ficar fazendo esses cálculos na hora de usar alarmes é fazer isso:
Bem, aqui vai mais um tutorial. Creio que esse tenha ficado bem melhor que o antigo. Gostei do resultado. (: Agora é torcer para que vocês também gostem.
Falows.
Autor: CPinheiro / Morello
Bem, eu escrevi uma matéria falando sobre alarmes há muito tempo, mas percebi que ela não estava tão boa quanto eu pensava. Acabo de chegar da academia e resolvi postar um tutorial aqui. E será um tutorial sobre alarmes.
Conceito
Alarmes são eventos que são disparados após algum tempo pré-determinado. Por exemplo, eu programo para que, depois de 5 segundos, apareça um novo inimigo na tela. Para fazer com que o inimigo seja criado cinco segundos depois, podemos usar vários métodos, porém o mais simples e eficiente são os alarmes.
No Game Maker (6.1) existem 12 alarmes para serem usados, de 0 a 11. Cada objeto tem seus próprios eventos de alarme, independente do outro.
1,2,3, testando
Para que você entenda melhor como funciona os alarmes, vamos fazer alguns testes. Crie um projeto novo. Você deve saber como fazer isso.
Após criar um novo projeto, crie um objeto e depois, clique em Add Event. Você verá uma aba com um relógio ao lado do nome Alarm. Clique nela e aparecerão os alarmes, para você escolher. Escolha o Alarm 0.
Você verá que o evento Alarm 0 apareceu na lista de eventos do objeto.
Nesse evento, adicione a ação execute a piece of code (a mesma usada para adicionar códigos em GML) e escreva isso:
- Código:
show_message("Coloque a sua mensagem aqui!");
Agora, precisamos fazer o alarme ser tocado. Isso não é difícil, é só definir quando o tempo começará a ser contado para que o evento alarm 0 ocorra. Vamos fazer isso no evento Create. Adicione-o.
No evento Create, adicione uma ação execute a piece of code com isso:
- Código:
alarm[0] = 150;
Então, no caso, 150 : 30 = 5 segundos. No caso, setamos o alarme número zero, que foi aquele que criamos o evento antes.
Teste o jogo e veja. Após cinco segundos, uma mensagem aparece na tela. Grande!
Lembre-se de que você tem outros 11 alarmes para usar. Por exemplo, depois da linha do show_message no evento Alarm 0, você poderia fazer isso:
- Código:
alarm[1]= 60;
- Código:
show_message("Outra mensagem. Essa só demorou 2 segundos!");
Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso?
Existem várias coisas para que se usem alarmes. Por exemplo, você pode querer que seu chefão ataque de 2 em 2 segundos. Você poderia adicionar um evento Alarm 0 (ou qualquer outro alarme) e colocar isso:
- Código:
instance_create(x,y,laser);
alarm[0] = 60;
Não se esqueça que você tem que fazer o alarme tocar antes em algum outro evento, como no Create com esse código:
- Código:
alarm[0] = 60;
Um macete que aprendi com um amigo para não ter que ficar fazendo esses cálculos na hora de usar alarmes é fazer isso:
- Código:
alarm[0] = 1 * room_speed;
---
Bem, aqui vai mais um tutorial. Creio que esse tenha ficado bem melhor que o antigo. Gostei do resultado. (: Agora é torcer para que vocês também gostem.
Falows.
Última edição por CPinheiro em Qua 02 Dez 2009, 19:12, editado 1 vez(es)
Re: Alarmes. WTF?
PERFEITO! Está impecável, formatação caprichada e muuuuuito bem colocado. Valeu CPinheiro!
Convidad- Convidado
Re: Alarmes. WTF?
Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??
Sr. Sinistro- Data de inscrição : 23/06/2009
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Re: Alarmes. WTF?
Bom tutorial!!!
Em alguns testes que fiz com alarmes sempre tinha problemas com o tempo que demorarava a ativalos, mas agora esta a dar tudo direitinho
Em alguns testes que fiz com alarmes sempre tinha problemas com o tempo que demorarava a ativalos, mas agora esta a dar tudo direitinho
kitsu- Data de inscrição : 23/09/2009
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Re: Alarmes. WTF?
Edu4 escreveu:Muito legal o tópico. Organizado e bem explicado... Só uma pergunta... Qual sistema operacional que está sendo utilizado no pc das fotos, ou qual tema??
Windows XP. Quanto ao tema, é o do Windows XP normal, só que um pouco modificado. Não fui eu que instalei esse tema.
Re: Alarmes. WTF?
Muito bom esse tutorial bem explicado!mas acho que vc poderia te criado uma engine pra ajuda os iniciantes em gm!
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
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Re: Alarmes. WTF?
Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )
KADAGE- Data de inscrição : 11/07/2009
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Re: Alarmes. WTF?
KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )
Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.
Re: Alarmes. WTF?
CPinheiro escreveu:KADAGE escreveu:Meu deus, que foda. Mas aonde posso usar isso? (sera que palavroes nao poderiao ser punidos aqui ) ainda mais colocando (DEUS NO MEIO DELES )
Meu deus, pra quê banir palavrões? Coisa non-sense, sério.
Colocar Deus no meio deles? No comments. Mas como bom ateu que sou, vou ignorar essa parte e talvez rir um pouco.
Ah, detalhe: seu post foi Flood. Da próxima vez, comente o tutorial (seja qual for), e não somente uma palavra dele. É mega chato ter que postar só pra dar puxão de orelha em usuário, sério.
Eu acho que o teu também foi.
~Tópic
Hmm,muito bom tutorial.
Mesmo já sabendo disso,me ajudou em alguma coisa.
E também deve ter ajudado muitos!
Flw
Edit:
Obrigado pela resposta amigo
Última edição por doidobr em Qua 23 Set 2009, 23:26, editado 1 vez(es)
doidobr- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Alarmes. WTF?
Não foi não. Ela postou uma reclamação, e eu tinha a obrigação de responder. A questão é que ele(a) deveria ter criado um tópico só pra isso, não fazer um post poluidor de tutoriais para falar de palavrões e de Deus. A questão é: post ou tópico, foi uma crítica idiota.doidobr escreveu:
Eu acho que o teu também foi.
Assim como eu estou te respondendo agora.
Re: Alarmes. WTF?
dr pepper disse q boia os novatossss
Editado por CPinheiro: Dr. Pepper disse que você floodou. Leia as regras. Avisado.
Editado por CPinheiro: Dr. Pepper disse que você floodou. Leia as regras. Avisado.
chaampignon- Data de inscrição : 12/09/2009
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Re: Alarmes. WTF?
Otimo tutorial, ajudou bastante.Valeu CPinheiro.
Editado por CyraxX: Cuidado ao revir tópico muito antigo. Alertado.
Editado por CyraxX: Cuidado ao revir tópico muito antigo. Alertado.
lcj- Data de inscrição : 18/01/2010
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Re: Alarmes. WTF?
Ainda assim eu não consigo usar alarms... porque, no meu jogo, quando você bate na hiena, tem um alarm lá de 2 seg., e, no evento do alarm 0 ( o que eu usei ) não dá certo!
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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