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Point Direction
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Point Direction
E ai gente!eu estive fuçando no forum e vi muitos topicos perguntando sobre"apontar para o mouse" e "seguir objeto".Então resouvi cria esse topico sobre isso.Requer gm pro!
Primeiro Vamo aprender sobre Apontar para objetos ou para o mouse.Olhe esse codigo de apontar para o mouse:
Agora vamos desconpilar o codigo:
Agora deu para entender auguma,coisa né?se voce num intendeu olhe essa esplicaçao:
Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.Exenplo:
Angulo Da Imagem/Image Angle:Angulo do sprite de um obj.Esse codigo é essencial para apontar para objetos ou para o mouse.Exemplo
Nesse codigo significa que o ANGULO DA IMAGEM vai apontar para o Ponto de Direçao desejado,que neste codigo é apontado para um obj chamado "Mario".
Agora voce ja deve ter entendido algo,né?
Agora crie um obj no gm chamado "mario" e crie um obj com qualquer nome e coloque o seguinte codigo no step:
e coloque os dois numa room e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles e teste o jogo e ve como fico!
Agora vamos Aprender sobre seguir objetos!Veja esse codigo:
Descompilado fica assim:
Se voçe nao enteudeu nada olhe a esplicaçao:
Direçao:ir para uma direção
Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.
mario_x:esse é o codigo pa segui a direçao x do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.
mario_y:esse é o codigo pa segui a direçao y do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.
Olhe esse codigo
Ali siggnifica que vai ir na Direçao do Ponto de direçao indicado.Que nesse codigo é so o X de um obj.isso é muito util para jogos de ping e pong que o player 2 é o pc.Se for fase de png e pong faça a raquete do pc segui so a posiçao Y da bola.
Agora crie um obj com qualquer nome e no step dele coloque:
e no create ponhe:
agora crie outro obj chamado "mario" e coloque os dois numaroom e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles
Engine Do Tutorial
Vlw gente!!! Tutorial feito po André Gustavo
Primeiro Vamo aprender sobre Apontar para objetos ou para o mouse.Olhe esse codigo de apontar para o mouse:
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
Agora vamos desconpilar o codigo:
- Código:
angulo_da_imagem=ponto_de_direção(x,y,mouse_x,mouse_y)
Agora deu para entender auguma,coisa né?se voce num intendeu olhe essa esplicaçao:
Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.Exenplo:
- Código:
point_direction(x,y,mario.x,mario.y)
Angulo Da Imagem/Image Angle:Angulo do sprite de um obj.Esse codigo é essencial para apontar para objetos ou para o mouse.Exemplo
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)
Nesse codigo significa que o ANGULO DA IMAGEM vai apontar para o Ponto de Direçao desejado,que neste codigo é apontado para um obj chamado "Mario".
Agora voce ja deve ter entendido algo,né?
Agora crie um obj no gm chamado "mario" e crie um obj com qualquer nome e coloque o seguinte codigo no step:
- Código:
image_angle=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)
e coloque os dois numa room e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles e teste o jogo e ve como fico!
Agora vamos Aprender sobre seguir objetos!Veja esse codigo:
- Código:
direction=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)
Descompilado fica assim:
- Código:
Direçao=Ponto_De_Direção(x,y,mario.x,mario.y)
Se voçe nao enteudeu nada olhe a esplicaçao:
Direçao:ir para uma direção
Ponto De Direçao/Point Direction:Esse é o ponto de direçao que um obj deve seguir ou apontar.
mario_x:esse é o codigo pa segui a direçao x do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.
mario_y:esse é o codigo pa segui a direçao y do obj.Em "mario" coloque o nome do obj a ser seguido.
Olhe esse codigo
- Código:
direction=point_direction(x,y,obj_x,y)
Ali siggnifica que vai ir na Direçao do Ponto de direçao indicado.Que nesse codigo é so o X de um obj.isso é muito util para jogos de ping e pong que o player 2 é o pc.Se for fase de png e pong faça a raquete do pc segui so a posiçao Y da bola.
Agora crie um obj com qualquer nome e no step dele coloque:
- Código:
direction=point_direction(x,y,mario.x,mario.y)
e no create ponhe:
- Código:
speed=velocidade a cer lançado o obj em direçao ao obj a ser seguido
agora crie outro obj chamado "mario" e coloque os dois numaroom e teste o jogo.Nao esqueçao de ponha sprite neles
Engine Do Tutorial
Vlw gente!!! Tutorial feito po André Gustavo
Última edição por André Gustavo em Qua 02 Set 2009, 10:10, editado 3 vez(es)
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
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Re: Point Direction
Muito bom cara, ta de parabéns. Esse tuto fico bem explicadinho, pra quem não sabia como funcionava essa função agora tem uma ideia =D
Pra humilha tinha que ter um demo =P
Abrass!
Pra humilha tinha que ter um demo =P
Abrass!
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Point Direction
xD vlw a Ricaun!Abraços!
Ps:acho que vo fase uma demo
Ps:acho que vo fase uma demo
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
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Re: Point Direction
ficou muito bom
explicado
explicado
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Point Direction
mto bom cara,mas tbm axo q falta uma engine demonstrativa.
Fora isso,ótimo trabalho
Fora isso,ótimo trabalho
SIGILOSO- Games Ranking :
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Data de inscrição : 06/06/2009
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Re: Point Direction
Coloquei a engine ali gente!!!dao uma olhada
André Gustavo- Data de inscrição : 16/06/2009
Reputação : 1
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Ajudou
Cara este seu tutorial m ajudou pra caramba continue assim!!
até coloquei o link desta pagina no meu favorito...
até coloquei o link desta pagina no meu favorito...
natanael3d_@hotmail.com- Data de inscrição : 21/03/2013
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