GM3D 01 - Primeiros passos

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Qualidade GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Kabeção em Sab 08 Ago 2009, 00:38

GM3D 01 - Primeiros passos

Estou dando inicio as minhas aulas de 3D no Game Maker. Happy

Antes de começar

Lembrem-se que para estudar esse assunto é preciso saber o suficiente sobre jogos 2D então essas aulas são para usuários mais avançados pois na maioria das vezes não irei explicar os míninos detalhes.

O que pode ser feito em 3D no Game Maker



Você pensa tão alto como o Cérebro?
Então é melhor dar uma calmada e pensar melhor!

O 3D no Game Maker ainda é bem limitado e falta muitas ferramentas que por padrão deveriam estar disponíveis. Embora tudo isso possa ser contornado com uso de DLLs e scripts que tem aos montes feitos pelos próprios usuários do programa, você precisara sempre pesquisar para expandir o que pode ser feito em seu jogo.

O computador do programador deve ter pelo menos uma boa placa de vídeo pois o uso de muitas texturas de tamanho grande podem não funcionar causando o famoso erro “Unexpected error occurred when running the game” que na maioria das vezes é causado porque o jogo está usando um recurso da placa de vídeo que não existe ou usando mais memória do computador do que ele realmente tem.

Considerando também que não vamos fazer uma obra de arte que custará milhões e centenas de pessoas para ser feita em três anos... É como dizem: “O limite e a criatividade do criador.”

A terceira dimensão!

Existem muitos tipos de conceitos para explicar o 3D, mas falarei apenas do mais usado.

Você já conhece as duas primeiras dimensões não é? X e Y.
A visão da tela apenas com o X e Y aparenta estar de pé, onde X vai para os lados e Y para cima ou para baixo.


Mas ao inserir a terceira dimensão percebi-se que na verdade a visão esta deitada, pois Z representa a profundidade.


Quanto maior o Z mais alto o ponto vai estar e quanto menor mais baixo ou profundo o ponto.

A terceira dimensão não tem nada de complicado. Basta lembrar que ela é a profundidade, volume ou altura enquanto as outras duas são a largura e o comprimento.

Construindo uma Engine

Agora vamos iniciar uma engine. A cada aula diferente você ira completá-la cada vez mais até que o resultado final seja algo parecido com um jogo de corrida.
Por enquanto vamos só aprender a desenhar um cubo na tela.
Abra o GM e vamos começar!


Todo jogo precisa de algo que controle o que o jogador irá ver.
Crie um novo objeto e nomeio como objCamera.
Agora temos que ativar o modo 3D e definir as configurações iniciais.
No evento Create do objCamera coloque:
Código:
d3d_start();
Isso inicia o modo 3D do Game Maker

Código:
d3d_set_perspective(true);
Ativa a visualização em perspectiva. Isso realça a noção de profundidade dos objetos.

Código:
d3d_set_hidden(true);
Esse é muito útil pois fará com que todos as superfícies desenhadas atrás de outro objeto não apareçam.

Código:
d3d_set_fog(true,c_white,1,1200);
Fog é uma espécie de neblina. Todo que estiver a 1200 pixels da visão do jogador será escondido por ela.

Código:
d3d_set_culling(false);
O culling faz a parte de dentro dos objetos, ou seja, o lado de trás das textura não serem desenhados. Se a câmera olhar de dentro de um cubo, as paredes do cubo ficam invisíveis.

Código:
d3d_set_shading(false);
Shading significa sombreamento. Ele melhora a qualidade do efeito da luz nos objetos mas como não usar iluminação nesse exemplo deixe-o como false.

Código:
texture_set_interpolation(true);
Melhora a qualidade das texturas.

Código:
draw_set_color(c_white)
Defina a cor de desenho como branco (c_white).

Código:
z = 48
Todos os objetos tem uma variável x e y por padrão. Mas o z terá sempre que ser criado manualmente. Defina como 48 porque a câmera ficara um pouco acima do chão.

Agora é preciso definir como o jogo vai ser visualizado.
No evento Draw digite:
Código:
d3d_set_projection(x,y,z,obj1.x,obj1.y,obj1.z,0,0,1);
Vou explicar essa função de um jeito mais completo na próxima aula pois o objetivo aqui é apenas ensinar a desenhar um cubo na tela.

Agora crie um novo background. Ele vai ser a textura do objeto.
Desenhe qualquer coisa. Servira apenas para visualizar melhor os lados do cubo.
Eu fiz este:


Agora crie outro objeto. Ele será o cubo. Nomeio como obj1.
No evento Create defina:
Código:
z = 0;
A variável z.

Código:
tex = background_get_texture(background0);
Essa função retorna o lugar na memória do computador onde a textura do background0 está armazenada.

Agora no evento Draw:
Código:
d3d_draw_block(x-16,y-16,z-16,x+16,y+16,z+16,tex,1,1)
Com isso desenho cada lado com 32 pixels, defino a textura dele e os dois últimos valores são quantas vezes a textura vai se repetir nas paredes do cubo.

Pronto! Coloque o jogo pra rodar e veja o resultado.
Se algo saiu errado você pode baixar a engine desta aula clicando aqui.

Na próxima vou falar sobre a projeção de cenas, como movimentar e controlar a câmera.
Flw.

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por BrunoVX em Sab 08 Ago 2009, 00:45

Uau! Happy
Bom nãosei nada de 3D, nem nada em programação muito avançada no GM, maisesse tutorial parece estar bastante xplicado e interessante para os iniciantes saiba que irie lelo com mais calma,posi so passei o olho rapdin Happy
off: Destaque paraacharge do pink e cérebro Happy

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por PedroX em Sab 08 Ago 2009, 10:11

muito bom
eu nao sabia quase nada de 3D

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por tata139 em Sab 08 Ago 2009, 10:49

VLEW ae Kabeçao! Espero mais!

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Janx em Dom 09 Ago 2009, 12:17

Muito bom!Happy

otimo curso introdutorio!
Bem legal, mas os maiores problemas sao com as cameras e colisao 3D, vamos ver oque você nos ensina quanto a isso!

Otimo tutorial!
flwww

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por RKNF1995 em Dom 09 Ago 2009, 13:47

ótimo tuto muito bom apra quem esta começando

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por PedroX em Dom 09 Ago 2009, 14:01

quando vai ter mais tutos?

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Kabeção em Dom 09 Ago 2009, 14:56

@Janx escreveu:Muito bom!Happy

otimo curso introdutorio!
Bem legal, mas os maiores problemas sao com as cameras e colisao 3D, vamos ver oque você nos ensina quanto a isso!

Otimo tutorial!
flwww
Olha... demorei e muito pra aprender sobre o movimento das cameras.
No final das contas era fácil de aprender mas o problema é que não achava tutoriais explicando bem.

@Pedro Henrique escreveu:quando vai ter mais tutos?
O próximo já esta saindo e vai ser justamente sobre o movimento da camera.

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por mako182 em Dom 09 Ago 2009, 15:16

vlew pela atitude de ensinar 3D no gameMaker
assim temos um novo horizonte imaginario para criar
vo aconpanhar as aulas e esperar
quando aperecer algo bem radical
flow

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Natch em Dom 09 Ago 2009, 17:34

valeu Kabeção...
Bom tutourial e bem explicado...
aguardo as novas aulas...

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por XlourenzoX em Seg 17 Ago 2009, 16:45

duvida
fiz o mesmo vendo um video de um cara la no tube
mais quando fui da start veio a mensagem que so pode ser feita com o Gm Pro --'
Como eu consigo ele
??

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Naut2006 em Seg 17 Ago 2009, 16:49

Tem que comprar...

Na net tem varios cracks, mas obviamente são ilegais :/

Goodbye Happy

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por aaass98 em Ter 13 Out 2009, 13:02

isso tamem serve pra game maker 7?

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Kevin em Ter 13 Out 2009, 18:54

aaass98... Tome Cuidado Para Não REVIVER OS TÓPICOS.. isso é uma regra...

o Ultimo Post Foi em Agosto... e estamos em Outubro OO... bastante tempo não acha?

Sim... Serve no Game Maker 7.0... Mais Tem que Ser na Versão Pro!! (Paga) Pois na Versão Lite Não Há Esses Scripts Abertos... ou Seja não da pra fazer!!!

FLWs

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PS:. Aconselho a Você Começar a Programar Jogos Mais Simples Happy

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Editado por CPinheiro: pode ficar de boa, a regra não se aplica aos tutoriais. Sem falar que é proibído bancar moderador. (;

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por VerdiMare em Ter 13 Out 2009, 20:53

é msm, faz um tempo, pensei q não tinha essa regra em tutoriais O.o

mas esse tutorial é bem explicado mesmo! quando eu for melhor
e mais avançado no GMK eu vou partir pra as aulas em 3D!

Até mais

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Kevin em Ter 13 Out 2009, 20:56

i :S... malz CPinheiro e Malz a todos :/

eu num sabia que num se aplicava a tutoriais (nunca fiz nenhum aki na GMBR XD)

Malz CPinheiro... num vo banca mais de moderador :/

Perdão ae Gente :/

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Mensagem por doidobr em Ter 13 Out 2009, 21:00

kekegames escreveu:
Editado por CPinheiro: pode ficar de boa, a regra não se aplica aos tutoriais. Sem falar que é proibído bancar moderador. (;

Essa é boa.

~Keke

Bom,como o cpinheiro falou,a regra não se aplica aos tutoriais.
Qualquer usuário pode reviver um tutorial se estiver com alguma duvida,você já deveria saber disso.
Sobre o tutorial,parece muito bom.

~Duvida (do usuário)

Sim,o unico problema é que tem que ser pro.

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Kevin em Ter 13 Out 2009, 21:06

Como eu Poderia Saber Disso Sendo que eu Nunka Fiz Um Tutorial???

:$... Malz Denovo Gente :/

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Editado por CPinheiro: fica calmo cara XD. Ninguém vai te warnear nem nada, até porque nunca ví você descumprir as regras.
Agora, vamos evitar o flood por aqui. Aviso para todos.

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por Suadao em Qui 26 Nov 2009, 20:27

Só da pra fazer 3D em pro?

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Qualidade Re: GM3D 01 - Primeiros passos

Mensagem por sensata em Sex 27 Nov 2009, 17:54

Nossa tutorial bem explicadinho, vlw muito mesmo Kabeção.

Bjs

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