GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[Resolvido]Erro na máquina de estados

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Erro na máquina de estados Empty [Resolvido]Erro na máquina de estados

Mensagem por igogi Ter 21 Nov 2023, 12:04

Eu estou tentando fazer uma maquina de estados em um projeto para o inimigo, então quando eu fiz o estado "perseguindo", para o inimigo perseguir o player, simplesmente quando coloco o break no final do código, como é comum, o inimigo, quando detecta o player, vira outro objeto e fica preso no chão, o código funciona apenas quando se coloca o break no lugar errado. Segue o código do estado "perseguindo".
Código:

case "perseguindo" :{
if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
sprite_index = 0;
}
var _range = 150;
var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);

var vir = sign (obj_player.x - x);
velh = vir * 2;


if(_linha){
estado = "parado";
timerestado = 0;
break; //BREAK NO LUGAR ERRADO
}
                       break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO
}


Última edição por igogi em Ter 21 Nov 2023, 15:36, editado 1 vez(es)
igogi
igogi

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2023
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios : [Resolvido]Erro na máquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Erro na máquina de estados Empty Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados

Mensagem por theguitarmester Ter 21 Nov 2023, 12:47

Só pelo trecho de código postado, não vejo problema que causaria o comportamento dito.

Uma coisa que acho que tu não precisa colocar, é a chaves logo após iniciar o case, podendo simplesmente acabar esse case com o break;
Código:
case "perseguindo" : ... ... break;
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [Resolvido]Erro na máquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Erro na máquina de estados Empty Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados

Mensagem por GabrielXavier Ter 21 Nov 2023, 15:26

Acredito que como o amigo @theguitarmester disse você não deve usar essas chaves dentro do switch, pode ser que aquela ultima chave esteja dando problema, ficando assim seu código:

Código:

case "perseguindo" :
    if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
        sprite_index = 0;
    }
    var _range = 150;
    var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);

    var vir = sign (obj_player.x - x);
    velh = vir * 2;

    if(_linha){
        estado = "parado";
        timerestado = 0;
    }
break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO


Uma coisa que não tem nada há ver com sua dúvida, mas que é uma boa prática é você usar constantes para controlar os estados ao em vez de strings, as strings podem confundir, pois não tem o autocompletar e são muito lentas para o GameMaker interpretar.

Você pode definir constantes da seguinte forma:

Código:

#macro PARADO 0
#macro ANDANDO 1
#macro CORRENDO 2

// e no switch ficaria assim:
case PARADO :
    // ...
break;
case ANDANDO:
    // ...
break;
//etc

As constantes devem ser iniciadas apenas uma vez no início do game ou do objeto que vai usa-las.

Você também pode usar constantes do tipo ENUM da seguinte forma:

Código:

enum state
{
    PARADO,
    ANDANDO
    // etc...
}

// e no switch ficaria assim:
case state.PARADO :
    // ...
break;
case state.ANDANDO:
    // ...
break;
//etc

Aqui você encontra mais informações sobre constantes: CONSTANTES

Qualquer dúvida estou à disposição, abraços!
GabrielXavier
GabrielXavier

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios : [Resolvido]Erro na máquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


theguitarmester gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Erro na máquina de estados Empty Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos