Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[Resolvido]Erro na máquina de estados
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Erro na máquina de estados
Eu estou tentando fazer uma maquina de estados em um projeto para o inimigo, então quando eu fiz o estado "perseguindo", para o inimigo perseguir o player, simplesmente quando coloco o break no final do código, como é comum, o inimigo, quando detecta o player, vira outro objeto e fica preso no chão, o código funciona apenas quando se coloca o break no lugar errado. Segue o código do estado "perseguindo".
- Código:
case "perseguindo" :{
if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
sprite_index = 0;
}
var _range = 150;
var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);
var vir = sign (obj_player.x - x);
velh = vir * 2;
if(_linha){
estado = "parado";
timerestado = 0;
break; //BREAK NO LUGAR ERRADO
}
break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO
}
Última edição por igogi em Ter 21 Nov 2023, 15:36, editado 1 vez(es)
igogi- Games Ranking :
Data de inscrição : 21/11/2023
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados
Só pelo trecho de código postado, não vejo problema que causaria o comportamento dito.
Uma coisa que acho que tu não precisa colocar, é a chaves logo após iniciar o case, podendo simplesmente acabar esse case com o break;
Uma coisa que acho que tu não precisa colocar, é a chaves logo após iniciar o case, podendo simplesmente acabar esse case com o break;
- Código:
case "perseguindo" : ... ... break;
Re: [Resolvido]Erro na máquina de estados
Acredito que como o amigo @theguitarmester disse você não deve usar essas chaves dentro do switch, pode ser que aquela ultima chave esteja dando problema, ficando assim seu código:
Uma coisa que não tem nada há ver com sua dúvida, mas que é uma boa prática é você usar constantes para controlar os estados ao em vez de strings, as strings podem confundir, pois não tem o autocompletar e são muito lentas para o GameMaker interpretar.
Você pode definir constantes da seguinte forma:
As constantes devem ser iniciadas apenas uma vez no início do game ou do objeto que vai usa-las.
Você também pode usar constantes do tipo ENUM da seguinte forma:
Aqui você encontra mais informações sobre constantes: CONSTANTES
Qualquer dúvida estou à disposição, abraços!
- Código:
case "perseguindo" :
if (sprite_index != spr_esqueleto_andando){
sprite_index = 0;
}
var _range = 150;
var _linha = collision_line(x, y, obj_player.x, obj_player.y, obj_block, false, false);
var vir = sign (obj_player.x - x);
velh = vir * 2;
if(_linha){
estado = "parado";
timerestado = 0;
}
break; //QUANDO ESTÁ AQUI, DÁ O ERRO
Uma coisa que não tem nada há ver com sua dúvida, mas que é uma boa prática é você usar constantes para controlar os estados ao em vez de strings, as strings podem confundir, pois não tem o autocompletar e são muito lentas para o GameMaker interpretar.
Você pode definir constantes da seguinte forma:
- Código:
#macro PARADO 0
#macro ANDANDO 1
#macro CORRENDO 2
// e no switch ficaria assim:
case PARADO :
// ...
break;
case ANDANDO:
// ...
break;
//etc
As constantes devem ser iniciadas apenas uma vez no início do game ou do objeto que vai usa-las.
Você também pode usar constantes do tipo ENUM da seguinte forma:
- Código:
enum state
{
PARADO,
ANDANDO
// etc...
}
// e no switch ficaria assim:
case state.PARADO :
// ...
break;
case state.ANDANDO:
// ...
break;
//etc
Aqui você encontra mais informações sobre constantes: CONSTANTES
Qualquer dúvida estou à disposição, abraços!
GabrielXavier- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 25/02/2012
Reputação : 40
Número de Mensagens : 399
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 1 x 1
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
theguitarmester gosta desta mensagem
Tópicos semelhantes
» duvida maquina de estados
» Erro somente em algumas máquina - Unexpected error...
» Movimentação com máquina de estados finitos
» duvida sobre maquina de estados
» [DUVIDA] Loop Maquina de Estados.
» Erro somente em algumas máquina - Unexpected error...
» Movimentação com máquina de estados finitos
» duvida sobre maquina de estados
» [DUVIDA] Loop Maquina de Estados.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|