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duvida maquina de estados
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duvida maquina de estados
todas as maquinas de estados q eu criei deu este problema
quando eu movimento meu personagem pra frente e ao mesmo tempo eu aperto pra tras ele continua andando pra frente, isso é o que eu quero q acontece, mas quando eu ando pra tras e ao mesmo tempo aperto pra frente o personagem fica anda pra frente como prioridade parece , eu nao quero q isso aconteça, eu quero que a tecla pra frente nao faça efeito igual acontece quando ando pra frente e aperto tras ao mesmo trempo. os codigos sao iguais nao sei por que nao funciona igual quando ando pra frente nao tem nada diferente
nos scripts
st_frente
quando eu movimento meu personagem pra frente e ao mesmo tempo eu aperto pra tras ele continua andando pra frente, isso é o que eu quero q acontece, mas quando eu ando pra tras e ao mesmo tempo aperto pra frente o personagem fica anda pra frente como prioridade parece , eu nao quero q isso aconteça, eu quero que a tecla pra frente nao faça efeito igual acontece quando ando pra frente e aperto tras ao mesmo trempo. os codigos sao iguais nao sei por que nao funciona igual quando ando pra frente nao tem nada diferente
- Código:
if (!keyboard_check(vk_anykey))
{sprite_index=shin_gouki image_speed=0.9};
if (keyboard_check(baixo)){ // abaixa
proximo_estado = st_abaixa;
return(estado_proximo_agora);
}else
if keyboard_check(frente){ //se aperta pra frente
proximo_estado=st_frente //muda o próximo estado
return(estado_proximo_agora) //sai desse estado e já entra no outro, imediatamente
}
if keyboard_check(tras){ //se aperta pra tras
proximo_estado=st_tras //muda o próximo estado
return(estado_proximo_agora) //sai desse estado e já entra no outro, imediatamente
}
return(estado_continua)
nos scripts
st_frente
- Código:
x+=5.5 sprite_index=walk_front
if sprite_index == walk_front{image_speed=0.4}
proximo_estado=st_parado
return(estado_proximo) //sai desse estado e entra no outro
- Código:
x-=5.5 sprite_index=walk_bk
if sprite_index = walk_bk {image_speed=0.4}
proximo_estado=st_parado
return(estado_proximo)
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: duvida maquina de estados
você pode ao invés de usar isso:
IF KEYBOARD_CHECK(FRENTE)
{
VAI PRA FRENTE;
}
IF KEYBOARD_CHECK(TRAS)
{
VAI PRA TRAS;
}
Você pode simplesmente antes de todo o código fazer isso:
VAR ALGO=KEYBOARD_CHECK(FRENTE)-KEYBOARD_CHECK(TRAS);
fazendo isso a VAR ALGO irá retornar 0 se nenhuma tecla pressionada, 1 se apertar apenas FRENTE ou -1 se apertar TRAS e se apertar FRENTE e TRAS juntas vai dar 0 de novo, assim você reduz código e ainda facilita na hora de chamar tipo:
X+=4*ALGO //IRA MOVIMENTAR-SE EM X MULTIPLICANDO 4 VEZES O VALOR DA VARIAVEL ALGO;
Flws!
[edit]
Pelo que li em seus códigos, você verifica estados e afins pelas teclas, talvez por isso que "ANDAR PRA FRENTE" seja a prioridade, tem muita coisa que você poderá simplificar com esse código que "exemplifiquei", em partes no seu código ao invés de verificar KEYBOARD_CHECK você poderá usar qualquer VAR tipo:
Fora que eu nunca usei-me de máquinas de estados, mas pretendo com um jogo que estou planejando.
FLWS novamente
IF KEYBOARD_CHECK(FRENTE)
{
VAI PRA FRENTE;
}
IF KEYBOARD_CHECK(TRAS)
{
VAI PRA TRAS;
}
Você pode simplesmente antes de todo o código fazer isso:
VAR ALGO=KEYBOARD_CHECK(FRENTE)-KEYBOARD_CHECK(TRAS);
fazendo isso a VAR ALGO irá retornar 0 se nenhuma tecla pressionada, 1 se apertar apenas FRENTE ou -1 se apertar TRAS e se apertar FRENTE e TRAS juntas vai dar 0 de novo, assim você reduz código e ainda facilita na hora de chamar tipo:
X+=4*ALGO //IRA MOVIMENTAR-SE EM X MULTIPLICANDO 4 VEZES O VALOR DA VARIAVEL ALGO;
Flws!
[edit]
Pelo que li em seus códigos, você verifica estados e afins pelas teclas, talvez por isso que "ANDAR PRA FRENTE" seja a prioridade, tem muita coisa que você poderá simplificar com esse código que "exemplifiquei", em partes no seu código ao invés de verificar KEYBOARD_CHECK você poderá usar qualquer VAR tipo:
- Código:
var horizontal=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
var pulo=keyboard_check(vk_up);
//aqui se movimenta com a variavel horizontal
hspeed+=4*horizontal;
//aqui ira pular se detectar um "chao" abaixo
if place_meeting(x,y+1,objetoqueeochao)
{
vspeed=-4*pulo;
}
Fora que eu nunca usei-me de máquinas de estados, mas pretendo com um jogo que estou planejando.
FLWS novamente
Última edição por NPH em Dom 01 Mar 2020, 02:36, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : reli o post e vi uns detalhes no código da dúvida)
NPH- Games Ranking :
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Re: duvida maquina de estados
A ordem com que você faz o return impede que "para trás" tenha alguma prioridade, pois apenas apertar o "para frente" já causa o retorno.
Faça assim:
Assim, o estado não vai se alterar se a tecla oposta for pressionada, o retorno será estado_continua
Faça assim:
- Código:
if keyboard_check(tras) && !keyboard_check(frente)
{
...
}
if keyboard_check(frente) && !keyboard_check(tras)
{
...
}
Assim, o estado não vai se alterar se a tecla oposta for pressionada, o retorno será estado_continua
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: duvida maquina de estados
valeu mas eu vi aqui que no emulador acontece isso tambem mas alcontrario quando ando pra frente e ao mesmo tempo aperto pra tras a prioridade é ir pra tras eu consegui fazer isso aqui agora estou com outro problema que talvez eu crie um topico
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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