GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


duvida maquina de estados

3 participantes

Ir para baixo

duvida  maquina de estados Empty duvida maquina de estados

Mensagem por glaysonmestre Sáb 29 Fev 2020, 21:01

todas as maquinas de estados q eu criei deu este problema
quando eu movimento meu personagem pra frente e ao mesmo tempo eu aperto pra tras ele continua andando pra frente, isso é o que eu quero q acontece, mas quando eu ando pra tras e ao mesmo tempo aperto pra frente o personagem fica anda pra frente como prioridade parece , eu nao quero q isso aconteça, eu quero que a tecla pra frente nao faça efeito igual acontece quando ando pra frente e aperto tras ao mesmo trempo. os codigos sao iguais nao sei por que nao funciona igual quando ando pra frente nao tem nada diferente


Código:
if (!keyboard_check(vk_anykey))
{sprite_index=shin_gouki image_speed=0.9};





if (keyboard_check(baixo)){      // abaixa
    proximo_estado  = st_abaixa;
    return(estado_proximo_agora);
    }else

if keyboard_check(frente){              //se aperta pra frente
 proximo_estado=st_frente                //muda o próximo estado
 return(estado_proximo_agora)          //sai desse estado e já entra no outro, imediatamente
 }

if keyboard_check(tras){          //se aperta pra tras
 proximo_estado=st_tras            //muda o próximo estado
 return(estado_proximo_agora)    //sai desse estado e já entra no outro, imediatamente
 }


return(estado_continua)
   



nos scripts

st_frente
Código:

x+=5.5  sprite_index=walk_front
if sprite_index == walk_front{image_speed=0.4}




proximo_estado=st_parado
 
return(estado_proximo)      //sai desse estado e entra no outro
st_tras
Código:
x-=5.5  sprite_index=walk_bk
if sprite_index = walk_bk {image_speed=0.4}




proximo_estado=st_parado
 
return(estado_proximo)
glaysonmestre
glaysonmestre

Data de inscrição : 01/01/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 195
Prêmios : duvida  maquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  maquina de estados Empty Re: duvida maquina de estados

Mensagem por NPH Dom 01 Mar 2020, 02:09

você pode ao invés de usar isso:

IF KEYBOARD_CHECK(FRENTE)
{
     VAI PRA FRENTE;
}
IF KEYBOARD_CHECK(TRAS)
{
     VAI PRA TRAS;
}
Você pode simplesmente antes de todo o código fazer isso:

VAR ALGO=KEYBOARD_CHECK(FRENTE)-KEYBOARD_CHECK(TRAS);

fazendo isso a VAR ALGO irá retornar 0 se nenhuma tecla pressionada, 1 se apertar apenas FRENTE ou -1 se apertar TRAS e se apertar FRENTE e TRAS juntas vai dar 0 de novo, assim você reduz código e ainda facilita na hora de chamar tipo:

X+=4*ALGO //IRA MOVIMENTAR-SE EM X MULTIPLICANDO 4 VEZES O VALOR DA VARIAVEL ALGO;

Flws!
[edit]
Pelo que li em seus códigos, você verifica estados e afins pelas teclas, talvez por isso que "ANDAR PRA FRENTE" seja a prioridade, tem muita coisa que você poderá simplificar com esse código que "exemplifiquei", em partes no seu código ao invés de verificar KEYBOARD_CHECK você poderá usar qualquer VAR tipo:
Código:
var horizontal=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
var pulo=keyboard_check(vk_up);
//aqui se movimenta com a variavel horizontal
hspeed+=4*horizontal;
//aqui ira pular se detectar um "chao" abaixo
if place_meeting(x,y+1,objetoqueeochao)
{
vspeed=-4*pulo;
}
é um exemplo super cru mas que me facilitou a vida e muito, assim não é necessário tantos IF's ELSE IF's Very Happy
Fora que eu nunca usei-me de máquinas de estados, mas pretendo com um jogo que estou planejando.
FLWS novamente Razz


Última edição por NPH em Dom 01 Mar 2020, 02:36, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : reli o post e vi uns detalhes no código da dúvida)
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : duvida  maquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

duvida  maquina de estados Empty Re: duvida maquina de estados

Mensagem por PedroX Seg 02 Mar 2020, 22:34

A ordem com que você faz o return impede que "para trás" tenha alguma prioridade, pois apenas apertar o "para frente" já causa o retorno.

Faça assim:

Código:
if keyboard_check(tras) && !keyboard_check(frente)
{
...
}

if keyboard_check(frente) && !keyboard_check(tras)
{
...
}

Assim, o estado não vai se alterar se a tecla oposta for pressionada, o retorno será estado_continua

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : duvida  maquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  maquina de estados Empty Re: duvida maquina de estados

Mensagem por glaysonmestre Sáb 07 Mar 2020, 00:41

valeu mas eu vi aqui que no emulador acontece isso tambem mas alcontrario quando ando pra frente e ao mesmo tempo aperto pra tras a prioridade é ir pra tras eu consegui fazer isso aqui agora estou com outro problema que talvez eu crie um topico
glaysonmestre
glaysonmestre

Data de inscrição : 01/01/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 195
Prêmios : duvida  maquina de estados Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

duvida  maquina de estados Empty Re: duvida maquina de estados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos