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[C][One-Only] One-Plat [HTML5]

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Mensagem por TRFN Dom 13 Mar 2022, 23:21

ONE-PLAT

800;480;https://itch.io/embed-upload/5420063?color=333333


Nome: One-Plat

Plataforma: HTML5 / GM Studio 2

Genero: Mini-Game

Descrição: Tente chegar ao desafio final e superar suas espectativas, obtendo o maior score possivel.
Controles: Only SpaceBar

[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Game001
[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Game003
[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Game002

Source: https://site13.com.br/OnePlat.zip


Última edição por TRFN em Seg 14 Mar 2022, 19:21, editado 2 vez(es)
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[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Empty Re: [C][One-Only] One-Plat [HTML5]

Mensagem por TRFN Seg 14 Mar 2022, 09:57

Game Atualizado. Adicionado o source.
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[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Empty Re: [C][One-Only] One-Plat [HTML5]

Mensagem por Mr.Rafael Seg 14 Mar 2022, 19:06

AVALIAÇÃO OFICIAL DO JOGO
(por Mr.Rafael)

Introdução:
(saudades dos avaliadores...)

TRFN escreveu:Visando uma avaliação mais justa, preciso de alguem para avaliar meu game kkk um abraço. cheers
Pedido atendido! :C:

Vou usar até meu formato de avaliação da época que eu era avaliador, só para deixar o conteúdo mais interessante! HEUAHEAUEHUEHUEA


Tópico / Tela-título:
(Nome: "Tópico / Tela-título")

O tópico não é um critério de avaliação e, na verdade, nunca foi, mas eu sempre gostei de avaliar porque às vezes uma apresentação bem escrita ajuda muito a passar uma primeira impressão legal para o jogo. Então... não está ruim, só um pouco genérica. Seria legal descrever um pouco mais do jogo e organizar melhor as seções, para não passar demais a sensação de formulário preenchido.

A tela-título em si é bem simples, sem muito destaque entre o título do jogo e com instruções bem curtas. Poderia ser melhor? Poderia. Mas tá, vamos relevar considerando as limitações do concurso... :V

Nota:
N/A





Mecânica:
(fácil de jogar, difícil de zerar)

As mecânicas do jogo são bem simples: você deve movimentar um quadradinho branco até o outro lado da tela sem colidir com nenhum obstáculo. O gameplay em si é inspirado no clássico The Impossible Game.

Tal como o The Impossible Game, o quadradinho branco se move sozinho, e o jogador controla apenas o salto. A barra de espaço é a única tecla usada pelo jogo, mas para um jogo de uma ação só, está bem implementada: o fato de ter salto variável (ou seja, poder saltar mais alto ou mais baixo ao soltar a tecla) e saltar várias vezes mantendo a tecla pressionada ajudam bastante na jogabilidade. No geral, o jogo funciona bem.

O jogo é bem curto, possuindo apenas 5 fases. O jogador aguarda uma contagem de 3 segundos antes da fase carregar. Talvez isso tenha sido colocado para deixar o jogador se preparar antes de começar, mas honestamente, acho que isso mais atrapalha do que ajuda: o jogador não só é forçado a ter tempo de reação para sentir quando o jogo vai iniciar, como também não conhece o layout da fase que vem a seguir. E caso bata em algum obstáculo, o jogador é obrigado a jogar tudo de novo.

Essa frustração poderia ser resolvida de várias maneiras:

  • Um sistema de checkpoint (onde o jogador poderia escolher entre reiniciar a fase ou recomeçar o jogo de novo).
  • Visualizar a fase que vem a seguir com o contador de tempo.
  • Iniciar a fase imediatamente após ter chegado no outro lado, sem contador. A mudança de fase poderia ser feita com um efeito de transição que movimenta a câmera rapidamente para a outra área da room, onde ficaria a outra fase.

O jogo possui um contador de pontos. Legal, mas... como a pontuação funciona, afinal? scratch

Nota:
20/30





Design:
(quadradinhos por toda parte!)

O visual do jogo se resume a retângulos coloridos sob um fundo preto. Não tem como ser mais minimalista que isso. No geral, os gráficos combinam bem com a simplicidade do jogo.

No entanto, mesmo um visual minimalista ainda poderia ser melhor extendido: efeitos de gradiente ajudariam a compor mais o fundo; cores ou bordas nos obstáculos ajudariam a destacar mais o "cenário" do jogador; a movimentação e o salto do quadradinho branco poderia ser complementado com alguns efeitos de partículas.

Há muito espaço para melhorias gráficas aqui, especialmente considerando que o jogo ignora completamente o uso do único sprite, e utiliza apenas funções de desenho que, apesar de básicas, dão muita liberdade para criar efeitos visuais que ajudam a passar uma sensação diferente ao jogar.

A fonte usada pela tela-título e nas transições de fases não parece combinar muito com o visual do jogo. Uma fonte customizada (feita a partir dos frames do único sprite permitido) ou um texto mais "abstrato" deixaria os textos mais expressivos.

Nota:
15/30





Sonoplastia:
(excelente para uma sexta-feira 13)

Dadas as limitações do concurso, não há muito o que dizer: apenas um único som poderia ser utilizado, e entre um efeito sonoro repetitivo e uma música de fundo, acho que todo mundo prefere a música. [C][One-Only] One-Plat [HTML5] 71423

A música tem incríveis 4 minutos, mas o tempo de gameplay do jogo é tão curto que, a menos que você deixe o jogo na tela-título ou transição, apenas 1 minuto (ou até menos) da música é escutado. Embora não seja necessariamente o que você esperaria escutar em um jogo deste estilo (que geralmente usam chiptune/dubstep/techno), a música em si é boa...

...mas o início, que é justamente a única coisa que você consegue escutar durante todo o tempo de gameplay, não é! Parece uma música de terror bem depressiva.

Infelizmente, a música acaba não combinando com nada. Seria interessante ter cortado o áudio usando uma ferramenta como o Audacity e usado apenas as partes mais "animadas" da música.

Nota:
5/15





Criatividade / Conclusões finais:
(acho que já vi isso antes...)

Como já dito anteriormente, o jogo é inspirado no The Impossible Game. É uma ideia simples de fazer, rápida de desenvolver e que oferece um desafio interessante para o jogador, que se sente motivado a jogar para ver o que tem no final do jogo.

No entanto, o jogo não traz grandes inovações e é muito curto. Se tivesse mais algumas fases e um pouco mais de polimento, o jogo talvez conseguisse ter uma identidade própria, algo que ajudasse a destacá-lo em meio a outros clones.

Senti falta de um aproveitamento melhor das limitações do concurso: o jogo poderia ter se beneficiado bastante com o uso do únicos sprite e background permitidos para fazer uma tela-título mais bonita, decoração e efeitos, etc.

Apesar disso, o jogo possui bons controles, traz um desafio interessante e deixa bem claro pelos visuais que é um jogo curto e minimalista. No geral, é um mini-game interessane de se jogar por alguns minutos para ver se consegue zerar. coll2

Poderia ser melhor? Poderia. Mas tá bom assim mesmo. ¯\_(ツ)_/¯

Nota:
20/25





Nota final:
(usar calculadora? Que absurdo!)

20 + 15 + 5 + 20 = 60




Conceito:
(a gente nem usa mais isso, mas enfim...)

[C][One-Only] One-Plat [HTML5] C
Seu conceito é C

o/
Mr.Rafael
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Mensagem por TRFN Seg 14 Mar 2022, 19:25

Cara muuito obrigado pela avaliação sincera!! lol!
Concordo com todos os pontos mencionados e já até atualizei minha nota haha
Obrigado por dedicar tempo em avaliar cada ponto do jogo =) Só senti falta de voce avaliar a troca de room em uma unica room avaliando o source, but, creio que vc tbm não deve ter aberto ele kkk anyway, tudo que vc pontuou e de fato válido.

Estou feliz pela nota, achei que seria menos kkkk uma curiosidade: Não conhecia esse game que vc mencionou credita? senão tinha implementado mais ideias kk

obs: você conseguiu zerar o game?
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Mensagem por Mr.Rafael Seg 14 Mar 2022, 19:35

TRFN escreveu:Só senti falta de voce avaliar a troca de room em uma unica room avaliando o source, but, creio que vc tbm não deve ter aberto ele kkk

Então... eu até queria ter aberto o código-fonte para dar uma olhada, mas o problema é que eu não tenho o GMS2. Laughing

E agora que a ferramenta passou ser só por assinatura, agora é que acho que não vou querer ter mesmo! Mas isso é algo que pode ser discutido melhor em outro tópico...

TRFN escreveu:obs: você conseguiu zerar o game?
[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Ending

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Mensagem por TRFN Seg 14 Mar 2022, 19:43

Voce e o cara kkkk basicamente, criei alarms que geravam as montagens das rooms, e o restante foi draw mesmo. ai consegui bolar a fisica e movimento usando o mesmo objeto kkkkkk me senti feliz por ter conseguido, bugou demais ate conseguir esse resultado kkk

Código:
/// @description Fase 5
// You can write your code in this editor

var _x = 0, instance, color = choose(c_lime, c_aqua, c_red, c_navy, c_purple);

while(_x < room_width){
   instance = instance_create_depth(_x, room_height - 32, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Wall";
   instance.image_blend = color;
   _x += 32;
}

_x = 0;
while(_x < room_width){
   instance = instance_create_depth(_x, 0, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Wall";
   instance.image_blend = color;
   _x += 32;
}


_x = 0;
while(_x < room_width){
   instance = instance_create_depth(_x, 32, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Wall";
   instance.image_blend = color;
   _x += 32;
}

var p1 = 288, p2 = 480;

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, room_height - 96, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, room_height - 64, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

p1 = 480;
p2 = 288;

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 152, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 128, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 96, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 64, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

p1 = 640;
p2 = 128;

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 184, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 216, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 248, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

_x = p1;
while(_x < room_width - p2){
   instance = instance_create_depth(_x, 280, 0, Global);
   instance.sprite_index = Sprite1;
   instance.context = "Enemy";
   instance.image_blend = color;
   instance.move = true;
   _x += 32;
}

instance = instance_create_depth(room_width - 32, room_height - 64, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, room_height - 96, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, room_height - 128, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 64, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 96, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 128, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 152, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 184, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;

instance = instance_create_depth(room_width - 32, 216, 0, Global);
instance.sprite_index = Sprite1;
instance.context = "Enemy";
instance.image_blend = color;


instance = instance_create_depth(-64, room_height - 96, 0, Global);
instance.context = "Player";   
instance.sprite_index = Sprite1;

Acima, codigo da fase 5 por exmeplo (dentro do alarm)
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[C][One-Only] One-Plat [HTML5] Empty Re: [C][One-Only] One-Plat [HTML5]

Mensagem por TRFN Seg 14 Mar 2022, 19:46

Mr.Rafael escreveu:E agora que a ferramenta passou ser só por assinatura, agora é que acho que não vou querer ter mesmo! Mas isso é algo que pode ser discutido melhor em outro tópico...
Sobre isso, a ferramenta e paga para exportar, mas free para baixar. Da para baixar e usar. Olha que estou usando linux kkkkkkk
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Mensagem por theguitarmester Seg 14 Mar 2022, 23:40

Mr.Rafael escreveu:
AVALIAÇÃO OFICIAL DO JOGO
(por Mr.Rafael)

Introdução:
(saudades dos avaliadores...)

TRFN escreveu:Visando uma avaliação mais justa, preciso de alguem para avaliar meu game kkk um abraço. cheers
Pedido atendido! :C:

Vou usar até meu formato de avaliação da época que eu era avaliador, só para deixar o conteúdo mais interessante! HEUAHEAUEHUEHUEA


Tópico / Tela-título:
(Nome: "Tópico / Tela-título")

O tópico não é um critério de avaliação e, na verdade, nunca foi, mas eu sempre gostei de avaliar porque às vezes uma apresentação bem escrita ajuda muito a passar uma primeira impressão legal para o jogo. Então... não está ruim, só um pouco genérica. Seria legal descrever um pouco mais do jogo e organizar melhor as seções, para não passar demais a sensação de formulário preenchido.

A tela-título em si é bem simples, sem muito destaque entre o título do jogo e com instruções bem curtas. Poderia ser melhor? Poderia. Mas tá, vamos relevar considerando as limitações do concurso... :V

Nota:
N/A





Mecânica:
(fácil de jogar, difícil de zerar)

As mecânicas do jogo são bem simples: você deve movimentar um quadradinho branco até o outro lado da tela sem colidir com nenhum obstáculo. O gameplay em si é inspirado no clássico The Impossible Game.

Tal como o The Impossible Game, o quadradinho branco se move sozinho, e o jogador controla apenas o salto. A barra de espaço é a única tecla usada pelo jogo, mas para um jogo de uma ação só, está bem implementada: o fato de ter salto variável (ou seja, poder saltar mais alto ou mais baixo ao soltar a tecla) e saltar várias vezes mantendo a tecla pressionada ajudam bastante na jogabilidade. No geral, o jogo funciona bem.

O jogo é bem curto, possuindo apenas 5 fases. O jogador aguarda uma contagem de 3 segundos antes da fase carregar. Talvez isso tenha sido colocado para deixar o jogador se preparar antes de começar, mas honestamente, acho que isso mais atrapalha do que ajuda: o jogador não só é forçado a ter tempo de reação para sentir quando o jogo vai iniciar, como também não conhece o layout da fase que vem a seguir. E caso bata em algum obstáculo, o jogador é obrigado a jogar tudo de novo.

Essa frustração poderia ser resolvida de várias maneiras:

  • Um sistema de checkpoint (onde o jogador poderia escolher entre reiniciar a fase ou recomeçar o jogo de novo).
  • Visualizar a fase que vem a seguir com o contador de tempo.
  • Iniciar a fase imediatamente após ter chegado no outro lado, sem contador. A mudança de fase poderia ser feita com um efeito de transição que movimenta a câmera rapidamente para a outra área da room, onde ficaria a outra fase.

O jogo possui um contador de pontos. Legal, mas... como a pontuação funciona, afinal? scratch

Nota:
20/30





Design:
(quadradinhos por toda parte!)

O visual do jogo se resume a retângulos coloridos sob um fundo preto. Não tem como ser mais minimalista que isso. No geral, os gráficos combinam bem com a simplicidade do jogo.

No entanto, mesmo um visual minimalista ainda poderia ser melhor extendido: efeitos de gradiente ajudariam a compor mais o fundo; cores ou bordas nos obstáculos ajudariam a destacar mais o "cenário" do jogador; a movimentação e o salto do quadradinho branco poderia ser complementado com alguns efeitos de partículas.

Há muito espaço para melhorias gráficas aqui, especialmente considerando que o jogo ignora completamente o uso do único sprite, e utiliza apenas funções de desenho que, apesar de básicas, dão muita liberdade para criar efeitos visuais que ajudam a passar uma sensação diferente ao jogar.

A fonte usada pela tela-título e nas transições de fases não parece combinar muito com o visual do jogo. Uma fonte customizada (feita a partir dos frames do único sprite permitido) ou um texto mais "abstrato" deixaria os textos mais expressivos.

Nota:
15/30





Sonoplastia:
(excelente para uma sexta-feira 13)

Dadas as limitações do concurso, não há muito o que dizer: apenas um único som poderia ser utilizado, e entre um efeito sonoro repetitivo e uma música de fundo, acho que todo mundo prefere a música. [C][One-Only] One-Plat [HTML5] 71423

A música tem incríveis 4 minutos, mas o tempo de gameplay do jogo é tão curto que, a menos que você deixe o jogo na tela-título ou transição, apenas 1 minuto (ou até menos) da música é escutado. Embora não seja necessariamente o que você esperaria escutar em um jogo deste estilo (que geralmente usam chiptune/dubstep/techno), a música em si é boa...

...mas o início, que é justamente a única coisa que você consegue escutar durante todo o tempo de gameplay, não é! Parece uma música de terror bem depressiva.

Infelizmente, a música acaba não combinando com nada. Seria interessante ter cortado o áudio usando uma ferramenta como o Audacity e usado apenas as partes mais "animadas" da música.

Nota:
5/15





Criatividade / Conclusões finais:
(acho que já vi isso antes...)

Como já dito anteriormente, o jogo é inspirado no The Impossible Game. É uma ideia simples de fazer, rápida de desenvolver e que oferece um desafio interessante para o jogador, que se sente motivado a jogar para ver o que tem no final do jogo.

No entanto, o jogo não traz grandes inovações e é muito curto. Se tivesse mais algumas fases e um pouco mais de polimento, o jogo talvez conseguisse ter uma identidade própria, algo que ajudasse a destacá-lo em meio a outros clones.

Senti falta de um aproveitamento melhor das limitações do concurso: o jogo poderia ter se beneficiado bastante com o uso do únicos sprite e background permitidos para fazer uma tela-título mais bonita, decoração e efeitos, etc.

Apesar disso, o jogo possui bons controles, traz um desafio interessante e deixa bem claro pelos visuais que é um jogo curto e minimalista. No geral, é um mini-game interessane de se jogar por alguns minutos para ver se consegue zerar. coll2

Poderia ser melhor? Poderia. Mas tá bom assim mesmo. ¯\_(ツ)_/¯

Nota:
20/25





Nota final:
(usar calculadora? Que absurdo!)

20 + 15 + 5 + 20 = 60




Conceito:
(a gente nem usa mais isso, mas enfim...)

[C][One-Only] One-Plat [HTML5] C
Seu conceito é C

o/

Voltamos a 2013 Very Happy


Sobre a música parecer de terror: Depois que tu chega na fase 5 (cheguei de primeira nela), e começa e morre naquele inferno, e percebe que o jogo te toca na primeira fase de novo, sim... mas não digo só a música, o jogo já vira de terror, terror psicológico, eu já to na primeira fase com medo da fase 5, e acho que a contagem foi feita só pra aumentar esse terror, pois tem uma contagem que tu não vê nada da fase que tá vindo, aí inicia a fase 5 com o jogo mais rápido do que antes, com a tela se mexendo, com um negócio já do teu lado pra te aniquilar... Se você tivesse colocado que o gênero do jogo era terror, já teria ganho nota máxima no conceito de criatividade, porque nunca vi um jogo assim ser tão amedrontador.. eu joguei umas 3 vezes (até a 5) e e não vou jogar mais, já to achando até que essa noite vou sonhar com a fase 5... pale


Fora isso, a mecânica tá funcionando bem, a cor fica trocando das fases a cada vez que você entra, interessante, ajuda a aumentar de certa forma, o clima de terror psicológico, afinal é mais um fator que poder ter que se preocupar, saber identificar a cor do que tá querendo te matar.
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Mensagem por TRFN Dom 27 Mar 2022, 08:20

theguitarmester escreveu:Sobre a música parecer de terror: Depois que tu chega na fase 5 (cheguei de primeira nela), e começa e morre naquele inferno, e percebe que o jogo te toca na primeira fase de novo, sim... mas não digo só a música, o jogo já vira de terror, terror psicológico, eu já to na primeira fase com medo da fase 5, e acho que a contagem foi feita só pra aumentar esse terror, pois tem uma contagem que tu não vê nada da fase que tá vindo, aí inicia a fase 5 com o jogo mais rápido do que antes, com a tela se mexendo, com um negócio já do teu lado pra te aniquilar... Se você tivesse colocado que o gênero do jogo era terror, já teria ganho nota máxima no conceito de criatividade, porque nunca vi um jogo assim ser tão amedrontador.. eu joguei umas 3 vezes (até a 5) e e não vou jogar mais, já to achando até que essa noite vou sonhar com a fase 5... pale

Razz Razz Razz Razz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o intuito do game era ser mais e dífícil mesmo, isso foi um bonus

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