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#CL - NINJA MAN (HTML5)

em Qua 12 Jul 2017, 18:52


Jogue online pelo link:
ninja-man-webgame.bitballoon.com


Introdução:

Espero que não se incomodem com o fato de eu estar aqui e justamente com esse tópico.

Ninja Man foi um jogo que desenvolvi em 2013, para um Jam criado pelo guitar (theguitarmester) chamado de #CL Apenas 3 Teclas. Com um pouco de dificuldade, consegui entregar o que então era um simples runner e no final o jogo acabou levando o 3º lugar! Vi que o jogo poderia ser extendido e continuei a desenvolvê-lo até poder finalmente apresentar a versão final com um tópico na seção de projetos completos. Desde então, eventualmente deixei de lado o Game Maker e o fórum havia fechado. Aos poucos, o tópico foi caindo aos pedaços, até que finalmente perdeu as imagens e o link de download.

E agora, 4 anos depois, apareço aqui trazendo esse mesmo jogo de volta. Como o jogo havia surgido aqui, nada mais justo do que trazê-lo de volta no mesmo lugar, certo? Rolling Eyes

Ninja Man foi reconstruído inteiramente do zero usando a biblioteca enchant.js, usando como base toda a lógica do jogo original. A remasterização não ficou 100% exata, mas acredito que tenha ficado no mínimo razoável.

Apesar de tudo, estou até que feliz por ter trazido Ninja Man de volta. Ainda que o jogo não fosse lá essas coisas (dificuldade frustrante, level design passável, algumas falhas na engine de plataforma, etc), ele se mostra bem divertido como um webgame, e o resultado permite que o jogo possa ser jogado novamente por seja lá quem quiser.

E como o tópico do jogo original já não ter mais o conteúdo principal (imagens e o jogo em si), apenas decidi voltar para recriá-lo.

Descrição:

No jogo, você controla um pequeno ninja, que deve se esquivar de espinhos e precipícios para poder chegar até o outro lado. No entanto, isso não será uma tarefa (nem um pouco) fácil, já que os estágios requerem prática para serem completados. Ajude-o a pular, deslizar e correr para chegar até o outro lado, boa sorte!

São quatro níveis, cada um único em termos de música e ambiente. Acha a proposta do jogo frustrante? Não se preocupe, você estará com vidas infinitas (sim, o ícone que você vê é um contador de mortes!) e com uma boa trilha sonora para desbravar estes desafios! Cool

Quanto às suas mortes e esmeraldas coletadas: o jogo possui um sisteminha de save, ou seja, quando você voltar ao jogo, estará com tudo no mesmo lugar.

Imagens:






Controles:

O jogo teve uma leve mudança nos controles, mas apenas para os menus. A jogabilidade original em si continua a mesma, sem maiores alterações.

Gameplay:
↑: Pula.
↓: Desliza.
→: Corre. Ela só funciona se você estiver no chão e estiver de pé.

Menus:
← →: As setas para a esquerda e direita controlam a seleção de fases.
Enter: Usado para confirmar e avançar pelos menus. No meio do jogo, serve para voltar à seleção de fases.

Jogue online pelo link:
ninja-man-webgame.bitballoon.com

o/
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Re: #CL - NINJA MAN (HTML5)

em Qua 12 Jul 2017, 21:18
É um jogo bem viciante, mas descobri que meu talento é questionável. Agora não sei se é o jogo que é legal ou se sou eu que estou estou lutando com meu orgulho pra conseguir passar os desafios. Haha brincadeira, o jogo tá realmente divertido.

A jogabilidade está simples, o que é um grande ponto positivo para um jogo casual. Entretanto, não sei se é proposital, mas existe uma certa demora ao fazer combinações de teclas. Se eu começar a correr, não consigo pular ou deslizar instantaneamente, o que me gerou um monte de mortes por bobeira.

Durante a jogatina, senti que você poderia acrescentar alguns detalhes:
-Barra de Progresso: Seria interessante saber em que ponto do nível você está. Isso motiva o jogador a chegar até um final que ele sabe que existe ao invés de algo incerto.

-Quando você morre, a fase reinicia instantaneamente. Eu recomendo fazer uma animação em que a tela volta rapidamente até o inicio da fase. Isso dá um breve tempo pro jogador se preparar para tentar novamente (mas é sempre bom dar a opção de ir direto para os jogadores mais apressadinhos).

-Liberar as fases aos poucos poderia motivar o jogador a completar as fases. Não precisa necessariamente liberar apenas se a fase anterior for concluída.

-Fantasma da última partida ou da melhor partida.

-Marcador de "recorde" que fica no ponto mais longe que você chegou.

São pequenos detalhes que tornam o jogo profissional, mesmo que ele seja o mais minimalista possível. Alias, achei muito interessante o fato de você ter feito tudo com enchant.js.

Parabéns pelo trabalho! blz
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Re: #CL - NINJA MAN (HTML5)

em Sab 15 Jul 2017, 00:40
Lembro desse jogo, eu tinha gravado um vídeo fazendo analise dele para um canal que eu tinha chamado Jovem Maker. Não cheguei a postar, pois tinha desistido desse projeto (Pela evidente falta de qualidade, claro).

Eu lembro de eu ter passado a primeira fase ou ter chegado perto (Acho), passei muita raiva kkkk

Enfim, o jogo continua muito difícil, até por isso ele tem um contador de mortes e não de vidas. Na 30º morte eu cansei e tive que sair pra pegar um ar.

A dica do Willy sobre a barra de progresso é bastante interessante, pois se você não consegue passar, também não consegue saber o quão longe chegou.

No geral está muito bem acabado, tanto arte como sonoplastia (Ainda que preferiria uma música "8 buts" pra combinar, mas essa encaixou muito bem).

Não conhecia esse enchant.js, muito interessante. Pode ser uma alternativa que irei usar para alguns experimentos xD.

Quem sabe tu não faz uns tutus hein?

FLWS!
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