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problema animação de personagem
2 participantes
Página 1 de 1
problema animação de personagem
tem algo que estou tentando arrumar faz tempo,eu queria saber como faz para arrumar isso
if keyboard_check(ord("W")){
y-= spd;
sprite_index = andandi_pra_cima_1 // n liga pros nome
}
else{
sprite_index = parado_pra_cima
}
if keyboard_check(ord("S")){
y+= spd;
sprite_index = andandi_pra_baixo_1
}
else
{
sprite_index = parado
}
if keyboard_check(ord("A")){
x-= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_esquerdo_1
}
else{
sprite_index = parado_esquerdo
}
if keyboard_check(ord("D")){
x+= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_direito_1
}
else{
sprite_index = parado_direito
}
o problema,é que caso o personagem fosse pro lado,ele iniciaria uma animação,dai caso ele para,ele fica num sprite de ele olhando pro lado,soq eu fiz isso em todos,e só ta funcionando de um lado invés de todos,alguem pode me ajudar?
if keyboard_check(ord("W")){
y-= spd;
sprite_index = andandi_pra_cima_1 // n liga pros nome
}
else{
sprite_index = parado_pra_cima
}
if keyboard_check(ord("S")){
y+= spd;
sprite_index = andandi_pra_baixo_1
}
else
{
sprite_index = parado
}
if keyboard_check(ord("A")){
x-= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_esquerdo_1
}
else{
sprite_index = parado_esquerdo
}
if keyboard_check(ord("D")){
x+= spd;
sprite_index = andandi_pra_lado_direito_1
}
else{
sprite_index = parado_direito
}
o problema,é que caso o personagem fosse pro lado,ele iniciaria uma animação,dai caso ele para,ele fica num sprite de ele olhando pro lado,soq eu fiz isso em todos,e só ta funcionando de um lado invés de todos,alguem pode me ajudar?
Felipe_Cardoso- Games Ranking :
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Re: problema animação de personagem
quando trabalho com sprites no game maker, tenho sempre em mente que vou precisar de "condições" para que cada animação aconteça sem problemas, um exemplo:
FLWS!
- Código:
if morreu==false //se nao esta morto
{
if caindo==true {sprite_index=spr_caindo;} //se caindo, sprite dele caindo
else //caso contrario
{
if andando==true {sprite_index=spr_andando;} //se esta andando, sprite dele andando
else {sprite_index=spr_parado;} //se nao, ele parado
}
}
else {sprite_index=spr_morto;} //aqui se estiver morto.
- Código:
if xspeed!=0 //aqui verifica se xspeed não é zero
{
image_xscale=sign(xspeed); //aqui apenas pega o "sinal", se xspeed=-45, retorna -1, se xspeed=150 retorna 1 e se xspeed=0, retorna 0 (o que vc não quer)
}
FLWS!
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Re: problema animação de personagem
NPH escreveu:quando trabalho com sprites no game maker, tenho sempre em mente que vou precisar de "condições" para que cada animação aconteça sem problemas, um exemplo:ai para virar os sprites sem ter que programar em cada pressionamento de tecla eu faço:
- Código:
if morreu==false //se nao esta morto
{
if caindo==true {sprite_index=spr_caindo;} //se caindo, sprite dele caindo
else //caso contrario
{
if andando==true {sprite_index=spr_andando;} //se esta andando, sprite dele andando
else {sprite_index=spr_parado;} //se nao, ele parado
}
}
else {sprite_index=spr_morto;} //aqui se estiver morto.Isso dependerá também se seu GM não é aquele gratuíto, pois tem funções que só funcionam no pago (coisa de gm antigo), se for no GMS2 vai de boas que funciona.
- Código:
if xspeed!=0 //aqui verifica se xspeed não é zero
{
image_xscale=sign(xspeed); //aqui apenas pega o "sinal", se xspeed=-45, retorna -1, se xspeed=150 retorna 1 e se xspeed=0, retorna 0 (o que vc não quer)
}
FLWS!
eu entendi oq vc quis dizer,soq o problema que ta acontecendo cmg,é o sprite index,eu ns oq esta acontecendo,quando eu faço isso,só a animação do lado direito do meu personagem andando esta funcionando
Felipe_Cardoso- Games Ranking :
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