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Problema com animação de Sprites!
2 participantes
Página 1 de 1
Problema com animação de Sprites!
Opa galera, faz um grande tempo que não programo no GML.
To aqui correndo atrás e perseverando para ver se consigo finalizar um game.
O problema é o seguinte.
Fiz um script para a movimentação do personagem.
Tenho sprites para andar, pular e atacar.
O problema que estou tendo é que após adicionar a animação de ataque... enquanto o personagem está no ar, a sprite de "pulo" não esta ficando "ligada".
Alguém pode me dar uma luz ?
To postando o script abaixo.
Também tive problemas em fazer a animação de ataque "parar" após o clique, então coloquei um alarme ali no final para fazer parar...eu sinto que isso vai me dar dor de cabeça no futuro quando for adicionar hitboxes e etc...
To aqui correndo atrás e perseverando para ver se consigo finalizar um game.
O problema é o seguinte.
Fiz um script para a movimentação do personagem.
Tenho sprites para andar, pular e atacar.
O problema que estou tendo é que após adicionar a animação de ataque... enquanto o personagem está no ar, a sprite de "pulo" não esta ficando "ligada".
Alguém pode me dar uma luz ?
To postando o script abaixo.
- Código:
//-----------Movimento Plataforma-------------
gravidade = 1.8;
vspd = 0; //Conteiner
hspd = 0; //Conteiner
jumpspeed = 40; //Altura do pulo
movespeed = 6; //Velocidade de movimento
grounded = true // Checker
landing = 0 //Checker
atacking = true //Checker
airborne = false //Checker
key_left = keyboard_check(ord('A')); // Tecla movimento esquerda
key_right = keyboard_check(ord('D')); // Tecla mivimento direita
key_atack = mouse_check_button_pressed(mb_left) //Ataque
move = (key_left - key_right) * -1; //Controla movimento
hspd = move * movespeed //Fisica para velocidade
//---------------Controle Pulo---------------------
key_jump = keyboard_check_pressed(vk_space);
if (vspd < 7)
{
vspd += gravidade;
}
if place_meeting(x,y+1,obj_floor)
{
vspd = key_jump * -jumpspeed
if vspd < 0
{
grounded = false;
}
grounded = true;
}
y += 2*vspd; //Especificando que Y vai ser sempre 2 vezes vspd(Velocidade de movimento vertical)
//-----------------Colisão horizontal----------------
if place_meeting(x+hspd,y,obj_floor)
{
while !place_meeting(x+sign(hspd),y,obj_floor)
{
x +=sign(hspd);
}
//hspd = 0; //Achar um jeito de por isso de volta (Ajuda na colisão com parades)
}
x += hspd;
//---------------Colisão vertical--------------------
if place_meeting(x,y+vspd,obj_floor)
{
while !place_meeting(x,y+sign(vspd),obj_floor)
{
y +=sign(vspd);
}
vpsd = 0; //Desliga a velocidade vertical enquanto estiver tocando chao
}
y += vspd;
//---------------Controle das sprites----------------//
if move != 0 //Rotação da imagem (virar para o lado correto)
{
image_xscale = move;
}
// Checando se esta no ar
if grounded = true and atacking = false //Se estiver no chão
{
if move == 0 //Se estiver parado
{
sprite_index = spr_player_idle; //A animação fica parada
}
else //Se não estiver parado
{
if (sprite_index != spr_player_move)
{
image_index = 0 //Se movimenta e com a sprite correta
}
sprite_index = spr_player_move;
}
}
//Tentando fazer animação de "pulo" ficar ligada
if grounded = false
{
sprite_index = spr_jump;
grounded = true;
}
//Ataque animaçao
if key_atack and atacking = true
{
sprite_index = spr_atack
image_speed = 0.3
atacking = false
alarm[0] = 20
}
Também tive problemas em fazer a animação de ataque "parar" após o clique, então coloquei um alarme ali no final para fazer parar...eu sinto que isso vai me dar dor de cabeça no futuro quando for adicionar hitboxes e etc...
dragon31h- Data de inscrição : 27/12/2013
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Re: Problema com animação de Sprites!
Você pode usar o vspeed como base para a animação de pulo e afins, se ela está negativa ele está subindo, se está positiva ele está caindo
O seu código está meio poluído.
Eu te sugiro usar estados para organizar melhor seu código e assim simplificar seu trabalho para o futuro, animação com isto fico MUITO mais fácil também.
Aqui um vídeo sobre animação (devem ter ao menos uns 4 vídeos sobre animação nesta playlist)
https://youtu.be/O_jTlRxEUM0
Este vídeo também ensina como lidar com o final da animação sem usar o alarme.
E aqui um dando uma introdução em estados se você tiver interesse
https://youtu.be/irDKx_vCYsE
O seu código está meio poluído.
Eu te sugiro usar estados para organizar melhor seu código e assim simplificar seu trabalho para o futuro, animação com isto fico MUITO mais fácil também.
Aqui um vídeo sobre animação (devem ter ao menos uns 4 vídeos sobre animação nesta playlist)
https://youtu.be/O_jTlRxEUM0
Este vídeo também ensina como lidar com o final da animação sem usar o alarme.
E aqui um dando uma introdução em estados se você tiver interesse
https://youtu.be/irDKx_vCYsE
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