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Vida do inimigo

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Vida do inimigo Empty Vida do inimigo

Mensagem por arturlesz Sex 01 Jan 2021, 05:37

eu queria fazer um inimigo onde ele precisasse levar 2 tiros para morrer então eu coloquei essa variável no create do objeto do inimigo
Código:
global.vida = 2
depois eu fiz uma colisão entre o objeto inimigo e o objeto do tiro e coloquei esse código
Código:
global.vida --
if global.vida = 0{
instance_destroy()
}
alguns inimigos realmente morrem com 2 tiros mas por algum motivo tem outros que morrem só com 1 ou precisam que eu de vários tiros neles para eles sumirem.
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Vida do inimigo Empty Re: Vida do inimigo

Mensagem por All-x Sex 01 Jan 2021, 11:42

Basta tirar o global.

Variáveis globais como o próprio nome diz são para todo escopo do jogo, ou seja, só existe uma "global.vida". E se você alterá-la, valerá pra todo mundo e não só pra uma instância.

Deixando somente "vida", cada instância do inimigo terá a sua própria, pois ela será local.

Mais detalhes sobre a diferença de variável global e variável local no link abaixo (com exemplos):

Aula 02 - Variáveis e Constantes

Quando for comparar valores utilize dois sinais de igual ==, use um apenas pra alterar os valores.

E para os tiros, vamos supor que a vida do inimigo está em 10, e o tiro tira 12 da vida ao colidir, logo a vida vai direito para -2, sem passar pelo 0. Então o código correto seria esse:

Código:
if vida <= 0 {
    instance_destroy();
}
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Vida do inimigo Empty obrigado!!! ajudou muito!!

Mensagem por arturlesz Sex 01 Jan 2021, 12:39

All-x escreveu:Basta tirar o global.

Variáveis globais como o próprio nome diz são para todo escopo do jogo, ou seja, só existe uma "global.vida". E se você alterá-la, valerá pra todo mundo e não só pra uma instância.

Deixando somente "vida", cada instância do inimigo terá a sua própria, pois ela será local.

Mais detalhes sobre a diferença de variável global e variável local no link abaixo (com exemplos):

Aula 02 - Variáveis e Constantes

Quando for comparar valores utilize dois sinais de igual ==, use um apenas pra alterar os valores.  

E para os tiros, vamos supor que a vida do inimigo está em 10,  e o tiro tira 12 da vida ao colidir, logo a vida vai direito para -2, sem passar pelo 0. Então o código correto seria esse:

Código:
if vida <= 0 {
    instance_destroy();
}
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